terça-feira, 31 de julho de 2018

"POLÍTICO NÃO PODE FORÇAR SITUAÇÃO PARA SE TORNAR CANDIDATO SUB JUDICE", DIZ FUX.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral reafirmou entendimento de que a condenação em segunda instância é suficiente para impedir a candidatura, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal Foto: Nelson Jr/SCO-STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou ao Estado na manhã desta terça-feira, 31, em Salvador, que "um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa não pode forçar uma situação, se registrando, para se tornar um candidato sub judice". As declarações foram dadas em uma escola da capital baiana, onde o ministro participou de um evento. 

Apesar de não ter citado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pela Operação Lava Jato e preso em Curitiba (PR), Fux deu a declaração ao ser perguntado se a estratégia do PT, de registrar a candidatura do ex-presidente, causava insegurança jurídica na Justiça Eleitoral.

O ministro fez questão de diferenciar candidatos 'sub judice' de candidatos 'inelegíveis', ao dizer que, no segundo caso, a inelegibilidade ocorreria após uma condenação em segunda instância, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa. Nessa situação, não haveria dúvida jurídica sobre a impossibilidade de a pessoa concorrer nas eleições. Para Fux, "o candidato sub júdice é aquele que tem a sua elegibilidade ainda sujeita à apreciação da Justiça". 

As ideias de Fux encontram eco em declarações de outros ministros do TSE que defendem a rejeição da candidatura do ex-presidente Lula"de ofício" pela Justiça Eleitoral (sem esperar a apresentação de um pedido de impugnação). O também ministro do TSE Admar Gonzaga concorda com essa possibilidade e já afirmou publicamente que o juiz pode rejeitar o registro de ofício com base na legislação vigente. 

Fux já havia afirmado na segunda-feira, 30, também em Salvador, que a condenação em segunda instância é suficiente para impedir a candidatura. Nesta terça, ao comentar a possibilidade de insegurança jurídica no caso Lula, ele reafirmou o entendimento. 

"No nosso modo de ver, o candidato condenado em segunda instancia já é inelegível. É um candidato cuja situação jurídica já está definida. Não pode concorrer um candidato que não pode ser eleito", afirmou o ministro, alegando que "não gostaria de pessoalizar nenhuma questão".

Em nenhum momento, contudo, Fux quis comentar diretamente o caso do ex-presidente Lula nas eleições 2018. O ministro alegou que terá que julgar o caso, o que o impede de falar sobre o assunto. “Eu não gostaria de abordar essa questão, porque, como integrante do Judiciário, posso ter que apreciar (essa pauta). Como membro do Supremo, preciso ter isenção para decidir". 

Fonte:  Estadão (Yuri Silva)

CABO AMINTAS DENUNCIA DESCASO NO CORPO DE BOMBEIROS.

Imagem:  Evenilson Santana

Durante o programa “Nas Ruas”, apresentado pelo vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), na noite da última segunda-feira, 30, através da sua página Facebook,

o parlamentar entrevistou o advogado Marlio Damasceno para questionar sobre a situação do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Sergipe.

Relacionando a presença do advogado e a denúncia feita por Amintas sobre alarmes de incêndio quebrados e extintores com data de validade vencida, Marlio foi perguntado sobre o motivo da falta de ação dos profissionais especializados.

“Os bravos soldados do fogo são os que menos tem culpa dessa situação. São mais de 10 anos que o estado passou para fazer um concurso para o Corpo de Bombeiro Militar no estado de Sergipe. Isso fez com que quase inexistisse a patente de soldado, subtenente e, salvo engano, de 2º tenente, em face da demora para fazer esse concurso. São em torno de 530 bombeiros militares para todo o estado de Sergipe, e mergulhadores nós temos 6. Veja a situação difícil que passam os bombeiros sergipanos com essa falta de efetivo”, afirmou.

Amintas ainda questionou sobre a situação dos guarda-vidas e perguntou se o trabalho estava sendo cumprido. A resposta veio através de um história contada pelo advogado Marlio Damasceno, onde ele presenciou um afogamento na Praia dos Artistas, onde a região não tinha sequer sinalização de perigo para os banhistas.

Outro caso citado na entrevista, foi denunciado pelo próprio Amintas na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju. A ocorrência era sobre a falta de manutenção na viatura APA (Alta Performance Aérea) do Corpo de Bombeiros. Além disso, a denúncia contemplava também a falta de máscaras mecânicas suficientes para a guarnição.

Fonte: Assessoria de imprensa do parlamentar

VERGONHA: MAIS DE 300 PACIENTES AGUARDAM PARA OPERAR O CORAÇÃO NO HOSPITAL CIRURGIA.

Promotor do MP avalia impacto da suspensão do serviço.


Na manhã desta terça-feira (31) o Ministério Público Estadual (MPE) realizou uma inspeção no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju (SE).

Segundo o promotor, Francisco Ferreira de Lima Júnior, o objetivo era verificar o impacto da paralisação do serviço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cirurgia (HC) na sobrecarga de leitos do Huse.

Ainda de acordo com ele, foi verificado que três pacientes cardíacos estão internados na unidade, pois necessitam de acompanhamento. E cerca de 300 pessoas receberam atendimento e aguardam, em casa, para operar o coração no Hospital Cirurgia, que está com esse tipo de serviço suspenso há mais de um mês.

A assessoria de imprensa do HC havia informado que a obra realizada na UTI já foi concluída e que aguardava a compra de um equipamento, que estava atrasada em virtude do recolhimento de computadores durante a Operação Metástase da Polícia Civil, que investiga possíveis irregularidades contra a unidade.

O promotor Francisco Ferreira negou que isso fosse um empecilho para qualquer trabalho do hospital. De acordo com ele, o material apreendido está no MP e ficou acertado com a advogada do hospital que caso fosse necessário o acesso a documentos ou equipamentos seria preciso fazer apenas um requerimento. Pois o objetivo é que a investigação não provoque impacto no atendimento prestado.

Na manhã desta terça-feira (31) a assessoria do Cirurgia informou que está tentando resolver a situação até essa quarta-feira.

Fonte:  G1SE

4ª CIPM PRENDE SUSPEITO POR TENTATIVA DE ESTUPRO EM SIMÃO DIAS.


O Grupamento Especial Tático de Motos da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (Getam/4ªCIPM) prendeu nessa segunda-feira, 30, um homem por tentativa de estupro, na cidade de Simão Dias.

Os policiais foram acionados por meio do telefone 190, para averiguar a situação de um homem que teria acariciado as partes íntimas de uma jovem. Diante da informação, a guarnição se dirigiu ao local e flagrou o suspeito sendo perseguido por populares e tentando fugir.

Os militares deram voz de prisão ao suspeito que resistiu, insultou e entrou em luta corporal com os policiais. Diante dos fatos, o homem foi algemado e encaminhado à Delegacia da cidade para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Fonte: PMSE

CABO AMINTAS VISITA UPA ZONA SUL E DENUNCIA PROBLEMAS DA UNIDADE.

Foto:  Evenilson Santana

Durante o programa “Nas Ruas”, apresentado pelo vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), na noite da última segunda-feira, 30, através da sua página Facebook, o parlamentar revelou sua visita à UPA Zona Sul, localizada no Augusto Franco, e denunciou problemas da unidade de saúde.

“Recebemos denúncias em relação a UPA do Augusto Franco e fomos fazer o trabalho que o vereador tem que fazer: fiscalizar!”

De acordo com o parlamentar, foram recebidas desde denúncias sobre falta de tiras de teste para glicemia até o uso de apenas um termômetro entre pacientes de triagem e isolamento.

Ao perguntar sobre as tiras de glicemia, pôde ver a existência de  5 caixas pequenas com o material, mas não se convenceu.

Amintas declarou ainda que os alarmes de incêndio da unidade estavam quebrados e, além disso, os extintores estavam com a data de validade vencida.

“Eu perguntei a um funcionário: ‘Se tiver um incêndio aqui com o hospital lotado?’ E ele me disse ‘A gente grita, né? Sai gritando cada um pro seu lado’.”

Afim de resolver o problema, o parlamentar fez uma denúncia formal ao Corpo de Bombeiros e disse esperar que as medidas necessárias sejam tomadas.

Fonte: Assessoria de imprensa do parlamentar

POLICIAIS DO 7º BPM APREENDEM ADOLESCENTE CONDUZINDO MOTOCICLETA PLACA.


Por volta das 14 horas desta segunda-feira (30),  policiais militares do 7º Batalhão realizaram a apreensão de um adolescente de 17 anos.

O menor infrator foi flagrado  conduzindo uma motocicleta, sem placa, em zig-zag e ao ser abordado, desobedeu a ordem legal, empreendendo fuga, porém foi perseguido e abordado, constatando assim a sua menoridade, portanto, não habilitado.

A motocicleta foi encaminhada à autoridade de trânsito para as providências legais.

Matéria do blog Espaço Militar

POPULAÇÃO DESMENTE SSP E DIZ QUE 10ª DM NÃO ESTÁ EM OBRAS.

Segundo moradores do Bugio, se há reforma na delegacia, está parada.


Na última sexta-feira, 27, o JORNAL DA CIDADE publicou uma matéria com uma denúncia da Associação dos Militares de Sergipe (Amese) quanto às péssimas condições das Delegacias do Estado, incluindo a 10ª Delegacia, localizada no bairro Bugio, em Aracaju. Em resposta, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) afirmou que, especificamente esta delegacia, estava sendo reformada e em breve sediará o Departamento de Narcóticos (Denarc). No entanto, moradores da região afirmam que não há reforma no local, e se há, está parada.

Um morador do bairro Bugio, que preferiu não se identificar, em ligação à redação deste jornal, disse que não há reforma “de jeito nenhum”, como havia sido publicado na matéria veiculada na última semana. Na manhã desta segunda-feira, 30, as pessoas que passavam em frente à Delegacia confirmaram não haver reforma, e por volta das 10h30 da manhã de ontem, não haviam pessoas trabalhando no local.

“Tem cerca de um mês que não vejo nenhum movimento nesta delegacia. E olhe que passo todos os dias por aqui”, disse o senhor Gilton Santos.

Outra moradora da região, que também não quis se identificar, disse que o local pertenceu à Polícia Civil, depois à Polícia Militar, porém, faz cerca de dois anos que está parada. “Eles fecharam só para os vândalos não entrarem. Mas, tem cerca de dois anos que não funciona”, afirmou a moça. 

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a reforma no prédio foi iniciada há cerca de um mês. “A primeira parte do trabalho é interna e está sendo feita pela equipe do setor de engenharia da SSP. Quebramos várias paredes e retiramos parte de um telhado e as janelas foram isoladas”, disse o assessor de comunicação da SSP, Lucas Rosário.


Na parte externa é possível perceber que as janelas foram fechadas e há restos de materiais de construção nas redondezas do prédio. “Haverá no local três gabinetes para delegados, com os respectivos cartórios, sala de inteligência e custódia. Ali funcionava um posto da Polícia Militar, que saiu e foi para a Praça Central do Bugio, em um posto que foi reformado, há cerca de quatro meses. O secretário determinou que ali fosse o novo Denarc, porque o prédio atual da Narcóticos é alugado”, acrescenta Lucas.

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O MAJOR PM MANOEL ALVES ARAÚJO POR COMPLETAR MAIS UM ANO DE VIDA.



O blog Espaço Militar parabeniza o major PM Manoel Alves Araújo, por completar mais um ano de vida nesta quinta, dia 19, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais e encha sua vida de muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos, e que esta data perdure por longos anos.

Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:

Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, queremos lhe dizer que temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade. Parabéns  amiga, e feliz aniversário!

Hoje e sempre você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Parabéns!

Matéria do blog Espaço Militar

segunda-feira, 30 de julho de 2018

MAIS UM TRAFICANTE É PRESO EM LAGARTO, EM AÇÃO CONJUNTA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA.


Na tarde desta segunda-feira (30), durante mais uma operação conjunta entre as forças de segurança da cidade de Lagarto (Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil), foi preso Lourival Pereira Lima, 58 anos.

A prisão ocorreu na própria residência do infrator, onde durante busca domiciliar, foram encontrados 10 pinos contendo cocaína, em um dos quartos.

Lourival,  vulgo "Baiano",  não soube informar a procedência dos entorpecentes, sendo conduzido à delegacia de Lagarto para as providências legais.

Matéria do blog Espaço Militar

BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA RESGATAREM CORPO DE HOMEM NO RIO SERGIPE.


O corpo de um homem foi resgatado por equipes dos Bombeiros na manhã desta segunda-feira (30).

Segundo o tenente-coronel Hector Monteiro, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), pescadores encontraram o corpo boiando no Rio Pomonga, em Santo Amaro das Brotas (SE), na tarde deste domingo (29).

Ainda de acordo com o coronel, em virtude do acesso ao local não ser possível para a embarcação dos bombeiros o serviço precisou ser suspenso.

Ele informou que o trabalho foi retomado na manhã desta segunda-feira (30), quando o corpo foi removido, preso ao barco dos bombeiros, através do Rio Sergipe até a Orlinha do Bairro Industrial em Aracaju.

Ele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) onde permanece sem identificação.

Fonte:  G1SE

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DE LAGARTO RESULTA NA PRISÃO DE INFRATOR POR TRÁFICO DE DROGAS E DESOBEDIÊNCIA.


No início da tarde desta segunda-feira, dia 30, em uma operação conjunta  entre as forças de segurança da cidade de Lagarto ( Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal), que verificaram dois elementos em atitude suspeita dentro de um automóvel, os quais ao perceberem que seriam abordados, empreenderam fuga, ocorrendo uma perseguição policial ao veículo HB 20, cor prata, placa PKF 4771, conduzido por Lailson Nascimento Lima, que conseguiu escapar, porém o outro elemento que estava no carro foi preso, sendo identificado como sendo Wesley da Fonseca Melo, 21 anos, o qual estava em poder de 09 pinos de cocaína.

O infrator preso possui duas condenações criminais, uma por receptação de moto roubada e outra por assalto a um posto de combustíveis em Aracaju. 

Após consulta, foi constatado que Wesley é filho do criminoso de vulgo "Truta",  morto em confronto com a polícia, no ano de 2016.

O veículo foi apreendido, existindo a suspeita da polícia de que o mesmo é clonado.

A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Lagarto para a lavratura do flagrante por tráfico de drogas e desobediência.

Matéria do blog Espaço Militar

5º BATALHÃO APREENDE MAIS DE 100 QUILOS DE DROGAS DENTRO DE CARRO ROUBADO EM SOCORRO.


Policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) recuperaram um veículo roubado e apreenderam mais de 100 quilos de drogas. A ação ocorreu durante a tarde do último domingo, 29, no Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana da Capital.

De acordo com as informações das equipes, os policiais realizavam rondas de rotina pela região quando perceberam um veículo abandonado com o motor ligado e a chave na ignição. No local, populares informaram que três homens tinham fugido do local instantes antes da chegada da polícia.

Durante as buscas no interior do veículo foram encontrados 114 tabletes de maconha, totalizando pouco mais de 100kg de drogas apreendidas. Em consulta ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), foi constatado que o carro possuía restrição de roubo, registrada quatro horas antes da ação policial.

O caso foi encaminhado ao Departamento de Narcóticos (Denarc) para adoção das medidas legais cabíveis. As polícias seguirão realizando buscas pela localidade com investigações para chegar até os envolvidos no roubo e donos dos entorpecentes.

Fonte e foto:  SSP/SE

MISERÊ PROLONGADO: SERGIPE ESTÁ ENTRE OS TRÊS ESTADOS QUE TERÃO MAIS DIFICULDADE DE SAIR DA CRISE ECONÔMICA.


Sergipe está entre os três estados que terão mais dificuldades para sair da crise econômica. Publicado pela revista Exame, estudo da consultoria Tendências mostra que até 2019 apenas oito estados atingirão o nível de atividade anterior à crise. Na outra ponta do ranking estão os estados que fecharão o próximo ano muito distantes da recuperação plena, como Sergipe (-7,8%), Alagoas (-8,4%) e Pernambuco (-7,5%). Crendeuspai!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

7º BATALHÃO PRENDE HOMEM PELA PRÁTICA DE ATOS OBSCENOS EM ESPAÇO PÚBLICO EM LAGARTO.


Na manhã desta segunda-feira, dia 30,  policiais militares do 7º Batalhão realizaram a prisão de Carlos Alberto Biloi da Silva, 61 anos.

Adelmo foi preso no mercado municipal de Lagarto, por ter sido flagrado em atos obscenos (masturbação) em espaço aberto ao público, inclusive na frente de mulheres e crianças.

O conduzido foi encaminhado à delegacia de Lagarto para as providências legais pertinentes ao caso.

Matéria do blog Espaço Militar

CPI DO LIXO: VEREADOR CABO AMINTAS CRITICA POSTURA DE COLEGAS.

Foto:  César de Oliveira

CPI do lixo: Vereador Cabo Amintas critica postura de colegas de parlamento no uso do regimento da casa. “O regimento só é usado de acordo com os interesses de alguns parlamentares daquela Casa”, critica Cabo Amintas

Em entrevista à Rádio Xodó FM, o vereador da cidade de Aracaju Cabo Amintas (PTB), falou sobre os desdobramentos da CPI do Lixo e criticou a postura de alguns parlamentares da Casa Legislativa.

Perguntado sobre a conclusão da CPI do Lixo, Cabo Amintas foi categórico em sua declaração.

“Nós prevíamos que aquela CPI [do Lixo] seria arquivada. Sabíamos que não era interesse daquela Casa investigar qualquer situação envolvendo o lixo de Aracaju porque sabiam que isso poderia causar problemas, inclusive, para pessoas que fazem parte do poder legislativo da cidade. Mas eu tenho certeza que com o pedido do vereador Elber Batalha (PSB) e com a nossa participação, sem sombra de dúvidas, vamos solicitar que o Ministério Público continue as investigações”, afirmou Amintas.

Ainda sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito do Lixo, o parlamentar explicou o motivo de, depois de ter sido votada pela Comissão, a CPI não ter sido discutida e votada em plenário.

“A decisão deve ter sido tomada, provavelmente, pelo próprio presidente da CPI que por várias vezes fez coisas que não condiziam com o que era mais razoável. Por exemplo, na CPI da Saúde, quando existem vereadores que não são membros da Comissão mas que são suplentes, nós permitimos a fala deles num tempo de 3 minutos. Já na CPI do Lixo não nos é dada voz de maneira alguma, são decisões únicas ou apenas do presidente. Decisões que sabemos que não podemos ir de encontro já que os que apoiam são maioria. E a maior prova disso é essa aprovação da conclusão da CPI do Lixo. Mas vamos buscar, estamos retornando do recesso e vamos atrás de informações sobre tudo isso, verificar o que podemos fazer”, declarou Cabo Amintas.

Por fim, o vereador criticou a maneira como a conclusão da CPI foi aprovada.

“Isso aconteceu no recesso e nós ficamos sem ter força para fazer algo, além de sabermos disso apenas através da imprensa. A gente acaba sabendo somente quando atropelam o regimento, quando tomam esse tipo de atitude. Mas nós vamos buscar informações, ir à Câmara de vereadores, buscar inclusive a Assessoria Jurídica da Casa para entender melhor a situação. Se o regimento diz uma coisa e elas acontecem de outra forma isso está errado. O regimento só é usado de acordo com os interesses de alguns parlamentares daquela Casa, é lamentável isso!”, disse Amintas, reprovando as ações recentes na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Fonte: Assessoria de imprensa do parlamentar

EQUIPAMENTOS DE ACADEMIA DOADOS PELA SENASP PARA O CBMSE COM O OBJETIVO DE MANTER EM FORMA A TROPA, ESTÃO ABANDONADOS.






O blog Espaço Militar tomou conhecimento de que há cerca de três a quatro meses, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) desativou a academia da corporação, cujos equipamentos, em sua grande maioria, foram doados pela SENASP, com o objetivo de manter em forma a tropa, sendo as três esteiras ergométricas (esteira profissional E750 - linha movement ) compradas com recursos próprios do CBMSE, cujos equipamentos são caros. 

Tais equipamentos, que não são baratos, encontram-se no CEMAN (Centro de Manutenção do CBMSE), vizinho ao PRESMIL (Presídio Militar), estando parte destes expostos às intempéries e outra parte dentro de um caminhão.

A academia era frequentada pelos bombeiros militares e importante para estes manterem a forma física, com o objetivo de melhor atender a sociedade nas ocorrências.

Ressalte-se ainda que bombeiros militares que fizeram o curso de educação física, orientavam seus companheiros nas atividades físicas, melhorando assim a saúde e forma física dos mesmos.

É lamentável que o dinheiro público para aquisição de equipamentos de academia, caros e impressindíveis para que os bombeiros militares possam manter sua forma física e saúde, esteja sendo desperdiçado, com o abandono dos mesmos, conforme mostram as fotos obtidas com exclusividade.

Matéria do blog Espaço Militar

TRÊS JOVENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS POR POLICIAIS DO 7º BATALHÃO EM LAGARTO.



Na madrugada deste domingo, dia 30,  policiais militares lotados no 7º Batalhão, após várias denúncias de venda de entorpecentes em uma festa realizada na Praça Filomeno Hora, em Lagarto, realizaram a prisão dos jovens Edinaldo Siqueira Souza, 19 anos, Marcos Antônio de França da Conceição, 18 anos e Crislaine de Jesus Santos, 18 anos, por tráfico de drogas.

Os infratores foram abordados no bairro Aldemar de Carvalho, após saírem da Praça Filomeno Hora,  sendo encontrado com os mesmos 09 pinos de cocaína.

O trio foi encaminhado à delegacia de Lagarto para as providências legais.

Matéria do blog Espaço Militar

CPTRAN DIVULGA BALANÇO DAS OPERAÇÕES DURANTE O FINAL DE SEMANA.

Foto:  arquivo

A CPTRAN, órgão da Policia Militar, atuou em diversas frentes neste fim de semana (27 A 29/07), onde registrou diversas ocorrências.

11 acidentes de trânsito foram registrados na grande Aracaju, tendo 09 pessoas feridas nestes acidentes sem vitimas fatais. Estamos há 41 dias sem vitimas fatais em acidentes na capital.

A operação Lei Seca autuou 20 pessoas neste fim de semana, onde dessas, 02 pessoas foram conduzidas a delegacia por terem sido flagradas com sintomas de haver ingerido bebida alcoólica na condução de seus veículos.

Na operação praia segura, onde a Cptran atua na região litorânea da capital, não foi percebida nenhuma anormalidade por parte das guarnições.

Durante esta semana não haverá transporte de turbina na SE 100, onde está sendo instalada uma usina termoeletrica em nosso Estado, ou seja, o trânsito será livre com previsão de retorno para 06 de agosto. Sete turbinas ja foram transportadas, restando dezoito peças a serem levadas.

Fonte:  CPTRAN

7º BPM PRENDE AUTOR DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA O PRÓPRIO PAI EM LAGARTO.


Na manhã deste domingo (29),  Policiais Militares do 7º Batalhão foram acionados para atenderem uma ocorrência de tentativa de homicídio, praticada por Thiago dos Santos, 32 anos, contra o seu próprio pai.

Quando os policiais chegaram no povoado Itaperinha, município de Lagarto, o acusado que agrediu seu pai com tijolos e um pedaço de pau, já tinha se evadido.

Com base nas informações colhidas com populares que ajudaram a vítima, os militares conseguiram no final tarde, realizar a prisão do autor.

Após consulta, foi constatado que Thiago dos Santos responde processo criminal por ter novamente agredido seu pai, no início deste ano.

Matéria do blog Espaço Militar

BPRP DEFLAGROU UMA SÉRIE DE AÇÕES NA GRANDE ARACAJU DURANTE O ÚLTIMO FINAL DE SEMANA, QUE RESULTARAM EM TRÊS PESSOAS PRESAS, APREENSÃO DE DUAS ARMAS DE FOGO, MEIO QUILO DE MACONHA E DUAS BALANÇAS DE PRECISÃO E RECUPERAÇÃO DE UMA MOTOCICLETA ROUBADA.





Neste final de semana, a Polícia Militar, através do Batalhão de Radiopatrulha deflagrou uma série de ações de radiopatrulhamento pela Grande Aracaju que resultaram em 632 abordagens entre transeuntes, veículos de passeio e de transporte coletivo, na prisão de três pessoas, na apreensão de duas armas de fogo, meio quilo de maconha e duas balanças de precisão e na recuperação de uma motocicleta com restrição de roubo em ocorrências distintas.

Na sexta, 27, durante radiopatrulhamento pela zona sul, militares do BPRp foram acionados por um vigilante de um condomínio da região que relatou ter sido ameaçado de morte por um indivíduo de nome Tarcio Alan Pedro Barbosa, que momentos antes já teria agredido uma outra pessoa.

Com o suspeito identificado, os militares aproximaram-se e tentaram realizar os procedimentos de praxe, de busca pessoal e identificação, mas diante da aproximação houve uma reação do abordado que entrou em luta corporal com um dos militares, que empregando a força necessária imobilizou o agressor, dando, logo em seguida, voz de prisão e conduzindo o caso à Delegacia Plantonista Sul, onde com a presença de uma das vítimas todas as medidas legais foram adotadas. 

No sábado, 28, após informação recebida de que uma motocicleta, YAMAHA YBR 125 de placa ORD-0662 com restrição de roubo registrada sob o Boletim de Ocorrência nº 2018/06504.0-005377, estaria numa invasão do Novo Horizonte.

Os policiais deslocaram-se até o local encontraram a motocicleta e a conduziram à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, onde o proprietário, após ser contatado pelos policiais,  pôde reaver seu bem.

À noite, no Bairro São Conrado, os radiopatrulheiros apreenderam com Ronilson dos Santos, um revólver calibre .38 com 9 munições intactas. A arma de fogo, que é de propriedade de um militar, tinha sido extraviada, conforme B.O nº 2017/06581.0-001889.

A segunda arma de fogo, foi apreendida, no domingo, 29, em poder de Lucas Santos Barbosa, no Bairro Santa Maria, que além do armamento, ainda transportava consigo, duas balanças de precisão e 500 gramas de maconha prensada.

O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia Plantonista Sul.

Fonte e fotos:  BPRP

11º BPM EFETUA A PRISÃO DE DUPLA SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS EM TOBIAS BARRETO.


Neste sábado (28), Policiais Militares do 11° Batalhão, receberam informações pelo telefone 190 da PMSE indicando sobre a prática de tráfico de drogas nas imediações da Praça da Bandeira, Centro de Tobias Barreto. 

No local, foram flagranteados os suspeitos José Rodrigo dos Santos, morador da rua José Davi dos Santos, e Bruno dos Santos, residente no Bairro Santa Rita. Estes, ao serem abordados pelos PMs, foram encontrados em posse de drogas ilícitas, notas diversas de dinheiro e celulares. Confessaram também a prática do tráfico e informaram que guardavam as drogas, a serem comercializadas, em suas respectivas residências, o que de fato foi constatado após buscas realizadas pela Polícia Militar. 

Ao todo foram apreendidos 32 cápsulas e 5 sacolinhas de cocaína, 10 buchinhas de maconha, 5 aparelhos de celular e R$ 113,00 em espécie. 

O caso foi conduzido à Delegacia Plantonista de Tobias Barreto para serem tomadas as demais medidas legais. 

Fonte:  11º BPM

domingo, 29 de julho de 2018

POLICIAIS DO 7º BPM APREENDEM APARELHAGEM SONORA E CONDUZEM INFRATOR À DELEGACIA, POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO EM LAGARTO.


Na madrugada deste domingo (29), por voltas das 03 horas, policiais militares do 7º Batalhão  conduziram à delegacia, José Plácido Neto, 33 anos, por perturbação do sossego e desobediência, tendo sido apreendida uma aparelhagem sonora, fato ocorrido no conjunto Antônio Martins de Menezes, em Lagarto.

Após denúncias de populares que não conseguiam dormir em razão da intensidade sonora, a guarnição se fez presente ao local e diante da recusa do proprietário da residência em desligar a aparelhagem, foi realizada a sua condução e a apreensão desta.

Matéria do blog Espaço Militar

CONFIRAM O QUE O CANDIDATO E O ELEITOR PODEM E NÃO PODEM FAZER DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL.


O que pode o candidato

Distribuir folhetos, adesivos e impressos, independentemente de autorização, sempre sob responsabilidade do partido, da coligação ou do candidato (o material gráfico deve conter CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, quem a contratou e a tiragem);

Colar propaganda eleitoral no para-brisa traseiro do carro em adesivo microperfurado; em outras posições do veículo também é permitido usar adesivos, desde que não ultrapassem meio metro quadrado;

Usar bandeiras móveis em vias públicas, desde que não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos;
Usar em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios alto-falantes, amplificadores, carros de som e minitrios entre 8h e 22h, desde que estejam a, no mínimo, 200 metros de distância de repartições públicas, hospitais, escolas, bibliotecas, igrejas e teatros;

Realizar comícios entre 8h e 24h, inclusive com uso de trios elétricos em local fixo, que poderão tocar somente jingle de campanha e emitir discursos políticos;

Fixar propaganda em papel ou adesivo com tamanho de até meio metro quadrado em bens particulares, desde que com autorização espontânea e gratuita do proprietário;

Pagar por até 10 anúncios em jornal ou revista, em tamanho limitado e em datas diversas, desde que informe, na própria publicidade, o valor pago pela inserção;

Arrecadar recursos para a campanha por meio de financiamento coletivo (crowdfunding ou vaquinha virtual)

Fazer propaganda na internet, desde que gratuita e publicada em site oficial do candidato, do partido ou da coligação hospedados no Brasil ou em blogs e redes sociais;

Promover o impulsionamento de conteúdo na internet (post pago em redes sociais), desde que identificado como tal e contratado exclusivamente por partidos políticos, coligações e candidatos e seus representantes, devendo conter o CNPJ ou CPF do responsável e a expressão “Propaganda Eleitoral”;

Fazer propaganda em blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas com conteúdo produzido ou editado por candidato, partido ou coligação;

Usar ferramentas para garantir posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores;
Enviar mensagens eletrônicas, desde que disponibilizem opção para descadastramento do destinatário, que deverá ser feito em até 48 horas.


O que não pode o candidato

Fixar propaganda em bens públicos, postes, placas de trânsito, outdoors, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, árvores, inclusive com pichação, tinta, placas, faixas, cavaletes e bonecos;
Fazer propaganda em bens particulares por meio de inscrição ou pintura em fachadas, muros ou paredes;

Jogar ou autorizar o derrame de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, mesmo na véspera da eleição;

Fazer showmício com apresentação de artistas, mesmo sem remuneração. Cantores, atores ou apresentadores que forem candidatos não poderão fazer campanha em suas atrações;
Fazer propaganda ou pedir votos por meio de telemarketing;

Confeccionar, utilizar e distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas, bens ou materiais que proporcionem vantagem ao eleitor;

Pagar por propaganda na internet, exceto o impulsionamento de publicações em redes sociais;
Publicar propaganda na internet em sites de empresas ou outras pessoas jurídicas, bem como de órgãos públicos;

Fazer propaganda na internet, atribuindo indevidamente sua autoria a outra pessoa, candidato, partido ou coligação;

Usar dispositivos ou programas como robôs, conhecidos por distorcer a repercussão de conteúdo;
Usar recurso de impulsionamento somente com a finalidade de promoção ou benefício dos próprios candidatos ou suas agremiações e para denegrir a imagem de outros candidatos;

Fazer propaganda eleitoral em sites oficiais ou hospedados por órgãos da administração pública (da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios);

Agredir e atacar a honra de candidatos na internet e nas redes sociais, bem como divulgar fatos sabidamente inverídicos sobre adversários;

Ao fazer divulgação do financiamento coletivo (crowdfunding ou vaquinha virtual) para arrecadação de recursos de campanha, os candidatos estão proibidos de pedir votos;

Veicular propaganda no rádio ou na TV paga e fora do horário gratuito, bem como usar a propaganda para promover marca ou produto;

Degradar ou ridicularizar candidatos, usar montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais no rádio e na TV;

Fazer propaganda de guerra, violência, subversão do regime, com preconceitos de raça ou classe, que instigue a desobediência à lei ou que desrespeite símbolos nacionais;

Usar símbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou estatal;

Inutilizar, alterar ou perturbar qualquer forma de propaganda devidamente realizada ou impedir propaganda devidamente realizada por outro candidato.


O que não pode o eleitor

Trocar voto por dinheiro, material de construção, cestas básicas, atendimento médico, cirurgia, emprego ou qualquer outro favor ou bem;

Cobrar pela fixação de propaganda em seus bens móveis ou imóveis;

Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto, conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;

Fazer doação para campanha com moedas virtuais;

Se servidor público, trabalhar na campanha eleitoral durante o horário de expediente;

Inutilizar, alterar, impedir ou perturbar meio lícito de propaganda eleitoral;

Degradar ou ridicularizar candidato por qualquer meio, ofendendo sua honra;

Fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos
Participar livremente da campanha eleitoral, respeitando as regras sobre propaganda nas ruas e na internet aplicadas aos candidatos;

Apoiar candidato com gastos de até R$ 1.064,10, com emissão de comprovante da despesa em nome do eleitor (bens e serviços entregues caracterizam doação, limitada a 10% da renda no ano anterior);
Fazer doações acima de R$ 1.064,10 apenas mediante transferência eletrônica (TED) da conta bancária do doador direto para a conta bancária do candidato beneficiado;

Fazer doações para candidatos por meio de sites habilitados pela Justiça Eleitoral para realizar financiamento coletivo (crowdfunding ou vaquinha virtual);

Ceder uso de bens móveis ou imóveis de sua propriedade, com valor estimado de até R$ 40 mil;
Prestar serviços gratuitamente para a campanha;

No dia da votação, é permitida só manifestação individual e silenciosa da preferência pelo partido ou candidato, com uso somente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos;

Manifestar pensamento, mas sem anonimato, inclusive na internet.


O que não pode o eleitor

Trocar voto por dinheiro, material de construção, cestas básicas, atendimento médico, cirurgia, emprego ou qualquer outro favor ou bem;

Cobrar pela fixação de propaganda em seus bens móveis ou imóveis;

Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou outra pessoa, dinheiro, dádiva ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto, conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita;

Fazer doação para campanha com moedas virtuais;

Se servidor público, trabalhar na campanha eleitoral durante o horário de expediente;

Inutilizar, alterar, impedir ou perturbar meio lícito de propaganda eleitoral;

Degradar ou ridicularizar candidato por qualquer meio, ofendendo sua honra.;

Fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos.

Fonte:  G1

7º BPM APREENDEM DUPLA DE ADOLESCENTES SUSPEITOS DE DIVERSOS ATOS INFRACIONAIS ANÁLOGOS A ROUBOS EM LAGARTO.


Na noite deste sábado dia 28, policiais militares do 7º Batalhão, após levantamentos acerca de relatos feitos por vítimas de assaltos, conseguiram apreender, no conjunto Albano Franco, 02 adolescentes suspeitos de vários atos infracionais análogos a roubo, na cidade de Lagarto. 

A dupla havia roubado um aparelho celular, sendo apreendidos em flagrante e encaminhados à delegacia de Lagarto para as providências legais.

Foi destacado pela Polícia Militar, a participação cada vez maior de adolescentes praticando os mais variados delitos na cidade de Lagarto.

Matéria do blog Espaço Militar

sábado, 28 de julho de 2018

OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA DE CAATINGA E POLÍCIA CIVIL RETIRA DAS RUAS MAIS UM TRAFICANTE, QUE TAMBÉM RECEPTAVA CELULARES.


Na madrugada deste sábado, dia 28, policiais militares da Companhia de Caatinga realizaram a prisão de Jerfesson Xavier Dantas, 27 anos, por tráfico de drogas e receptação de aparelho celular.

O infrator foi abordado no centro da cidade de Nossa Senhora da Glória, sendo conduzido à delegacia da cidade. Na presença dos policiais civis, Jerfesson confessou ter mais pinos de cocaína e celulares roubados em sua residência.

Imediatamente, os policiais da Caatinga, na presença do delegado, diligenciaram  até  o local, encontrando vários pinos de cocaína e mais 03 aparelhos de celulares.

Matéria do blog Espaço Militar

MAIS UM PM MORRE NO RIO DE JANEIRO APÓS SER BALEADO DURANTE TROCA DE TURNO EM ITAGUAÍ.

Viatura onde estava José Heleno foi atacada por suspeitos; sargento ia cobrir colegas que faziam custódia de preso internado

Viatura de Heleno foi atacada no caminho para render colegas
Reprodução RecordTV

Um sargento da polícia morreu durante uma troca de turno em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, no fim da noite desta quinta-feira (26). José Heleno dos Reis Peres, de 41 anos, foi baleado por suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas.

O sargento e outro policial seguiam pela Estrada dos Teixeiras, próximo ao Morro do Carvão, para assumir o serviço de custódia de um paciente preso no Hospital Municipal São Francisco Xavier, no Centro do município, quando homens armados dispararam contra a viatura onde estavam. Houve confronto e Heleno foi atingido. O colega saiu ileso.

Imagens registradas por um morador mostram o resgate de Heleno. O policial é retirado da viatura e colocado em um carro da Polícia Civil. A vítima foi levada para o Hospital São Francisco Xavier, mas já chegou sem vida à unidade de saúde.

Na redes sociais, a corporação lamentou a morte do agente.

O Portal dos Procurados está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil por informações por informações que possam levar a identificação e prisão dos envolvidos na morte do sargento. 

Heleno deixa mulher e dois filhos.

Fonte:  R7

SERGIPE TEM O GÁS DE COZINHA MAIS CARO DO NORDESTE.


Sergipe tem o botijão de gás de cozinha mais caro do Nordeste. A informação vem do levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que apontou o valor médio praticado no Estado na quantia de R$ 77,49 e, dessa maneira, liderando o ranking da região com o maior preço final ao consumidor.

De acordo com a ANP, após Sergipe, Ceará é o segundo em cobrar o maior valor para o consumidor com R$ 72,28. Logo em seguida, vem o Piauí com R$ 70,88. Ainda no material divulgado, o menor preço praticado no Nordeste, e até no país, é na Bahia com R$ 61,45.

A ANP divulgou no levantamento o preço cobrado em todos os Estados brasileiros. Com o estudo, ficou constatado que o valor médio cobrado atinge R$ 68,77. O botijão mais caro do país está no Mato Grasso com R$ 96,30, seguido de Tocantins R$ 85,23 e Roraima R$ 80.


Fonte:  A8SE

MELHORIAS SÃO REALIZADAS NO 2º BATALHÃO.




Dando continuidade às melhorias da estrutura na sede do 2° BPM(Propriá), está sendo realizado o serviço de capinagem com o apoio da prefeitura de Telha.

O comandante da unidade policial, bem como os policiais militares que integram o efetivo, agradecem a atenção dispensada pelo prefeito de Telha Flávio Dias, seu genitor Sr Givaldo e secretário de obras Carlito.

Fonte e fotos:  2º BPM

sexta-feira, 27 de julho de 2018

POLICIAIS DA COMPANHIA DE CAATINGA PRENDEM DUPLA POR TRÁFICO DE DROGAS EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA.



No início da tarde sexta-feira, dia 27, policiais militares lotados na Companhia Independente de Policiamento em Área de Caatinga (CIOPAC), durante patrulhamento nas proximidades do Presídio de Glória, efetuaram a prisão em flagrante por tráfico de drogas dos indivíduos identificados pelos nomes Rogério dos Santos e Gabriel Andrade Cavalcante, ambos residentes no bairro Cohab em Glória.

Os infratores estavam em uma motocicleta no momento da abordagem policial e com eles foram encontrados diversos tipos de drogas como crack, maconha e cocaína, tudo já embalado para venda. 

O  caso foi encaminhado à delegacia local para lavratura do flagrante.

Matéria do blog Espaço Militar

BPRP APREENDE MAIS UMA ARMA DE FOGO EM SÃO CRISTÓVÃO E PRENDE INFRATOR.


O Batalhão de Radiopatrulha efetuou a prisão de uma pessoa que realizava ameaças a vizinhos em poder de uma arma de fogo na noite desta quinta, 26, durante radiopatrulhamento pela cidade de São Cristóvão.

Os militares do BPRp desenvolviam ações de prevenção e repressão aos mais diversos tipos de crime, intensificando o número de abordagens pelo município de São Cristóvão, quando foram informados por populares de que no Bairro Recanto dos Passarinhos um homem estaria realizando ameaças a vizinhos com uma arma de fogo.

Com a informação, os radiopatrulheiros foram checar a denúncia e após diligenciarem pela localidade, encontraram, na rua Nova Esperança, um homem que ao perceber a presença policial esboçou muito nervosismo, tentando evadir-se do local, não conseguindo devido à rápida ação dos militares.

Foram efetuados procedimentos de busca pessoal e de identificação, encontrando em poder  de Antônio dos Santos, 26 anos, um revólver calibre .38 com 05 munições intactas do mesmo calibre.
O suspeito recebeu, imediatamente, voz de prisão e foi conduzido com o material apreendido à Delegacia Plantonista Sul.

Fonte e foto:  BPRP

GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. 30% DOS SERVIDORES SÓ RECEBERÃO SEUS SALÁRIOS NO DIA 11 DO MÊS QUE VEM.


O governo do Estado inicia o pagamento de servidores estaduais na próxima terça-feira, dia 31, quando recebem servidores da Educação.

Também recebem nesta data todos os servidores, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, o que corresponde a 70% do funcionalismo público.

Servidores que recebem acima desse valor receberão dia 11 de agosto.

Fonte:  Ascom/Governo de Sergipe

POLICIAIS DO 11º BATALHÃO RECUPERAM CARGA ROUBADA E LIBERTAM REFÉNS EM AÇÃO CONJUNTO COM A PM DA BAHIA.





Na tarde desta quinta-feira (26), policiais militares da 3ª Companhia do 11° Batalhão da PMSE, foram solicitados em Cristinápolis por policiais militares da Bahia, que estavam rastreando uma carga roubada.

As mercadorias, avaliadas em 178 mil reais, saíram do estado vizinho em um caminhão, quando o motorista foi abordado por assaltantes nas proximidades da cidade de Umbaúba, em Sergipe.

Após as buscas em conjunto, foi possível localizar as mercadorias em um galpão da zona rural de Cristinápolis. O caminhão com o motorista e o ajudante, que estavam reféns dos bandidos, também foram encontrados. Os infratores conseguiram empreender  fuga com destino ainda ignorado.

Fonte e fotos:  11º BPM

POLICIAIS DO 7º BPM APREENDEM ARMA DE FOGO NA CIDADE DE LAGARTO.


No início da noite desta quinta-feira, dia 26,  policiais militares do 7º Batalhão, ao realizarem rondas na Praça da Matriz, na cidade de Lagarto, desconfiaram do comportamento de duas pessoas suspeitas, que ao avistarem a viatura, demonstraram muito nervosismo.

Quando perceberam que seriam abordados, os suspeitos evadiram-se do local. Em razão do trânsito intenso, os policiais não conseguiram acompanha-los, todavia na fuga, a dupla abandonou um revólver que foi apreendido e entregue na delegacia de Lagarto para as providências legais. 

Mesmo com o baixo efetivo, o oficial de dia do 7º Batalhão intensificou as rondas no centro de Lagarto, o que  possibilitou que mais uma arma de fogo fosse retirada das ruas.

Matéria do blog Espaço Militar

quinta-feira, 26 de julho de 2018

PCC PLANEJA ATACAR FÓRUNS DE TODO PAÍS EM BUSCA DE ARMAS, AFIRMA POLÍCIA.

Inteligência da Polícia Civil de São Paulo detectou plano de facção criminosa a partir de grampos telefônicos autorizados pela Justiça

Foto:  Christian Rizzi/Arquivo Gazeta do Povo

Com base em interceptações telefônicas, a Polícia Civil de São Paulo suspeita que integrantes da facção criminosa PCC estejam planejando uma série de ataques a fóruns do país em busca de armas guardadas pela Justiça.

Nas conversas monitoradas, os criminosos falam de ordem dada por chefões do crime para realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de “ferramentas”, maneira como os criminosos chamam as armas.

Tal orientação, segundo o relatório da polícia obtido pela reportagem, teria partido de Presidente Venceslau (interior de São Paulo) onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, apontado pela polícia e pela Promotoria como o principal chefe do grupo.

Leia também: ‘Setor de RH’, curso de bomba e time de assassinos: a espantosa organização do PCC

A orientação dada aos subalternos é para que levantem informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviem fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações. “Tais informações irão subsidiar ações da facção que visam o roubo das armas em depósitos do Poder Judiciário em todo o Brasil”, diz trecho de documento.

Como o PCC está em guerra declarada desde 2016 contra facções rivais, como o Comando Vermelho (CV), a polícia acredita que o armamento eventualmente roubado venha a ser utilizado para equipar integrantes nos estados.

Um dos principais responsáveis pela cobrança do levantamento, segundo a polícia, era Wanderson Pessoa Lima, o Confusão, que aparece em ligações com comparsas de outros estados em que cobra agilidade na pesquisa. “Expliquei pros parcero (sic) lá, bati no salvero, bati na geral da capital, geral da rua, expliquei pros parcero (sic) que o trampo dos fórum é determinação, o barato tem que acontece, tá ligado meu?”, diz, em conversa com um homem de Roraima.

Apesar da prisão de Wanderson, ocorrida no final do ano passado, delegados ouvidos pela reportagem afirmam que o plano de ataque aos fóruns está em “andamento” e pode ocorrer a qualquer momento. Se confirmados, acreditam os policiais, esses roubos devem ser semelhantes aos já ocorridos em São Paulo em junho do ano passado, quando criminosos levaram 566 armas dos fóruns de Guarujá e Diadema (Grande SP).

Nesses roubos, segundo o Tribunal de Justiça paulista, os criminosos demonstraram planejamento e chegaram a utilizar até dez homens em cada uma dessas ações.“Eles agiram do mesmo modo nos dois casos e conheciam profundamente a rotina dos espaços”, afirmou à época o presidente do Tribunal, Paulo Dimas Mascaretti.

Depois desses megarroubos, o TJ paulista criou medidas de segurança e, entre elas, de não mais receber armas para guardar em seus prédios. “Após a perícia [pela polícia], são remetidas para destruição ou para melhor equipar as forças de segurança”, diz nota do tribunal paulista.

Para os policiais, esses roubos de São Paulo não fazem parte, porém, da operação iniciada por ordem da cúpula, porque o levantamento teve início no final deste ano. As gravações feitas pela polícia ocorreram na chamada operação Echelon (do grego escalão) e que culminou na denúncia de 75 pessoas, não apenas do estado de SP.

A investigação teve início após apreensão, pela Secretaria da Administração Penitenciária, de bilhetes que presos tentavam se livrar pela descarga sanitária durante revistas de agentes. No meio da investigação, a polícia passou a monitorar ligações telefônicas de criminosos, incluindo alguns deles em presídios com bloqueadores de sinal.

Uma das informações que mais chamaram a atenção dos policiais foi a apreensão de celulares de pessoas suspeitas de contabilizar as mortes ordenadas pela facção. Pela quantidade de imagens, milhares de fotos e vídeos, os delegados passaram a afirmar que o PCC realiza um genocídio no país.

Fonte:  Gazeta do Povo/Folhapress