Não se engane: o que os olhos não vêem o coração não sente e é por isto que os problemas graves existentes nos presídios sergipanos é uma verdadeira dinamite prestes a explodir. Tivemos casos lamentáveis como a morte de um agente no presídio de Nossa Senhora da Glória, e algumas fugas, que diminuíram a bem da verdade.
Visita OAB/SE
Na última visita feita pela OAB/SE foram registrados relatos preocupantes. Tanto os familiares quanto os presos vivem numa verdadeira corda bamba. Em cada pavilhão ou ala dos presídios existe uma liderança (a ideia, no linguajar dos internos) que chega a ser mais respeitado do que as direções dos presídios. Celas lotadas e sem condições de abrigar a quantidade recomendada.. Comércio de vários produtos, inclusive celulares (não se sabe como chegam lá dentro), acerto de contas entre presidiários (enquanto as direções não interferem ou fazem vistas grossas).
Regalias para alguns religiosos
Tem até sigla religiosa com regalias lá dentro sem universalizar ara outras denominações a possibilidade de pregação. Vez por outra há ameaças de a “cadeia subir”, gíria para rebeliões, forçando as direções a negociar com as “idéias”. Uma verdadeira bomba relógio é preciso a OAB/SE, Justiça e MP atuarem conjuntamente e através de uma fora-tarefa para evitar o pior.
Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário