terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MAIS UMA VEZ, CORPO DE BOMBEIROS, ENCONTRA DIFICULDADE PARA DEBELAR INCÊNDIO, PELA FALTA DA VIATURA APA, QUE ESTÁ PARADA POR FALTA DE MANUTENÇÃO HÁ CERCA DE UM ANO. ATÉ QUANDO ISSO VAI OCORRER? CONFIRAM OS VÍDEOS.



Na noite desta segunda, dia 11, ocorreu um incêndio na loja da Serigy Madeiras, situada na avenida Coelho e Campos, no centro de Aracaju, tendo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) sido acionado.

Os bombeiros militares chegaram ao local rapidamente, mas tiveram dificuldades para debelar o incêndio, face a falta de uma das mais importantes viaturas da corporação, qual seja, a APA (Alta Plataforma Aérea), que está parada há mais de um ano por falta de manutenção, tendo que iniciar o combete ao fogo, do chão, jogando o jato de água por cima da estrutura, sem saber direcionar tal jato para os focos principais, pois não tinham a possibilidade de observar e combater do alto o incêndio, pela falta da APA.

O fato já foi denunciado por diversas vezes pelo blog Espaço Militar, bem como, em outros órgãos da impresa, porém o problema não foi resolvido.

Não custa lembrar que fato semelhante ocorreu na cidade de Itabaiana, onde em um prédio de três andares, os bombeiros encontraram também dificuldades para debelar um incêndio, pela falta da APA, tendo sido usado também naquela oportunidade, um caminhão da prefeitura daquele município que também faz manutenção da rede elétrica, para combater o incêndio do alto.

O blog Espaço Militar localicou a viatura APA, na manhã desta terça (12), por volta das 07h15m, parada no Centro de Manutenção (CEMAN) do CBMSE, localizado ao lado do Presídio Militar, no bairro Getúlio Vargas, tendo registrado fotos e vídeo, por falta de manutenção do equipamento plataforma. Além da APA, exitem outras viaturas também paradas por falta de manutenção.

O fato foi denunciado ao Ministério Público Estadual, anteriormente, porém foi encaminhado um ofício que não traduz a realidade dos fatos, dando conta que estariam fazendo a manutenção devida, porém a viatura possui manutenção na parte do caminhão de marca Scania, mas no equipamento plataforma, falta a devida manutenção, que é a principal.

Até quando um veículo tão caro e extremamente util vai ficar parado por falta de manutenção, deixando a sociedade sergipana e os bombeiros militares tolhidos de um equipamento tão importante para resgates e combate a incêndios?

No combate ao incêndio da Serigy Madeitas, o CBMSE teve que contar com o apoio da brigada de incêndio da Petrobras e de carros-pipas contratados pelo proprietário do imóvel.

"É inadmissível que o problema persista por tanto tempo, sem que providências sejam adotadas, tanto por parte da Corporação e do Governo do Estado, pois é uma viatura extremante importante para resgate de pessoas em edificações e combate a incêndio, podendo os bombeiros militares, combaterem do alto os principais focos. Não é de agora que denunciamos o fato, sem que providências sejam adotadas. Esperamos que os Órgãos Fiscalizadores tomem as devidas providências acerca do fato, até porque, depois que ocorrer um fato mais grave, não venham dizer que foi uma fatalidade, pois será uma negligência, visto que esta denúncia já vem sendo feita ao longo de um ano. Desde já colocamo-nos à disposição para debater o assunto com o Comando do CBMSE ou qualquer representante do Governo do Estado acerca do assunto, pois valorosos e competentes bombeiros miliares nós temos, porém falta condições de trabalho, como é o caso da viatura APA", afirmou Márlio Damasceno, advogado militante na área militar e conselheiro da OAB/SE.


Vídeo do blog Espaço Militar

 Vídeo de Sandoval Notícias

Matéria do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário