Frente fria se afasta do Nordeste, mas há possibilidade de mais chuva
População continua ilhada no bairro Jabotiana, em Aracaju. Foto: F5 News
Continua a chover forte em todo o estado de Sergipe nesta sexta-feira (12). Após cinco dias consecutivos de chuvas constantes, o número de pessoas afetadas não para de crescer e, embora a frente fria que atua sobre o Nordeste tenha perdido força, há possibilidade de mais chuva nos próximos dias.
Aracaju registrou, apenas nas últimas 24 horas, um acumulado de águas pluviais de 60,8 milímetros. Mais de 60 famílias, - cerca de 180 pessoas - estão abrigadas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Madre Tereza e na Escola Municipal José Airton de Andrade, onde recebem alimentação, colchões e cobertores. Nove profissionais de saúde estão atuando hoje para atender a essas famílias, entre médicos, enfermeiros e técnicos.
A Defesa Civil do Estado ainda não divulgou balanço atualizado do impacto da chuva no interior sergipano. Até a última atualização, eram mais de 380 pessoas desabrigadas e três desaparecidas.
A orientação para as pessoas que venham a se deparar com inundações ou alagamentos é não transitar por locais onde haja grande volume ou movimentação de água. Outra indicação é aguardar em local seguro ou, caso esteja impedido de se deslocar, acionar a Defesa Civil através do número emergencial 199.
Além disso, rachaduras, movimentação de estruturas nas residências, movimentação de terra, inclinação de árvores e postes também são sinais aos quais a população deve estar atenta, pois podem indicar riscos que precisam ser avaliados pelas equipes competentes.
Previsão
A frente fria já se afastou do Nordeste, mas a infiltração de umidade marítima sobre a região entre a Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas ainda é grande. Há condições para chuva, mas com fraca a moderada intensidade. As condições para chuva diminuem no fim de semana, mas o tempo ainda não fica completamente seco, de acordo com o Clima Tempo.
Fonte: F5 News
Nenhum comentário:
Postar um comentário