sábado, 29 de fevereiro de 2020

MAIS UMA VEZ O BLOG ESPAÇO MILITAR A ASPRA/SE DENUNCIAM: SISTEMA DE RADIOCOMUNICAÇÃO DA SSP/SE CONTINUA COM PROBLEMAS NO INTERIOR DO ESTADO DIFICULTANDO O TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES, COMO FOI DETECTADO NESTA SEXTA (28) E SÁBADO 29).


No dia 21 de fevereiro, o blog Espaço Militar e a ASPRA/SE denunciaram os problemas existentes com o sistema de radiocomunicação digital da SSP/SE, mas mais diversas regiões do nosso estado (http://www.espacomilitar.com/2020/02/sspse-mudou-o-sistema-de.html), e cobrando do ente estatal, que adote providências junto a empresa que ganhou a licitação e que recebeu pela implantação do sistema, que preste o serviço com qualidade, fato que não vem ocorrendo.

Ocorre que, o sistema continua apresentando problemas, conforme informações obtidas por este blog e pela citada associação militar, onde na noite de ontem (28), o sistema de radiocomunicação estava inoperante em Itabaiana, área do 3º BPM, e hoje (29) pela manhã estava com dificuldades de comunicação nos povoados Jenipapo e Colônia 13, além de Riachão do Dantas, para tentarem contactar com a sede do 7º BPM, na cidade de  Lagarto, dificultando sobremaneira o trabalho dos policiais militares.

Mais uma vez cobramos providências por parte da SSP/SE para que fiscalize e possa compelir a empresa que ganhou a licitação, a prestar um serviço a contento, pois o que se comprova, atualmente, são inúmeras falhas no mais diversos locais do estado.

Matéria do blog Espaço Militar

GETAM APREENDE DROGAS NO BAIRRO SÃO JOSÉ.


Na manhã dessa quinta-feira, 27, policiais militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) prenderam um homem suspeito de tráfico ilícito de drogas, no Bairro São José, região central de Aracaju.

Durante o patrulhamento na Avenida Gonçalo Prado Rollemberg, a guarnição avistou dois homens em uma motocicleta que se mostraram nervosos ao avistar a viatura. Durante a abordagem, foi constatado que o condutor era motoboy e o passageiro estava com diversas pedras de crack. O  suspeito informou que a droga seria vendida nas proximidades do mercado central.

O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

POLICIAIS DO 7º BPM E DO BPRV FRUSTRAM MAIS UMA TENTATIVA DE ROUBO DE GADO.




Policiais Militares do 7° Batalhão localizado em Lagarto,  agem rápido e mais uma vez, em menos de uma semana, consegue frustrar roubo de gados na região.

Os policiais foram acionados pela guarnição do BPRV (Colonia 13), na noite desta sexta-feira (28) para verificar a denúncia de roubo de gado no povoado que faz divisa com a cidade de Boquim, já que havia denúncia em razão de suposto roubo de gado.

Ao chegarem ao local, os policiais flagraram o furto de animais, que estavam sendo embarcados em um caminhão.

Um suspeito fugiu pelo matagal ao avistar a chegada da guarnição. Um segundo suspeito, proprietário do caminhão, foi preso e encaminhado à delegacia de Lagarto para as providências legais.

O proprietário dos animais foi localizado e comunicado do fato.

Com informações do subtenente Heliomarto Rezende

Fonte:  Faxaju

VEREADOR CABO DIDI DEMONSTRA SUA INDIGNAÇÃO E REPÚDIO AO AUMENTO EM 20% DOS ESTACIONAMENTOS DOS SHOPPINGS DA CAPITAL. "QUE TRABALHADOR TEVE UM AUMENTO DE 20% EM SEU SALÁRIO", QUESTIONOU O PARLAMENTAR.


Ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores de Aracaju, o vereador Cabo Didi, demonstrou sua indignação e repúdio ao amento no preço dos estacionamentos dos shoppings de Aracaju no percentual de 20%.

Para o parlamentar tal aumento é por demais exorbitante em um período de crise e com trabalhadores sem receber aumento em seus salários e os servidores públicos pior ainda, pois nem sequer receberam reposição salarial, quanto mais aumento.

O vereador Cabo Didi fez o seguinte questionamento:  quem foi que teve um aumento de 20% em seu salário?

Fonte:  assessoria parlamentar

PMSE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CONTEÚDO VEICULADO NO SITE DE NOTÍCIAS INTERIOR POLÍTICA.


A Polícia Militar do Estado de Sergipe vem a público manifestar repúdio ao conteúdo veiculado pelo site de notícias Interior Política. A matéria intitulada “Fábio e Sergio Reis mandam Getam apreender motos dos lagartenses” afirma de maneira leviana e irresponsável, que os agentes políticos citados pediram ao Comando Geral da PM mais rigidez na fiscalização das motocicletas no município de Lagarto.

A Corporação deixa claro que, somente o comandante-geral mantém autoridade constitucional para as tomadas de decisões em relação às estratégias operacionais realizadas pela Polícia Militar, inclusive no município de Lagarto, onde qualquer apreensão de veículos é efetivada sob a tutela do Código de Trânsito Brasileiro.

Por isso, consideramos a notícia falsa e descabida, pois depõe contra os honrados policiais que arvoram dia após dia, em todos os postos e graduações, a bandeira de servir e proteger a sociedade sergipana mesmo com o risco da própria vida.

Fonte:  PMSE

GOVERNO FEDERAL PRORROGA GLO NO CEARÁ POR UMA SEMANA.

Com decisão, Forças Armadas permanecerão mais sete dias no estado

Foto:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal decidiu prorrogar por mais setes dias a presença dos militares das Forças Armadas no Ceará para reforçar a segurança pública no estado. No último dia 20, o presidente Jair Bolsonaro decretou a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) pelo período de 20 a 28 de fevereiro.

A extensão desse prazo foi definida hoje (28) em reunião no Palácio do Planalto entre o presidente e os ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; e da Advocacia-Geral da União, André Mendonça.

Em nota, o presidente Jair Bolsonaro disse esperar que o impasse entre a Polícia Militar do Ceará e o governo do estado seja resolvido. Ele também voltou a defender a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o conceito de excludente de ilicitude para agentes de segurança durante operações desse tipo. 

"O governo federal, por sua vez, autoriza a prorrogação e entende que, no prazo de até o dia 6 de março, a situação deva ser normalizada, prevalecendo o bom senso. O governo federal avalia que se trata de uma negociação do estado, entretanto, continua prestando seus esforços de ajuda à população. Ressalta-se a importância de que o Congresso Nacional reconheça que, o emprego da GLO, dada a necessidade de segurança aos integrantes das forças, muitos deles jovens soldados com cerca de 20 anos de idade, discuta e vote o excludente de ilicitude", publicou.

Na segunda-feira (24), uma comitiva integrada pelos ministros Sergio Moro, Fernando Azevedo e André Mendonça visitou o estado e se reuniu com diversas autoridades locais . Além dos militares, policiais rodoviários federais e a Força Nacional também atuam na segurança ostensiva no estado, a pedido do governo cearense.

As medidas foram adotadas após a paralisação de policiais militares, que estão amotinados em quartéis e batalhões reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial. O motim começou no dia 18 e, desde então, ao menos 170 pessoas foram assassinadas no Ceará, entre homicídios dolosos (quando há intenção de matar), feminicídios e latrocínios (furto seguido de morte).

Legalmente, policiais militares são proibidos de fazer greve, motivo pelo qual os protestos da categoria são classificados como motim.

Ontem (27), durante sua live semanal no Facebook , Bolsonaro disse que cabe ao governador do Ceará resolver o impasse com a Polícia Militar do estado e ressaltou que o uso da GLO deve ser apenas emergencial.

Na quarta-feira (26), o Ministério Público do Ceará (MP-CE) sugeriu e foi criada uma comissão para buscar uma solução que ponha fim à paralisação dos policiais. O grupo é formado por integrantes de cada um dos três poderes do estado, com a participação do MP-CE e acompanhamento do Exército Brasileiro.

Fonte:  Agência Brasil

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

REPRESENTANTES DA ASPRA/SE COMPARECEM À AUDIÊNCIA DE JUSTIFICAÇÃO EM SEDE DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PERANTE A 1ª VARA CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, APÓS REPRESENTAÇÃO DO ADVOGADO MÁRLIO DAMASCENO QUE SOLICITOU A INTERDIÇÃO DA 3ª CIA/4º BPM. FOI REALIZADA VISTORIA PELO MAGISTRADO, REPRESENTANTES DA ASPRA/SE E CHEFE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL, ONDE FOI COMPROVADA DIVERSAS INSALUBRIDADES, DENTRE ELAS, O FORTE ODOR E DEPÓSITOS DE FEZES DE MORCEGO EM VÁRIOS LOCAIS, ALÉM DE PROLIFERAÇÃO DE RATOS E INSETOS. LAMENTÁVEL QUE O ESTADO NÃO VEJA ESSA SITUAÇÃO. MAS A REPRESENTAÇÃO AO MENOS ESTÁ MOSTRANDO A SITUAÇÃO DEGRADANTE QUE OS POLICIAIS MILITARES ESTÃO SENDO SUBMETIDOS. CONFIRAM AS 57 FOTOS.

Na manhã desta sexta, dia 28, representantes da ASPRA/SE, mais precisamente seu presidente Cabo Isaías Silva Santos, e o advogado Márlio Damasceno, compareceram à audiência de justificação em sede de Ação Civil Pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Dr. Alex Maia, perante a 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Nossa Senhora da Glória, após representação feita pelo advogado Márlio Damasceno, que solicitou a interdição da 3ª Companhia do 4º Batalhão sediado na citada cidade, onde, juntamente com o chefe da Vigilância Sanitária Municipal, prestaram depoimento, relatado as condições degradantes e precárias que os policiais militares da companhia estão expostos. Os representantes da ASPRA/SE puderam expor todas as situações encontradas e que foram repassadas na representação encaminhada ao Promotor de Justiça.

Antes da audiência de justificação, foi realiza uma vistoria, que contou com a participação do Magistrado, dos representantes da ASPRA/SE e do chefe da Vigilância Sanitária Municipal, onde mais uma vez ficou constatada a situação degradante, quais sejam:  depósitos de fezes de morcego nos alojamentos feminino e masculino, inclusive com o acúmulo de chorume proveniente das fezes em parte do forro de PVC no teto; infestação de ratos, baratas e insetos, onde até cobra coral foi capturada no local; diversas fiações elétricas expostas por toda companhia que a parte externa é de madeira e a parte interna é mistura de compensado com papelão, o que pode ocasionar um incêndio; falta de extintores na unidade; diversos buracos na madeira e compensados, tanto na parte externa e interna, face a infestação de cupins; instalações hidráulicas precárias; ares-condicionados sem refrigerar; diversas janelas danificadas pela ação do tempo; mato tomando conta da companhia; fossa com problemas; banheiros em situações precárias; armários velhos e enferrujados; parte do teto do refeitório de PVC já desabou, existindo também um buraco no telhado que passa o sol e a chuva; corredores sem iluminação; muros das laterais e fundo bem baixos e com cerca de arame, o que facilita a entrada de pessoas, como já ocorreu com o furto de uma escopeta que foi posteriormente recuperada; mato tomando conta da companhia; diversas infiltrações no telhado; camas e colchões surrados, dentre outras.

A ASPRA/SE continuará acompanhando o processo e espera que nestes próximos dias o Magistrado possa avaliar o pedido de interdição e tirar os policiais militares da 3ª CIA/4º BPM da situação degradante de trabalho que estão expostos.

Lamentamos que ao completar 185 anos de existência da PMSE, policiais militares sejam expostos a situações tão insalubres, face a inércia do Governo do Estado em alocá-los em local digno.

Confiram abaixo fotos da vistoria realizada:

Depósito de fezes de morcego no alojamento feminino

Depósito de fezes de morcego no alojamento masculino

Buraco na madeira por onde entrou uma cobra coral

Uma das fechaduras danificadas

Porta danificada

Instalação hidráulica armengada

Buracos nas divisórias face aos cupins e ação do tempo

Instalação elétrica exposta

Papelões e cartazes sendo usados para tapara os buracos das janelas

Mais buracos nas divisórias

Mais fiações expostas

Outra fiação exposta

Mais armengue nas instalações hidráulicas e elétricas

Buraco no telhado e no PVC por onde passa sol e chuva, isso no refeitório

Mais divisórias danificadas pelo cupim

PVC desabou

Janelas velhas

Mais buracos nas divisórias

Teto de PVC desabado

Mais janelas velhas

Teto de PVC com fezes de morcego

Armários velhos

Ar-condicionado que não refrigera

Armário feminino sem uma das portas

Divisórias completamente danificadas pela umidade e cupim

Mais divisória e teto danificado e encanação exposta

Mais fiações expostas

Armário da cozinha velho 

Papelão e fita crepe sendo usada para tapar buracos das divisórias

Mais buracos no teto

Outra parte do forro de PVC onde existe fezes de morcego

Fios descapados e expostos

Mais fiação exposta

Mais uma fechadura danificada

Parede sem reboco e camas e colchões velhos e surrados

Janelas velhas e com buracos tapados por compensado

Mais fiação exposta no corredor que é escuto e sem iluminação

Mais armários velhos

Mais janelas velhas e danificadas

Buracos na parte externa devido a ação dos cupins

Caixa do ar-condicionado completamente destruída

Muro baixo do fundo e sem qualquer segurança

Mato tomando conta do local

Mais foto do mato no local

Buraco feito pelo cupim

Outro buraco feito pelo cupim

Outra visão do muro baixo e sem segurança

Fossa estourada

Mais mato

Fiação exposta e encostada na madeira para ir até o ar-condicionado

Mais foto do abandono

Outra foto do matagal que se tornou a companhia

Janela danificada e com fiação exposta

Mais uma divisória danificada

Estrutura velha

Advogado Márlio Damasceno e Cabo Isaías, representando a ASPRA/SE, depondo na ação no fórum de Nossa Senhora da Glória

Advogado Márlio Damasceno e Cabo Isaías, representando a ASPRA/SE, durante inspeção na 3ª CIA/4º BPM

Matéria do blog Espaço Militar

ASPRA/SE MAIS UMA VEZ ATUANDO NA DEFESA DA CLASSE MILITAR SERGIPANA, COM AFINCO E ABNEGAÇÃO. VENHA FAZER PARTE DESTA ASSOCIAÇÃO DE LUTA. ASSOCIE-SE.