A implantação de sistemas normalmente é um grande desafio para os gestores e por vezes, causa um enorme transtorno no clima organizacional. Implantar sistema significa mudanças e, na maioria das vezes, por uma tendência natural do ser humano, as pessoas envolvidas nesse processo tornam-se resistentes à mudança. Essa mudança muitas vezes representa uma ameaça ao emprego, a quebra de uma rotina, a criação de uma zona de desconforto, novos processos que alteram a rotina diária na qual o indivíduo está acostumado. Por isso, uma forte resistência surge, geralmente por parte de ‘pessoas chaves’ no processo.
Nesse sentido, geralmente o gestor pensa em demitir às pessoas que resistem ao processo. Seria essa a melhor solução? Baseada nos resultados da experiência com meu trabalho com pessoas no âmbito organizacional, posso afirmar que esse é um dos motivos em que a empresa deve contratar uma consultoria humanizada.
A consultoria voltada para o ser humano vai trabalhar quebra de paradigmas, fazendo com que cada indivíduo possa olhar para suas próprias resistências e se abrir para o novo. Sabemos que as pessoas são de extrema importância para as organizações. No entanto, adquirir um sistema de última geração, e não ter nenhum resultado positivo fará com que a mesma continue estagnada. O gestor deve observar o quanto precisa do ser humano para fazer a operacionalização desse sistema e a gestão correta do mesmo. Quando a empresa não investe nesse modelo de consultoria, o processo é travado e o sofrimento continua. Esse tipo de consultoria ajuda também numa mudança de cultura empresarial, facilitando um melhor clima organizacional, bem estar a todos, e consequentemente excelentes resultados.
Deixe seu comentário sobre este artigo. Caso precise tirar dúvidas ou conhecer mais meu trabalho, acesse o Instagram @erenita_sousa ou entre em contato através do WhatsApp (79) 99690-2846.
Erenita Sousa
Consultora Empresarial
Coach Pessoal e de Carreira
Terapeuta Integrativa
Mentora de Líderes e Executivos
Colaboração de Erenita Sousa para o blog Espaço Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário