Os 130 aprovados restantes aguardam a convocação. Esta que o governador assumiu o compromisso de realizar no centenário da corporação (01/10/2020) mas até o momento não ocorreu.
Sabe-se por projeções que, caso nada seja feito, o corpo de bombeiros terá apenas 350 bombeiros em 2022. Isso porque 40% do efetivo atual já possui mais de 20 anos de serviço.
É inadmissível um déficit de 1.850 homens aproximadamente até 2022, segundo o planejamento estratégico do CBM-SE e a própria ONU. Logo, estamos a beira de um colapso operacional no Corpo de Bombeiros em Sergipe.
CONSEQUÊNCIAS DE UM BAIXO EFETIVO
O baixo efetivo implica consequências gravíssimas para a população sergipana, afetando todo o estado.
Casos estarrecedores já foram denunciados na ação do Ministério Público de Sergipe, após provocação do advogado Márlio Damasceno. Essa ação de 2017 exigi a contratação de 700 bombeiros de imediato É sabido que apenas 1 em cada 3 ocorrências consegue ser atendida pelo Corpo de Bombeiros em Sergipe (CIOSP). Ou seja, de cada 3 ocorrências, 2 não são atendidas. São vidas e patrimônios que poderiam ser salvos com a reposição do efetivo.
PROMESSA DO GOVERNADOR NÃO FOI CUMPRIDA.
O blog Espaço Militar através do seu titular esteve presente à solenidade ocorrida no dia 07 de outubro de 2019, quando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) completava 99 anos de existência, e em seu discurso, o governador Belivaldo Chagas, relatou que fez o concurso para chamar 200 bombeiros militares, porém devido a dificuldade do estado, estaria chamando naquela época, devido as condições financeiras, 70 aprovados e que até o dia 1º de outubro do corrente ano, quando a corporação completou 100 anos de existência, chamaria os 130 aprovados restantes, do total de 200, porém a data chegou e o governador não cumpriu o que prometeu.
O blog Espaço Militar disponibiliza mais uma vez a gravação que fez do discurso do governador Belivaldo Chagas há cerca de pouco mais de 01 ano e 01 mês, onde prometia até o dia 1º de outubro de 2020, chamar mais 130 aprovados no concurso do CBMSE, porém não cumpriu. Confiram no link abaixo:
Como perguntar não ofende, quando é que o governador vai cumprir a palavra que deu aos aprovados no concurso do CBMSE? Aguardamos a resposta.
Em entrevista ao programa Sergipe em Foco na Comunidade FM, a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), colocou-se à disposição dos aprovados do concurso do CBMSE que ainda não foram chamados, para realizarem uma reunião na próxima semana, com o objetivo de traçar metas para buscar o chamamento dos 130 aprovados, bem como, a possível convocação de excedentes, visto que as 200 vagas prometidas para o concurso da citada corporação, como diz no jargão popular, "não tapam nem o buraco do dente".
Matéria do blog Espaço Militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário