quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

POLÍCIA MILITAR PROMOVE NIVELAMENTO DOS NOVOS POLICIAIS EM DEFESA PESSOAL BASEADA NO AIKIDO.




Na manhã desta quarta-feira, 2, a Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar ( 1º BPM) em parceria com Centro Cultural Georges Stobbaerts – Tenchi Sergipe, administrada pelo mestre 4º Dan Profº Luciano Larré, iniciou um curso de nivelamento para os novos policiais militares em defesa pessoal utilizando técnicas de Aikido voltadas para atividade policial.  O evento aconteceu no Dojô Tenchi, situado no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju.

Essa parceria surge do “Projeto Aikido na Atividade Policial”, encabeçado pelo cabo Torres, 1º Dan, que criou técnicas específicas de contenção e imobilização através da utilização da força necessária e proporcional nos casos de condução de indivíduos em ocorrências policiais. Essa nova adaptação da arte marcial visa maior eficiência nos trabalhos diários dos militares. Ainda segundo o idealizador do projeto, a prática do esporte não visa somente o aspecto físico, mas também mental e emocional do indivíduo. “A técnica do Aikido além de melhorar o desempenho técnico no trabalho, também auxilia no estado emocional e intelectual do policial durante suas atividades”, enfatizou.

Já o professor Luciano Larré deixou claro que tem a satisfação em colaborar com esse projeto social em parceria com a PMSE, pois refina a atividade policial atrelada à filosofia da arte. Na oportunidade, o tenente-coronel Stênio, auxiliar do Comando da Polícia Militar da Capital (CPMC), esteve no Dojô parabenizando os policiais recém-formados e destacou a importância da utilização das técnicas no dia a dia das atividades militares. “Como aluno da escola de Aikido Tenchi entendo que todos ganham com essa parceria, a polícia, a escola e a sociedade”, relatou o oficial.

A Força Tática do 1º BPM, comandada pelo capitão Ferreira, promoveu tal iniciativa com o intuito de qualificar ainda mais os policiais daquela unidade, para assim melhor servir a sociedade sergipana. “Além da técnica de contenção, a atividade visa à dinâmica do controle emocional do policial em ocorrências de maior gravidade”, disse o capitão.

O sargento Cerqueira, 28 anos de atividade policial e monitor do projeto, e o soldado Calumbi, aluno do projeto com apenas três anos de trabalho, ambos da Força Tática do 1º BPM, relataram inúmeros benefícios da prática do Aikido.  Eles mostram que a prática da arte marcial, para o policial, independe de idade e tempo de serviço, pela característica da própria atividade que exige um condicionamento físico e emocional equilibrado de todos dentro da instituição militar.

Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário