Essa parceria surge do “Projeto Aikido na Atividade Policial”, encabeçado pelo cabo Torres, 1º Dan, que criou técnicas específicas de contenção e imobilização através da utilização da força necessária e proporcional nos casos de condução de indivíduos em ocorrências policiais. Essa nova adaptação da arte marcial visa maior eficiência nos trabalhos diários dos militares. Ainda segundo o idealizador do projeto, a prática do esporte não visa somente o aspecto físico, mas também mental e emocional do indivíduo. “A técnica do Aikido além de melhorar o desempenho técnico no trabalho, também auxilia no estado emocional e intelectual do policial durante suas atividades”, enfatizou.
Já o professor Luciano Larré deixou claro que tem a satisfação em colaborar com esse projeto social em parceria com a PMSE, pois refina a atividade policial atrelada à filosofia da arte. Na oportunidade, o tenente-coronel Stênio, auxiliar do Comando da Polícia Militar da Capital (CPMC), esteve no Dojô parabenizando os policiais recém-formados e destacou a importância da utilização das técnicas no dia a dia das atividades militares. “Como aluno da escola de Aikido Tenchi entendo que todos ganham com essa parceria, a polícia, a escola e a sociedade”, relatou o oficial.
A Força Tática do 1º BPM, comandada pelo capitão Ferreira, promoveu tal iniciativa com o intuito de qualificar ainda mais os policiais daquela unidade, para assim melhor servir a sociedade sergipana. “Além da técnica de contenção, a atividade visa à dinâmica do controle emocional do policial em ocorrências de maior gravidade”, disse o capitão.
O sargento Cerqueira, 28 anos de atividade policial e monitor do projeto, e o soldado Calumbi, aluno do projeto com apenas três anos de trabalho, ambos da Força Tática do 1º BPM, relataram inúmeros benefícios da prática do Aikido. Eles mostram que a prática da arte marcial, para o policial, independe de idade e tempo de serviço, pela característica da própria atividade que exige um condicionamento físico e emocional equilibrado de todos dentro da instituição militar.
Fonte e fotos: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário