sábado, 20 de março de 2021

FAMILITARES PEDEM JUSTIÇA E PRESTAM HOMENAGENS A EMPRESÁRIOS MORTO NA PARAÍBA PELA POLÍCIA CIVIL DE SERGIPE. A VÍTIMA É FILHO DE UM SUBTENENTE REFORMADO DA PMPB.

Geffeson foi rendido e baleado por policiais civis de Sergipe, em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, hoje quando cruzou com os policiais sergipanos na estrada e foi considerado suspeito.

A Polícia Civil paraibana vai investigar a conduta dos sergipanos na situação que levou à morte do empresário Geffeson Moura, que não tinha passagem pela polícia. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Familiares de Geffeson de Moura Gomes, morto pela Polícia Civil de Sergipe em operação na Paraíba, nesta quarta-feira (17), prestaram homenagem ao empresário de 32 anos, nas redes sociais. A esposa declarou o amor que sente por Geffeson e lamentando o fato dele não estar mais presente na vida da filha, ainda criança. Geffeson foi rendido e baleado por policiais civis de Sergipe, em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, na madrugada de hoje quando cruzou com os policiais sergipanos na estrada e foi considerado suspeito.

"Você foi e será quem eu mais amei. Eu sempre vou te amar. A nossa filha não pode ficar sem você", escreveu Mara Lisboa, mãe da filha de Geffeson, em diversas publicações no Instagram, segundo apurou o ClickPB.

Em entrevista à TV Paraíba, mais cedo, o irmão dele, Gleriston Moura, pediu que o crime seja elucidado e estranhou o fato de Geffeson ter sido baleado mesmo estando sozinho no carro durante a abordagem. A irmã, Gabriella Moura, contou que falou com Geffeson até o momento em que ele jantava em Soledade para seguir viagem até Cajazeiras, onde ficaria na casa dela para dar suporte na internação do pai, que está com Covid-19. Em áudio, Geffeson enviou a seguinte mensagem à irmã. "Vou dormir aí, que mainha mandou eu dormir aí. Eu tô em Soledade. Eu vou chegar aí meia noite e meia, no máximo. Tem vaga aí? Se não tiver, eu deixo o carro na rua mesmo. Tem problema não."

Conforme apurou o ClickPB, Geffeson, que morava em João Pessoa, estava viajando sozinho para Cajazeiras, onde nasceu, para acompanhar juntamente com os irmãos a situação do pai, que está internado com Covid-19. Ele foi abordado pela Polícia Civil de Sergipe, teria reagido, e o delegado sergipano Osvaldo Resende Neto atirou. Geffeson Moura foi deixado sem vida na porta de um hospital em Santa Luzia.

O delegado Sylvio Rabelo explicou ao ClickPB que a Polícia Civil de Sergipe vinha seguindo um grupo criminoso responsável por roubos a bancos e roubos de cargas e avisou a polícia paraibana que estaria realizando a operação apenas uma hora antes de deixar o corpo do rapaz na porta de um hospital da região. Segundo ele, os policiais paraibanos tentaram se integrar à operação, mas, ao chegarem ao local, a situação já havia saído de controle.

A Polícia Civil paraibana vai investigar a conduta dos sergipanos na situação que levou à morte do empresário Geffeson Moura, que não tinha passagem pela polícia.


A Polícia Civil de Sergipe emitiu a seguinte nota em relação à morte de Geffeson Moura.

Confira na íntegra

Nota

A Polícia Civil de Sergipe informa que foi deflagrada uma operação no final da noite desta terça-feira, 16, na cidade de Santa Luzia, sertão da Paraíba, pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) a fim de tentar prender um grupo envolvido com tráfico interestadual de drogas. Os policiais estavam há alguns dias em diversas partes do Nordeste do país monitorando a quadrilha com o intuito de cumprir mandados de prisão, expedidos pela Justiça de Sergipe.

Na altura da cidade de Santa Luzia, na Paraíba, no final da noite desta terça-feira (16), foi montado um bloqueio policial, onde vários veículos suspeitos foram parados. Os policiais se depararam com um homem em um veículo e na abordagem, o motorista identificado como Gefferson de Moura Gomes estava armado, esboçou uma reação e foi atingido, sendo encaminhado imediatamente para uma unidade hospitalar.

O veículo e a arma de fogo foram apreendidos e apresentados pelos policiais na Delegacia Plantonista da cidade de Patos/PB. Os policiais prestaram depoimento ao delegado plantonista e apresentaram a arma e o carro apreendidos. Também foi colocado à disposição da Perícia Criminal e da Polícia Civil da Paraíba as armas de fogo utilizadas pelos policiais civis sergipanos durante a ação.

A Polícia Civil de Sergipe disponibiliza desde as primeiras horas do desfecho da ocorrência todas as informações necessárias às autoridades paraibanas. Os relatos prestados pelos policiais civis sergipanos constam em inquérito policial que já foi instaurado para apurar a ocorrência. A perícia também foi acionada para realizar os exames nas armas de fogo e veículo.

Fonte e fotos:  ClickPB

POLÍCIAS DE SERGIPE E PARAÍBA SE REUNEM PARA INVESTIGAR MORTE DE HOMEM.


Representantes da Polícia Civil do Estado de Sergipe estiveram na Paraíba nesta sexta-feira, 19, para participar de uma reunião com a Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba. O objetivo foi repassar informações e contribuir com as investigações sobre a operação realizada por policiais sergipanos no interior da Paraíba, que resultou na morte de um homem. O caso ocorreu na última quarta-feira,17, na cidade de Santa Luzia, a 262 quilômetros de João Pessoa.

Entre os representantes da Polícia Civil do Sergipe estava o delegado-geral da corporação, Thiago de Oliveira. Ele explicou que equipes do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (Denarc) estavam em território paraibano para prender um grupo criminoso que atua no tráfico interestadual de drogas que havia se refugiado na Paraíba.

“Essa equipe estava em missão há 15 dias, cumprindo mandados de prisão decretados pela justiça, em várias regiões do Nordeste. E não havia previsão que essa operação fosse terminar na Paraíba e sim no Rio Grande do Norte. Mas, por ser uma região de divisa, e por conta de informações que alguns foragidos estavam escondidos na Paraíba, a equipe resolveu se deslocar para a Paraíba para cumprir os mandados de prisão”, informou o delegado.

No entanto, ao chegar nas imediações de Santa Luzia, os policiais de Sergipe se depararam com um homem a bordo de um veículo e portando arma de fogo. Eles reagiram e atingiram o condutor do veículo, que foi socorrido, mas morreu. Uma pistola foi encontrada com ele.

O delegado-geral de Sergipe destacou que os policiais envolvidos integram uma equipe que já atuou em várias operações de grande complexidade e foram responsáveis por prisões de criminosos de alta periculosidade. Apesar disso, lamentou o desfecho da operação em Santa Luzia e afirmou que a situação será devidamente investigada, seguindo a lei. “Nosso objetivo é esclarecer e dar transparência aos fatos e colaborar totalmente com as investigações, para dar todas as respostas à sociedade”, afirmou Thiago de Oliveira.

O delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, destacou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade de Patos (PB), que já apreendeu veículo e a arma que estava com a vítima, além do armamento usado pelos policiais. Também solicitou perícias, iniciou oitivas dos envolvidos e nomeou um delegado em caráter especial para atuar no caso.

O prazo para conclusão das investigações é de 30 dias, podendo ser prorrogado por necessidade dos trabalhos.

Fonte e foto: Polícia Civil da Paraíba

PRAIAS DE ARACAJU NÃO PODEM SER FREQUENTADAS NESTE FINAL DE SEMANA.


As praias, praças e parques de Aracaju estarão fechados nestes sábado (20) e domingo (21), assim como atividades não essenciais e especiais.

Além disso, de acordo com o decreto governamental, fica proibida a realização de atividades econômicas na faixa litorânea e orlas, a prática de atividades esportivas individuais e coletivas, a circulação de pessoas, e o estacionamento de veículos.

O toque de recolher começa às 20 horas e se estende até as 5h da manhã do dia seguinte. Participaram da força-tarefa de fiscalização, as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Procon e Polícia Militar.

As medidas foram anunciadas pela prefeitura e pelo governo do estado, para tentar evitar o colapso na rede hospitalar, pela alta taxa de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19.

Veja outras medidas vigentes para este fim de semana em SE

Toque de recolher: a medida vai até o dia 22 de março, das 20h às 5h, com a proibição de circulação de pessoas e de veículos neste horário, exceto em caso de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável. Durante o horário do toque de recolher somente poderão funcionar os serviços essenciais à população, além dos serviços de entrega em domicílio de bares, restaurantes e estabelecimentos similares.

Comércio: lojas do comércio em geral, como no Centro de Aracaju, shoppings, galerias, concessionárias e etc, não poderão funcionar durante o fim de semana. Farmácias, supermercados e similares, são considerados essenciais e que poderão funcionar até as 19h. O limite de público é de 50%.

Templos religiosos, academias e salões de beleza: não podem abrir nestes sábado (20) e domingo (21). Na semana, devem funcionar até às 18h, com limite de 30% da capacidade.

Bares e restaurantes: os estabelecimentos não podem abrir ao público durante o fim de semana, mas estão liberados para serviços de entrega e retirada no local.

Eventos, parques e circos: continuam proibidos até o dia 21 de março.

Foto: Divulgação/Marcelle Cristinne/PMA

Fonte:  Prefeitura de Aracaju

sexta-feira, 19 de março de 2021

3ª CIPM PRENDE MULHERES POR TRÁFICO DE DROGAS EM RIACHUELO.


No início da manhã desta sexta-feira, 19, Policiais Militares da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) prenderam duas mulheres por tráfico de drogas no município de Riachuelo.

A equipe foi acionada pelo Ciosp para atender uma denúncia de venda de entorpecentes nas proximidades da Deso, no centro da cidade. Ao fazer rondas pelo local, identificou duas pessoas com as mesmas características informadas. Assim que avistaram os policiais, uma das mulheres ainda tentou fugir e esconder as drogas dentro de uma residência.

Na casa, foram encontradas algumas trouxas de maconha, cédulas e moedas de dinheiro totalizando a quantia de 125 reais e 50 centavos.

Elas receberam voz de prisão e foram encaminhadas para delegacia do município juntamente com o material apreendido.

Fonte e foto:  PMSE

MILITARES DO 5º BATALHÃO CONDUZEM PM REFORMADO PARA CORREGEDORA POR DESCUMPRIMENTO AO DECRETO GOVERNAMENTAL E TER SE RECUSADO A DESLIGAR SUA APARELHAGEM SONORA.


Nesta quinta-feira, dia 18, policiais militares do 5º Batalhão diligenciaram até uma residência em Socorro,  na qual havia cerca de 15 pessoas se confraternizando e usando aparelhagem sonora em volume acima do tolerável. 

A guarnição  solicitou que o conduzido desligasse a aparelhagem e dispersasse seus convidados, todavia, o conduzido asseverou que não iria desligar e que o decreto era ilegal. O conduzido se identificou como Policial Militar, porém,  se recusou a fornecer sua identificação.

A guarnição diante da intransigência do conduzido, solicitou apoio,  sendo o cidadão transgressor conduzido à corregedoria para as providências legais.

Fonte:  5º BPM

5º BATALHÃO FECHA ESTABELECIMENTO POR DESCUMPRIR DECRETO GOVERNAMENTAL.


Nesta quinta-feira, 18, policiais do 5º Batalhão de polícia Militar (5ºBPM) fecharam um estabelecimento comercial em Nossa Senhora do Socorro por estar comercializando bebida alcóolica em horário proibido.

De acordo com a Resolução Nº 11/2021 no período de 05 até 21 de março, os estabelecimentos não podem comercializar bebidas alcóolicas depois das 20h.

O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Turismo (Detur), na Orla de Atalaia, que funciona como plantonista para os registros dos casos de desrespeito às normas governamentais para redução dos riscos de contágio pela Covid-19 em Sergipe.

Fonte e foto:  PMSE

POLICIAIS MILITARES DO 6º BATALHÃO RECUPERAM VEÍCULO ROUBADO EM SALGADO.


Por volta das 13 horas dessa quinta-feira, militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (6ºBPM) recuperaram uma motocicleta roubada no Povoado Arueri, na cidade de Salgado.

A guarnição foi acionada por populares, que informaram sobre uma moto cg azul com dois homens, tentando assaltar moradores da região. Os policiais foram imediatamente ao local e identificaram os suspeitos que, ao notarem a presença da viatura policial, fugiram em direção ao município de Estância. Durante a fuga, os homens caíram da moto e entraram num matagal.

O veículo, que estava com restrição de roubo e furto, foi encaminhado para a delegacia da cidade.

Os suspeitos não foram encontrados.

Fonte e foto:  PMSE

6º BATALHÃO PRENDE SUSPEITOS E RECUPERA VEÍCULO NA REGIÃ SUL DE SERGIPE.


Nesta quinta-feira, 18, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) prenderam dois homens, na região Sul de Sergipe, por suspeita de roubo a veículo na cidade Aracaju. Na ação, uma arma de fogo foi apreendida.

As equipes tomaram conhecimento via 190 que dois homens roubaram um veículo no Conjunto Bugio, em Aracaju, e seguiram em direção a região Sul do estado. Com a ajuda do rastreamento, as equipes conseguiram localizar o veículo Fiat Punto, cor prata, em uma rodovia, entre as cidades de Umbaúba e Cristinápolis. Dois suspeitos foram presos. Um revólver calibre .38 com duas munições e a quantia de R$ 507,00 foram apreendidos.

A ocorrência foi registrada na Delegacia Plantonista de Estância.

Fonte e foto:  PMSE

DAGV VAI APURAR DENÚNCIA DE ASSÉDIO SEXUAL CONTRA DOIS PASTORES EVANGÉLICOS.


E como o blog antecipou ontem, 18, um escândalo de assédio sexual sem precedentes em Sergipe começou a ser investigado pela Polícia Civil. O blog vinha acompanhando o instagram do Movimento Púlpito Reformado, que tem como objetivo denunciar e acabar com os assédios morais e sexuais por líderes religiosos. Em quase todos os Estados do país foram criados movimentos semelhantes.

Ontem, 18, em entrevista ao radialista Alex Carvalho, na 100,3 FM, no programa Liberdade Sem Censura, o pastor Mauricio Romeiro, um dos líderes do Movimento Púlpito Reformado, confirmou o que o blog divulgou também ontem, que são várias denúncias e que serão apuradas pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A advogada do movimento preparou um dossiê com vídeos, entrevistas das vitimas, declarações pessoais, provas materiais e testemunhais. O dossiê também será encaminhado ao MPE. 

Questionado por Alex Carvalho se os dois pastores são pai e filho, Mauricio Romeiro confirmou a veracidade da informação. “Foram várias tentativas de intimidações das vitimas, mas por outro lado pelas redes sociais os comentários foram positivos para que o movimento continuasse na luta, já que há muito tempo algumas pessoas esperavam que algo fosse feito”, explicou.

Parabéns a todos que fazem o movimento na pessoa do pastor Mauricio Romeiro e toda solidariedade do blog às mulheres que foram vítimas de assédio sexual. Assim que estiver liberado o inquérito da PC e os nomes forem revelados este espaço não terá receio de divulgar os nomes.

Ninguém, seja de qualquer religião, não pode se calar diante de arbitrariedades, quer seja na área sexual ou até mesmo financeira, como vem ocorrendo em uma instituição católica cujo caso já está sendo investigado fora do país.

É preciso lembrar, como bem citou Maurício Romeiro em conversa com este jornalista, que a figura pastoral é tida como uma figura paternal em qualquer religião e alguns se aproveitam de mulheres vulneráveis, muitas vezes no relacionamento e se aproveitam para satisfazer seus prazeres. Tem um caso conhecido por muitos da sociedade sergipana de um religioso que se aproveita de viúvas e senhoras abastadas.

É preciso dar um basta!

E no feudo Sergipe Del Rey parece que alguns vão cair e o escândalo de assédio sexual não ficará apenas aqui: terá repercussão nacional. Aqui, infelizmente, muita gente se conhece e alguns cidadãos da banda podre usam de todos os artifícios para intimidar e colocar as mazelas embaixo do tapete.

Senhor, Piedade!

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

quinta-feira, 18 de março de 2021

CAPITÃO SAMUEL, DURANTE SESSÃO MISTA DA ALESE, SOLICITOU DO GOVERNADOR DE SERGIPE A INCLUSÃO DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA A VACINAÇÃO. O PARLAMENTAR TAMBÉM PARTICIPOU DA CARREATA DO MOVIMENTO POLÍCIA UNIDA PARA COBRAR A VACINAÇÃO DOS OPERADORES DA SEGURANÇA PÚBLICA.

Na manhã desta quinta, dia 18, o deputado estadual Capitão Samuel, durante sessão mista da ALESE, solicitou ao governador de Sergipe a inclusão dos profissionais da segurança pública e da educação nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19.

Também na manhã de hoje (18), o parlamentar se fez presente a carreata do Movimento Polícia Unida, que cobra do Governo do Estado, que os profissionais da segurança pública sejam vacinados com urgência, por se tratar de uma classe que, juntamente com os profissionais da saúde, estão na linha de frente no combate à pandemia, sem contar ainda que vários operadores da segurança pública, estão sendo contagiados colocando suas vidas ainda mais em risco, bem como, a dos seus familiares.

Confiram também o vídeo do Capitão Samuel participando da carreata do Movimento Polícia Unida:


Matéria do blog Espaço Militar

1ª CIPM APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO DE GROSSO CALIBRE EM SÃO CRISTÓVÃO.


Nessa terça-feira, 16, policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) apreenderam duas armas de fogo de grosso calibre no Conjunto Lauro Rocha, em São Cristóvão, Grande Aracaju. As armas estavam escondidas em um sofá.

A equipe realizava rondas na localidade, quando foi informada pelo Ciosp que alguns suspeitos jogavam pedras em uma casa do Conjunto Lauro Rocha. No endereço citado, os policiais perceberam o momento em que alguns suspeitos fugiram de uma residência, ao notar a presença policial. No local, os militares encontraram uma espingarda calibre .12 com 10 munições intactas e um mosquetão calibre 7.62 com quatro munições. As armas estavam escondidas dentro de um sofá.

As armas apreendidas foram encaminhadas à Central de Flagrantes.

Fonte e foto:  PMSE

PELOTÃO AMBIENTAL APREENDE AVES SILVESTRES NO BAIRRO SÃO CONRADO.


Nessa terça-feira, 16, policiais do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) flagraram crime ambiental referente a cativeiro de pássaros silvestres no Bairro São Conrado, em Aracaju. As aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Logo no início da manhã, os policiais foram acionados pelo Ciosp para atender uma denúncia de cativeiro ilegal na Rua C, localizada no Bairro São Conrado. Segundo o denunciante, havia uma grande quantidade de pássaros na residência do suspeito.

Em posse das informações, os policiais foram ao local e apreenderam oito pássaros silvestres com um homem, de 59 anos, o qual não tinha autorização dos órgãos ambientais para manter os animais em cativeiro.

Diante do flagrante, os animais foram apreendidos e o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e irá responder na Justiça por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Os animais apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Fonte e foto:  PMSE

11º BATALHÃO PRENDE HOMEM COM CARRO ROUBADO EM TOBIAS BARRETO.


Na tarde dessa terça-feira, 16, equipes da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prenderam um homem que conduzia um veículo com restrição de roubo na cidade de Tobias Barreto, no Centro-Sul de Sergipe.

Os militares suspeitaram das atitudes do condutor e fizeram uma abordagem policial. Durante consulta aos dados do veículo pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) foi constada a restrição de roubo.

O condutor e o carro foram levados à Delegacia Regional de Tobias Barreto.

Fonte:  PMSE

VAI ESTOURAR ESCÂNDALO NO MEIO EVENGÉLICO DE SERGIPE! IGUAL DO DE JOÃO DE DEUS?


Quem acompanha o instagram do Movimento Púlpito Reformado – Organização não governamental (ONG) cujo lema é: DENUNCIE, Pelo fim dos assédios sexuais e morais praticados por líderes religiosos – que tem como um dos líderes o pastor Maurício Romeiro, pode notar que o movimento vem recebendo diversas denúncias contra pastores. Os textos são publicados sem citar os envolvidos, mas pelo jeito o movimento está reunindo diversos depoimentos de assédios sexual. O pastor Maurício Romeiro vem estimulando corretamente as pessoas denunciarem pastores que assediam mulheres na igreja. E está fazendo essa campanha que está ganhando enorme proporções.

“A figura do pastor transmite paternidade que iludem a alma de mulheres que possuem carências nesta relação afetiva. É fundamental que o pastor entenda isso e estabeleça limites e NAO SE APROVEITE destas carências. Fora pastores aproveitadores das vulnerabilidades feminina.” Um dos textos no instagram do movimento.

Pastor renomado envolvido? Pelos depoimentos postados no instagram percebe-se que tem algum pastor renomado em Sergipe envolvido num escândalo de assédio sexual. O blog está tentando entrar em contato com o pastor Maurício para se informar do que pode ser publicado por enquanto. Pelo jeito o que ele vem recebendo de denúncias vai abalar o meio evangélico em Sergipe.

Tomará que essa nitroglicerina pura exploda para tirar do meio evangélico aqueles que cometem este tipo de crime. Os bons não têm medo…

Será que teremos em Sergipe del Rey um escândalo semelhante ao de “João de Deus” em Goiás?

Algumas das denúncias postadas no instagram: https://www.instagram.com/mprmovimentopulpitoreformado/ sem a identificação das vítimas e do pastor denunciado.




Fonte e imagens:  blog do jornalista Cláudio Nunes

LIMINAR DO STF IMPEDE REELEIÇÕES SUCESSIVAS PARA O COMANDO DA ASSEMBLEIA DE SERGIPE.


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6710 para permitir apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na liminar, que deverá ser submetida a referendo do Plenário do STF, o ministro aplica o atual entendimento da Corte que veda reeleições sucessivas ao comando das Casas legislativas e fixa interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 51, parágrafo 5º, da Constituição do Estado de Sergipe. Liminares semelhantes já impediram a prática nos Legislativos do Pará, do Maranhão, de Mato Grosso e de Roraima.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou uma série de ações ao Supremo questionando reeleições sucessivas, com o argumento de violação dos princípios republicano e do pluralismo político e, ainda, do artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que impede a recondução de membros da Mesa Diretora das casas legislativas do Congresso Nacional na mesma legislatura. Segundo Aras, uma vez consolidado o entendimento sobre a vedação prevista na Constituição, a norma é aplicável não apenas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, mas também aos legislativos estaduais, distrital e municipais, por força do princípio da simetria.

O ministro finaliza sua decisão determinando: “Comunique-se com urgência à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, para ciência e imediato conhecimento dessa decisão e  apresentação de informações no prazo de dez dias. Depois desse prazo dê-se vista ao Advogado-Geral da União, ao Procurador-Geral da União, sucessivamente, no prazo de cinco dias, para que cada qual se manifeste de forma definitiva sobre o mérito da presente ação


Fonte:  Faxaju

MOVIMENTO POLÍCIA UNIDA REALIZARÁ CARREATA LOGO MAIS, ÀS 9 HORAS DE HOJE (18), COM O OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO DO GOVERNO E DA SOCIEDADE PARA A NECESSIDADE URGENTE DE VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA.



O Movimento Polícia Unida, que congrega as entidades representativas dos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares do Estado de Sergipe, informa a todos os operadores da Segurança Pública, imprensa e apoiadores do nosso trabalho que realizaremos na quinta-feira, 18 de março, às 9h, uma carreata em defesa da vida dos homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente para proteger os cidadãos nos 75 municípios sergipanos.

Permanecemos na linha de frente durante a pandemia da Covid-19 desde o primeiro momento. Trabalhamos ao longo de todo esse tempo de forma presencial, com muitos colegas infectados, outros hospitalizados e alguns mortos. Agora, o risco é duplo: nosso inimigo não é apenas a criminalidade. Nossos irmãos de farda e distintivo estão morrendo, por isso realizaremos uma carreata sem aglomeração de pessoas para chamar a atenção do poder público sobre a necessidade urgente e real da vacinação prioritária para os profissionais de Segurança Pública de Sergipe.

A concentração dos veículos, respeitando devidamente os protocolos sanitários, ocorrerá em frente à Secretaria de Estado de Saúde, na avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), bairro Ponto Novo, na capital sergipana. O momento de lutar unidos pela vida é agora!

Assinam: Adepol, Sinpol, Assomise, Única, Amese, Asimusep, Asmirp, Aspra e ACS.

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O POLICIAL MILITAR AUTAIR VIEIRA PELO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o policial militar Autair Vieira por completar mais um ano de vida nesta quarta, dia 17, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais e encha sua vida de muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos, e que esta data perdure por longos anos.

Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:

Hoje é o seu aniversário e por isso é um dia de festa. Esperamos que celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. 

Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário!

Matéria do blog Espaço Militar

ASSALTO: LEVOU R$ 20 MIL DE ESTACIONAMENTO DE SHOPPING.

Marginal praticou assalto no estacionamento do Shopping de Itabaiana.

Câmeras de segurança flagraram o assalto a mão armada ocorrido na manhã desta terça-feira, 16.

O assaltante estava em uma moto e a vítima em veículo de quatro rodas. O marginal para a vítima e leva uma sacola.

A Superintendência do shopping acionou a polícia imediatamente e deu todo apoio à vítima.

Veja as imagens:


Fonte do vídeo:  TV Itnet

Fonte da matéria:  NE Notícias

EM AUDIÊNCIA COM O MPSE E MPF, HOSPITAIS DA REDE PRIVADA RELATAM SOBRE O IMINENTE COLAPSO DA SAÚDE EM ARACAJU.


O Ministério Público de Sergipe, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor de Aracaju e da 9ª dos Direitos do Cidadão Especializada na Saúde, e o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) se reuniram, de forma virtual, nesta terça-feira, 16, com os representantes dos hospitais da rede privada de Aracaju. O intuito foi acompanhar a taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 nos hospitais particulares, diante do iminente colapso na rede de saúde.

“Assim como na primeira onda da Covid-19, os MPS estão monitorando a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), dos apartamentos e enfermarias nos hospitais da rede particular. Lamentavelmente a situação atual é gravíssima! Dois dos grandes hospitais de rede estão com os serviços de urgência e emergência suspensos e não têm mais capacidade de ampliação. Quase 90% dos pacientes atendidos atualmente são de Aracaju. Nesta segunda-feira, 15, os Ministérios Públicos expediram recomendação ao Município de Aracaju para que amplie com urgência o grau de restrição das medidas atualmente implementadas”, destacou a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Euza Missano.

Durante a audiência, os MPs solicitaram à rede privada, em termos percentuais, o número de pacientes de Aracaju, considerando a taxa de ocupação de leitos, e informações sobre o atual cenário enfrentado pelas unidades de saúde:

– Hospital São Lucas – 97% de pacientes na UTI / 93% dos pacientes em outras alas – procedentes de Aracaju; dos 194 leitos do Hospital, 150 são pacientes Covid-19; mais de 90% são pacientes de Aracaju; possui estrutura física para aumentar a quantidade de leitos, mas não teria equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia para atender os pacientes; recebe entre 18 a 20 pacientes com Covid-19 por dia, sendo que cerca da metade deles precisa de UTI.

– Hospital Primavera – 88% de pacientes na UTI / 88% em internamento – também de Aracaju; não há condições de ampliação de leitos, diante da ausência de ventiladores (respiradores); na primeira onda da Covid-19 chegou a 84 pacientes internados, enquanto na segunda onda chegou a 97 pacientes, registrados no dia 15; primeira onda cerca de 30% dos pacientes iam para UTI, na segunda onda acima de 50% dos pacientes necessitam de UTI.

– Hospital Unimed – 83% dos pacientes são de Aracaju; foram realizadas diversas adaptações no Hospital para atendimento aos pacientes, mas está esgotada a capacidade de ampliação, respeitando os espaços existentes e as equipes médicas para assistência; está em 126% da taxa de ocupação, com recursos humanos esgotados no mercado e sem vaga para pacientes graves; internou no mês inteiro de julho de 2020 (pico da primeira onda da pandemia) o mesmo número de pacientes em março de 2021 no período de 15 dias, demonstrando que a segunda onda é muito mais grave, devido a taxa de internação, gravidade dos casos e tempo de internação; os pacientes agravam em 24 horas, necessitando mais rapidamente de intubação.

– Hospital Renascença – 02 pacientes estão intubados na urgência e 06 pacientes estáveis esperando vaga na UTI, pois podem desestabilizar a qualquer momento; a urgência foi transformada em UTI de contingência para conseguir manter o atendimento para pacientes com Covid-19; 28 pacientes estão intubados na UTI.

– Hospital Gabriel Soares – atende apenas pacientes da Rede Hapvida; a média de ocupação é de cerca de 80 a 90%, já tendo atingido semana passada o patamar de 100%; 90% desses leitos Covid-19 são pacientes de Aracaju.

– Clínica Santa Helena – gestantes com Covid-19 são encaminhadas pelos hospitais gerais para realização dos partos na maternidade e posteriormente retornam para o hospital de origem; não possui UTI adulto.

Fonte:  MPSE

CIDADÃO ENVIA CARTA AO COMANDO DA PMSE PEDINDO QUE AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS SEJAM REFORÇADAS PARA SALVAR VIDAS.


Nessa terça-feira, 16, um homem procurou o Comandante da Polícia Militar de Sergipe para fazer um desabafo. Por meio de uma carta, ele solicita que as autoridades possam intensificar as medidas de proteção e combate ao coronavírus com o objetivo de diminuir a disseminação da pandemia. Ele está com a filha internada em um dos hospitais da capital, relata que está vivendo uma situação desesperadora e apela para que que outras pessoas não precisem passar por essa mesma condição.

“Boa noite, Sr Cmt

Minha filha tá evoluindo. Hoje o RX indicou que o pulmão tá bem. Já não tem mais pneumonia. Os exames de sangue também estão bem. Mas precisa terminar o antibiótico venoso e ficar aqui em observação. Soube que o tempo mínimo era 14 dias. Mas o hospital está cheio. Aqui dentro tá misturado pessoas com COVID e pessoas sem COVID, como por exemplo o Salão da UTI pediátrica.

Pelo que tenho entendido aqui, estão cogitando mandar minha filha pra casa após o décimo dia e ela terá que terminar o tratamento em casa. Se piorar, deve voltar. Porém não sei se, saindo daqui, terá a vaga se precisar retornar. Uma das recomendações que a pediatra tem conversado é que minha filha faça os exames nos laboratórios particulares (fora do hospital) pra acompanhar se ela realmente estará evoluindo, caso venha sair do hospital após o décimo dia. Em alguns casos, o paciente precisa de 21 dias pra se recuperar.

A situação é complicadíssima!! Tanto pra mim que não quero sair sem ter a certeza de que minha filha está bem, como para quem está aguardando vaga pra ser atendido. O conflito ético é gigantesco. É preciso fazer alguma coisa aí fora pra evitar que as pessoas precisem de atendimento hospitalar. 

Segundo os jornais, A Unimed está fechada. O Primavera também. O São Lucas também está lotado. O SUS está operando além da capacidade. As pessoas estão brigando por leito e não tem vaga pra atende-las. Se o isolamento realmente diminuir a propagação do vírus, as autoridades devem fazer algo imediatamente.

Obs: na Ala que estou somente minha filha que não está contaminada com coronavírus. Estamos enclausurado aqui no quarto e temos medo até de ser atendido pelos profissionais do próprio hospital, pois eles atendem o quarto de minha filha e os demais quartos. Aqui dentro eu e minha esposa fazemos tudo em relação ao tratamento de minha filha (ministrar remédios, conferir sinais vitais, limpeza do quarto, etc) para que nenhum funcionário necessite entrar. Ficar aqui no meio da COVID também não é boa opção, já que estamos misturados.

O nosso sistema de saúde, seja ele público ou privado, não foi construído pra operar com essa demanda atual, até porque essa situação é excepcional. Então realmente teremos problemas estruturais. Não vai dar pra atender todo mundo. Independente da ideologia adotada ou de quem seja a culpa (se é que tem), o sistema de saúde não tem capacidade de atender toda essa demanda, pois não foi feito para isso. Não só aqui no Brasil, mas em qualquer outro lugar do mundo.

Se o isolamento realmente for eficiente pra diminuir a transmissão do vírus e, dessa forma, diminuir a necessidade de várias pessoas precisarem de atendimento hospitalar, as autoridades devem adotar ou buscar outro meio de conter essa situação, pois está um caos.

Os governantes precisam estar juntos pra salvar as vidas dos brasileiros. Essas mortes podem ser evitadas/diminuídas.

Desculpe o desabafo. É preciso fazer algo pra diminuir a propagação do vírus e diminuir a superlotação dos hospitais. Está um colapso.”

A Polícia Militar reforça que não é hora de relaxar e conclama a sociedade sergipana que faça a sua parte, entenda e apoie as ações da Polícia Militar. Estamos nas ruas  para garantir o cumprimento do Decreto Governamental visando garantir a segurança e saúde de todos.

Fonte:  PMSE

AGLOMERAÇÕES EM TERMINAIS DE TRANSPORTE COLETIVO PERSISTEM EM ARACAJU.

Serviço é considerado essencial, já que a maior parte da população depende dele

Os terminais de transporte público na Grande Aracaju seguem registrando superlotações diariamente, e a situação é preocupante, visto que as taxas de ocupação de leitos de UTI de covid-19 em Sergipe ultrapassam 80% no setor público e já atingiram o limite máximo na rede privada de saúde. 

Quem depende deste tipo de serviço essencial não tem muito o que fazer, a não ser correr risco todos os dias. A equipe do F5 News flagrou na manhã desta terça-feira (16) o Terminal de Integração do Mercado, no Centro da cidade, cheio de pessoas muito próximas umas às outras. 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), garante que os ônibus estão circulando normalmente, com 100% dos veículos em horários de pico. Atualmente, a frota é composta por 500 ônibus. 

Haverá alterações durante o período de toque de recolher, anunciado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (15). Segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), irá funcionar com o plano de operação do sistema que é aplicado aos domingos. 

Ainda conforme o Setransp, mesmo com as aglomerações frequentes em terminais e no interior dos ônibus, o serviço de transporte ainda sofre uma queda no número de passageiros de 45% durante a pandemia. Conforme divulgado por meio de nota, o Sindicato diz que está reforçando as medidas de proteção contra a covid-19.

"Foram disponibilizados mais agentes de mobilidade nos Terminais de Integração fazendo o serviço de orientação de embarque/desembarque, medição de temperatura e aspergindo álcool. Além de incentivarem os passageiros a lavarem as mãos nos lavatórios externos disponíveis, com sabonete e papel toalha. O Transporte Público, como um serviço essencial, continua se somando com os demais serviços no combate à pandemia e contribuindo para com a mobilidade de todos", diz o Setransp. 

Fonte e foto:  F5 News (Laís de Melo)

POLÍCIA MILITAR EMITE NOTA PÚBLICA INFORMANDO SOBRE A PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS LITORÂNEAS.


A Polícia Militar do Estado de Sergipe informa que vai monitorar o movimento de veículos, em razão da proibição de estacionamento em toda a extensão das Avenidas Santos Dumont e Inácio Barbosa (vias litorâneas de Aracaju), situadas entre a praia de Atalaia e a praia do Mosqueiro, a partir das 5h do sábado, 20, até às 5h da próxima segunda-feira, 22.

As novas medidas de restrição contra Covid-19, instituídas pelo Governo do Estado, tem o objetivo de evitar aglomerações e conter o avanço da covid-19 em Sergipe.

Diante do atual cenário da pandemia, a Polícia Militar conta a compreensão e a colaboração de todos para o efetivo cumprimento das medidas preventivas.

Fonte:  PMSE

CAPITÃO SAMUEL PARABENIZA NOSSA LINDA ARACAJU PELOS SEUS 166 ANOS.


Parabéns minha linda Aracaju pelos seus 166 anos. O meu amor por você tem sido demostrado através da minha luta, na busca  de cada vez mais  trazer   desenvolvimento e riqueza  para  nossa cidade.

Deputado Estadual
Capitão Samuel
                 
 #Aracaju #EmancipaçãoPolítica #Aracaju166anos

RECADASTRAMENTO ANUAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA UNIÃO É ADIADO.

Prova de vida está suspensa até 31 de maio

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União de hoje (16) instrução normativa que suspende até 31 de maio o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis – procedimento adotado como prova de vida para a manutenção de benefícios.

Segundo a medida, após essa data o beneficiário deverá fazer a comprovação de que está vivo para a continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos. Até lá, estarão suspensas as visitas técnicas para fins de comprovação de vida.

A decisão não se aplica ao recadastramento de aposentado, pensionista ou anistiado político cujo pagamento do benefício esteja suspenso na data de publicação da instrução.

No entanto, está previsto que as Unidades de Gestão de Pessoas poderão receber solicitações de restabelecimento excepcional dos pagamentos de proventos e pensões suspensos por meio do “módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento ‘Restabelecimento de Pagamento – covid-19’ ".

A suspensão da necessidade de comprovação de vida é uma das medidas de proteção visando o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Fonte:  Agência Brasil

POLÍCIA ENCERRA FESTA CLANDESTINA COM DROGAS E BEBIDAS EM ITABAIANA.




Equipes das polícias Civil e Militar deflagraram uma operação policial e encerraram uma festa, com aglomeração de pessoas, em uma chácara de Itabaiana, na tarde dessa segunda-feira, 15.

Na ação policial, houve prisões por posse de drogas, corrupção de menores, fornecimento de bebidas alcoólicas a menores, além do descumprimento de medida sanitária e perturbação do sossego. A operação foi desencadeada por policiais civis de Itabaiana e de Ribeirópolis em conjunto com a Força Tática do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciopac).

De acordo com os delegados Gregório Bezerra, Kherton Rafael e João Agra, a ação policial surpreendeu em flagrante cerca de 15 pessoas em uma chácara ao lado de um motel, às margens da BR-235. Dentre os envolvidos, estavam três meninas menores de idade, sendo uma delas com apenas 12 anos.

Além disso, os suspeitos estavam aglomerados, sem o uso de máscaras, fazendo o uso de bebidas alcoólicas. A ação policial também resultou na localização de comprimidos contendo anfetamina. Após revista, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para realização dos procedimentos legais.

Os delegados destacaram também que, neste momento difícil de pandemia, a polícia, como instituição essencial à vida em sociedade, continua desempenhando seu trabalho e estando à disposição daqueles que precisarem. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo é garantido.

Fonte e fotos: SSP/SE

6º BATALHÃO APREENDE ARMA DE FOGO ARTESANAL NA CIDADE DE ESTÂNCIA.


Durante a noite dessa segunda-feira, 15, policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) efetuaram a preensão de uma arma de fogo artesanal na cidade de Estância, Região Sul do estado.

O flagrante foi realizado por volta das 22h, momento em que populares alertaram os policiais sobre uma possível ocorrência de cárcere privado no Conjunto Habitacional Recanto Verde.

No endereço denunciado, a equipe da Força Tática visualizou um homem saindo da residência com uma mochila nas costas. Ao perceber a viatura, o suspeito retornou para casa, onde escondeu a bolsa.

Diante da atitude suspeita, os militares iniciaram as buscas e localizaram uma arma de fabricação caseira dentro da mochila. Na residência não foi constatada a ocorrência de cárcere privado.

Fonte e foto:  PMSE

7º BATALHÃO APREENDE ARMA DE FOGO NA ZONA RURAL DE LAGARTO.


Na manhã desta terça-feira, 16, policiais militares do 7º Batalhão apreenderam uma arma de fogo no Povoado Jenipapo, zona rural do município de Lagarto.

O revólver calibre 38 foi apreendido no momento em que equipes do 7º Batalhão efetuavam buscas por jovem suspeito de integrar uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas e roubo de motocicletas na região. O infrator estava sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, mas violou o monitoramento durante a prisão da sua companheira por tráfico de drogas, nessa segunda-feira, 15.

De acordo com denúncias efetuadas por populares, o foragido estaria usando a casa da sua mãe para esconder a arma e motos roubadas. Com a chegada dos policiais na residência denunciada, a genitora resolveu colaborar, entregando o armamento com seis munições, assim como uma quantia em dinheiro de origem suspeita.

Diante dos fatos, a senhora foi conduzida à Delegacia Regional de Lagarto, na companhia do seu esposo, que também se encontrava na residência onde a arma de fogo foi apreendida.

Fonte e foto:  PMSE

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA R$ 50 MILHÕES EM CREDITO PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES.

Linha especial via Banese visa dar suporte para enfrentamento às restrições da pandemia

Conforme antecipado pelo governador Belivaldo Chagas, na última segunda-feira (15), durante coletiva de imprensa, o Banese disponibilizará R$ 50 milhões em crédito para pequenos empreendedores do setor de bares, restaurantes, pousadas, casas de espetáculos e outros tipos de empreendimentos ligados aos setores gastronômico, cultural, de turismo e de entretenimento, com o objetivo de beneficiar os empreendimentos no enfrentamento às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Os últimos detalhes foram definidos em reunião do governador com representantes do Banese e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na manhã desta terça-feira (16). “Desde o início da pandemia da Covid-19 que estamos tentando auxiliar os setores mais afetados pelas medidas de combate à doença, e agora não poderia ser diferente. Sabemos que o momento continua impondo dificuldades a todos e o governo do Estado não poderia deixar de ajudar estes empreendimentos, que garantem renda e empregos para milhares de sergipanos e sergipanas”, pontuou o governador Belivaldo Chagas.  

A medida deve contar com suporte do Fundo de Aval do Estado (Faes). As linhas de crédito serão destinadas a microempresas e empresas de pequeno porte pertencentes aos setores industrial, comercial e de serviços, além de empresários individuais, profissionais liberais e que atuam no setor informal da economia, conforme previsto na relação de beneficiários do Faes.

Serão disponibilizados até R$ 72 mil para pessoas jurídicas e até R$ 10 mil para pessoas físicas, com taxas que partem de 0,5% ao mês. O prazo é de até 60 meses, incluindo a carência de até 12 meses.

Fonte e foto:  Governo de Sergipe

JUSTIÇA PODE PUNIIR JUIZ QUE "AGLOMERA" EM CASA, MAS "SILENCIA" SOBRE OS ÔNIBUS!


Este colunista não o conhece, não tem qualquer relação de proximidade, nunca trabalhou ou trabalha para o juiz de Direito Aldo de Albuquerque Mello, mas da mesma forma e veemência com que condena a “hipocrisia” de alguns setores no tratamento dispensado para os mais pobres, também sai em defesa do magistrado sergipano: por uma postagem que fez em suas redes sociais, no final de semana, em um almoço com sua família, dentro de casa, Aldo está sujeito a um procedimento disciplinar.

Com todo respeito ao senhor Corregedor-Geral de Justiça de Sergipe, Desembargador Diógenes Barreto, e desde já, como perguntar não ofende jamais, que crime cometeu o juiz Aldo em postar uma foto, dentro de sua residência, em um almoço com sua família? Ahh é pelo fato de ele ter feito uma brincadeira dizendo que estava “aglomerando” com os seus? Por isso ele está “fazendo apologia” à aglomeração? Será que todos nós, sergipanos e brasileiros, mantemos o “distanciamento social” dentro de nossas residências, no almoço ou jantar?

Será que todos nós, que estivermos com nossos filhos reunidos em uma mesa e ao registrarmos esse momento nas redes sociais, porque estamos “aglomerando”, seremos igualmente investigados e/ou penalizados? Isso é razoável? Isso é hipocrisia! Centenas de sergipanos, por exemplo, vêm sendo flagrados em eventos clandestinos, “aglomerando”, e equivocadamente sem máscara e álcool em gel, mas eles foram responsabilizados ou penalizados? E por que apenas o juiz será investigado?

Antes que digam que este colunista está fazendo a defesa porque se trata de um magistrado, por que, por exemplo, essa mesma Justiça parece “cega” diante da superlotação que temos no transporte coletivo da Grande Aracaju? Um magistrado dificilmente utiliza esse meio de locomoção (aqui não tem hipocrisia), mas sim o trabalhador da construção civil, do comércio, os estudantes, as empregadas domésticas e diaristas, os vigilantes, professores, jornalistas, dentre outras categorias tão dignas quanto um juiz. Mas, e a Justiça?

Se o juiz Aldo de Albuquerque Mello está dentro de sua residência, junto aos seus familiares, celebrando a sua vida, o fato de ter sobrevivido até agora à COVID-19, qual o problema nisso? Apologia? Por que a Justiça não determina que o transporte coletivo não pode, enquanto durar a pandemia, ter passageiros sem isolamento, aglomerando? Por que não toma decisão parecida em relação aos terminais de integração? Por que não impõe isso à Prefeitura de Aracaju, à SMTT? Por que não cobra por fiscalização dos vereadores e da Câmara Municipal?

Com todo respeito, parece que vivemos em um “mundo de faz de conta” e setores da imprensa têm grande responsabilidade nisso! Tem que acabar com essa hipocrisia por motivos políticos obscuros! Isso soa mais para restrição de direito, de liberdade, soa como perseguição e picuinha! Uma postagem de um “rico” na rede social incomoda, mas os registros diários com forte risco de infecção dentro dos ônibus parecem comuns? A vida do pobre não importa? Nem se ele protestar na rede social? Melhor nem falar de “outras aglomerações”...

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

BOLSONARO ANUNCIA MARCELO QUEIROGA COMO NOVO MINISTRO DA SAÚDE.

Médico cardiologista substituirá o general Eduardo Pazuello

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta segunda-feira (15), nas redes sociais, ter acertado a nomeação do médico Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. Os dois se reuniram ao longo da tarde no Palácio do Planalto para discutir a troca no comando da pasta. O anúncio também foi feito pelo presidente durante conversa com apoiadores na porta do Palácio do Alvorada. 

"Foi decidido agora a tarde a indicação do médico Marcelo Queiroga para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já o conhecia há alguns anos então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias, e tem, no meu entender, tudo para fazer um bom trabalho dando prosseguimento em tudo que Pazuello fez até hoje", afirmou Bolsonaro na conversa transmitida pelo site Foco do Brasil, mantido por apoiadores do presidente.

Mais cedo, o ministro Eduardo Pazuello deu uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à pandemia de covid-19 e confirmou que o presidente mantinha tratativas para a sua substituição na pasta . 

A nomeação de Queiroga será publicada na edição de amanhã (16) do Diário Oficial da União e o processo de transição no ministério deve durar entre uma e duas semanas, disse o presidente. 

Nas redes sociais, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, também comentou a indicação de Queiroga, classificando o Ministério da Saúde como “uma das pastas mais desafiadoras e relevantes” do governo.

Perfil

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoal e se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele fez especialização em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Sua área de atuação é em hemodinâmica e cardiologia intervencionista e atualmente Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Com a indicação, Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia de Covid, há exatamente um ano. Passaram pela pasta, neste período, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, seguido depois pelo general Eduardo Pazuello, do Exército. 

O principal desafio do novo ministro será acelerar o processo de vacinação em massa da população. Até agora, o país vacinou cerca de 4,59% da população com a primeira dose de imunizantes, percentual que corresponde a 9,7 milhões de pessoas. O Brasil acumula, até o momento, mais de 279 mil mortes por covid-19.

Foto:  Geraldo Magela/Agência Senado

Fonte:  Agência Brasil

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA APREENDE 107 TROUXINHAS DE MACONHA E PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO NA BARRA DOS COQUEIROS.


Na última sexta-feira, 12, policiais militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) apreenderam uma quantidade significativa de maconha e prenderam um suspeito de tráfico ilícito de drogas na Barra dos Coqueiros.

Durante o policiamento preventivo no Loteamento Olimar, equipes da Radiopatrulha perceberam que um homem em atitude suspeita notou a presença da viatura e tentou fugir do local.

Sem êxito na tentativa de se livrar do flagrante, o suspeito foi interceptado logo em seguida. Durante a abordagem policial, ele foi flagrado com 107 trouxinhas de maconha, aproximadamente 130 gramas; uma balança de precisão portátil e R$ 30,00.

O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foram tomadas as medidas legais.

Fonte e foto:  PMSE

5º BATALHÃO INTERROMPE FESTAS QUE CAUSAVAM PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO E DESCUMPRIAM DECRETO GOVERNAMENTAL.

As ações foram registradas no último sábado em Nossa Senhora do Socorro


Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) interromperam duas festas realizadas nesse sábado, 13, no município de Nossa Senhora do Socorro, após denúncias de perturbação do sossego alheio e descumprimento do Decreto Governamental de combate à disseminação do coronavírus.

Nos dois casos, os policiais militares receberam denúncias de aglomeração de pessoas e desrespeito ao Decreto Governamental, como também, do uso abusivo de equipamentos sonoros, caracterizando a perturbação do sossego alheio.

Com isso, os proprietários tiveram os aparelhos de som apreendidos e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência para responderem posteriormente em âmbito judicial.

Fonte e foto:  PMSE

POR FALTA DE ESPAÇO FÍSICO, O HUSE PODE OCUPAR O "CORREDOR DA CATÁSTROFE", QUE FORA USADO A ANOS POR OUTROS PROBLEMAS.


O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse, nesta segunda-feira (15), durante entrevista após reunião do Comitê Técnico Científico, que “não temos mais condições de abrir UTI na velocidade que estão chegando pacientes, não há mais condições de espaço para ampliar leitos dentro do Huse. Por falta de espaço físico, “já vamos começar a ocupar o corredor da catástrofe, aquele que em outros momentos tinha paciente, por falta de gestão ou outros problemas”.

O governador enfatizou o crescimento de novos casos da doença entre os jovens e pessoas com menos de 40 anos, que estão ocupando mais enfermarias e UTIs, e ainda que, se “o número de doentes continuar a crescer, pode faltar, inclusive, insumos nos hospitais”.

– Há um limite, não tem como sair abrindo leitos todos os dias. A questão não é espaço físico, é falta de recursos humanos. E se continuar este ritmo vai faltar insumos, EPIs (equipamentos de proteção), vai faltar tudo”.

Crédito no Banese – O governador Belivaldo Chagas informou ainda, durante a entrevista, que será anunciado nesta terça-feira (16), uma linha de crédito do Banco do Estado do Estado de Sergipe (Banese), voltada para bares e restaurantes.

O Banco do Estado vai disponibilizar R$ 50 milhões para operações de crédito, que terão juros subsidiados.

Fonte:  Faxaju

segunda-feira, 15 de março de 2021

AMASE EMITE NOTA PÚBLICA SOBRE POSTAGEM DO JUIZ ALDO ALBUQUERQUE DE MELO DEFENDENDO A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, DE EXPRESSÃO E DE CRÍTICA, CONSAGRADA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.


NOTA PÚBLICA

A respeito das atuais notícias veiculadas na imprensa local, referentes às postagens em redes sociais pelo magistrado Aldo Albuquerque de Melo, a AMASE – Associação dos Magistrados de Sergipe, ao tempo em que se solidariza com as famílias enlutadas das mais de 270 mil vítimas brasileiras da COVID-19 e ratifica o necessário cumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia adotadas pelas 3 esferas governamentais, reafirma que a liberdade de manifestação do pensamento e de expressão são pilares fundamentais da democracia e do controle social das instituições, bem como que as referidas postagens retratam ambiente familiar com reduzido número de pessoas, sem minimizar a gravidade da pandemia e a necessidade dos cuidados.

A Constituição Federal/1988 assegura a liberdade de manifestação do pensamento, de expressão e de crítica, como corolário da cidadania (art. 5°, incisos IV e IX, e art. 220).

A AMASE atuará em defesa das prerrogativas do associado, zelando pela garantia dos direitos fundamentais e constitucionais de todos os magistrados sergipanos.

É permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte.

Fonte:  Amase

GOVERNO DE SERGIPE DECRETA TOQUE DE RECOLHER.


Nesta segunda-feira, 15, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, após reunião extraordinária com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), determinou toque de recolher, a partir da próxima quarta-feira, 17, das 20h até às 05h.

O governador não descartou a possibilidade de lockdown nas próximas semanas, afirmou que as decisões serão tomadas "de acordo com o comportamento da população".

Ele também anunciou a suspensão do ponto facultativo, anunciado para o dia 17 deste mês. Ainda decretou o fechamento de todas as praias no próximo sábado (20) e domingo (21).

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste domingo (15), 549 novos casos foram confirmados e 18 mortes que estavam em investigação, foram confirmadas. Em Sergipe, até o momento, 158.800 pessoas já testaram positivo para a covid-19 e 3.123 morreram. 147.621 pacientes foram curados.

Fonte:  A8 SE

O FRACASSO DAS "AUTORIDADES LOCAIS" NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19.


Quase todos os governadores dos 27 estados brasileiros, incluindo-se aí o do Distrito Federal, terão pelo menos uma coisa em comum nas suas biografias: o fracasso diante da Covid. Uns tiveram resultados piores que os dos outros, outros erraram mais do que uns, e a maioria teve a coparticipação entusiasmada dos prefeitos no fiasco geral. Mas todos foram derrotados. Estão querendo, ao que parece, fazer “um pacto nacional” para dizer o quanto são bons. Não vai adiantar nada.

Não é uma questão de ponto de vista. Os fatos mostram que os governadores – “autoridades locais”, como foram definidos pelo STF – estão administrando a Covid com autonomia e com responsabilidade exclusiva, no mundo das coisas práticas, há mais de um ano. Passado este tempo todo, os hospitais públicos sob a sua gerência direta estão em colapso – sem leitos suficientes nas UTIs, sem equipamento adequado, e sem outras coisas essenciais para o tratamento da doença. São eles mesmos que dizem isso.

Por que os hospitais públicos estão em colapso, se os governadores tiveram um ano inteiro, e mais de R$ 30 bilhões em verbas da União, para cuidarem do serviço? Não pode ser porque foram competentes e tiveram azar. Não pode ser porque houve uma quantidade de infectados não prevista, ou porque ocorreu alguma outra surpresa. Não foi por culpa de seres extra-terrestres. O que aconteceu, para quem não quer ser enganado com palavrório vazio, é que os responsáveis fizeram mal o trabalho que estavam obrigados a fazer.

Durante este ano em que tiveram plenos poderes para tratar da epidemia quase todos os governadores brasileiros, com a participação dos prefeitos, fizeram o que bem entenderam e não tiveram de responder legalmente por nada. Governaram por decreto-lei, fizeram compras sem licitação, proibiram a entrada nos parques públicos, fecharam o comércio, fecharam a indústria, fecharam as escolas. Há um ano vivem e governam para um mundo exclusivo da classe média alta, e daí para cima – o mundo do “home office”, do “delivery” e do “fique em casa”, facilidades não disponíveis para a imensa maioria da população brasileira. Em troca, temos 260 mil mortos e hospitais quebrados.

Os governadores já puseram a culpa do seu fracasso no presidente da República, porque, entre outros delitos anti-distanciamento social, ele não usa máscara, faz discurso em aglomeração e diz que se cansou do “mimimi” em torno da epidemia. Agora, para reforçar, deram de jogar a culpa em ninguém menos que os próprios cidadãos que governam – em seu modo de ver as coisas, são eles que estão causando a doença, por não obedecerem às ordens dos “comitês de salvação pública” montados dentro dos governos estaduais para gerir a Covid.

Não importa que todos obedecem a maioria das ordens, e na maioria do tempo – se foi até a esquina sem máscara, ou coisa parecida, o indivíduo começa a ser visto como um marginal pelas “autoridades locais”. Tanto faz, também, que as ordens que os governadores vêm dando há um ano não tenham servido para rigorosamente nada em termos de reduzir mortes e infecções – que, ao contrário, só aumentam. A culpa, agora, não é mais apenas do presidente. É também da população. Aí eles socam multa em cima das pessoas – e ficam com a consciência em paz.

Por J.R. Guzzo

Fonte e leia mais em:  https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/governadores-fracasso-enfrentamento-covid/