domingo, 31 de outubro de 2021

EM MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE SUPERAÇÃO ÀS ADVERSIDADES SOFRIDAS, POLICIAIS MILITARES REALIZAM MAIS UMA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM PROPRIÁ.


Neste domingo, dia 31, policiais militares do 2º Batalhão, durante patrulhamento ordinário,  na região da secretaria de saúde de Propriá, realizaram mais uma prisão por tráfico de drogas. 

Consoante diretrizes do senhor secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe, o 2° Batalhão, bem como, a delegacia Regional de Propriá, vem intensificando às ações de combate ao tráfico de drogas na região do Baixo São Francisco. 

E neste domingo, mais um traficante foi preso com mais de 60 buchinhas de maconha, que seriam comercializadas na orla de Propriá neste feriadão. 

O suspeito foi encaminhado à delegacia de Propriá para as providências legais.

Fonte e foto:  2º BPM

2º BATALHÃO PRENDE INFRATOR QUE CAUSOU TUMULTO E DESACATOU POLICIAIS MILITARES NA ORLA DE PROPRIÁ CHAMANDO-OS INCLUSIVE DE IDIOTAS.


No final da noite deste sábado, dia 30, policiais militares do 2º Batalhão, durante policiamento na orla de Propriá, tiveram o dissabor de presenciar uma ocorrência onde um cidadão, sem qualquer razão,  desacatou a guarnição. 

Não obstante a paciência e profissionalismo dos militares, o cidadão mesmo orientado a sair do local, xingou a guarnição, inclusive de idiota, além de dizer outros impropérios. 

Talvez confiante num suposto apadrinhamento político ou financeiro, o infrator foi apresentado, recebendo voz de prisão, sendo encaminhado à delegacia de Propriá para as providências legais.

Fonte:  2º BPM

HOMEM É ATROPELADO E MORRE NA AVENIDA SANTOS DUMONT, NA ORLA DA CAPITAL.


Um homem morreu por volta de uma hora deste sábado (30), após ser atropelado por um veículo Honda City, na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, em Aracaju.

As informações passadas pela Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN) são de que o condutor do veículo fugiu do local.

Ainda segundo a CPTRAN, logo após, ele ligou para o 190 assumindo o fato e se apresentou a polícia e foi conduzido a delegacia para os devidos procedimentos.

Fonte e foto:  CPTRAN

11º BATALHÃO PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM TOBIAS BARRETO.


Neste sábado, 30, militares do 11º Batalhão de Polícia Militar, prenderam um homem por tráfico de drogas em Tobias Barreto.

Os militares estavam de folga, realizando compras na feira livre do município, quando observaram um homem comercializando drogas na região, detiveram o mesmo e solicitaram apoio à uma viatura da Força Tática. Com ele foram encontradas 20 pedras de crack, dinheiro, uma faca e uma tesoura.

O caso foi encaminhado à Delegacia para a realização das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

CONFIANÇA PERDE PARA O LONDRINA EM PLENA ARENA BATISTÃO E REBAIXAMENTO É QUASE CERTO.


Jogando na Arena Batistão, em Aracaju, neste sábado, 30, o Confiança perdeu para o Londrina, do Paraná, por 2 a 0.

A derrota complica o Confiança na luta contra a queda para a Série C.

O jogo fechou a  32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Com apenas 31 pontos ganhos, o Confiança jogará na próxima quarta-feira contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, a partir das 19h, pela 33ª rodada.

Fonte:  NE Notícias

3º BATALHÃO RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA EM MOITA BONITA.


Na noite desta sexta-feira, 29, militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) recuperaram um veículo roubado logo após o assalto, em Moita Bonita.

A equipe realizava rondas quando recebeu a informação, via funcional, que uma motocicleta CG vermelha havia sido tomada de assalto. Com as características dos indivíduos, os militares realizaram diligências no Povoado Candeias, quando visualizaram dois homens que fugiram assim que perceberam a presença da guarnição.

Os homens abandonaram a moto e efetuaram disparos contra a equipe que revidou a injusta agressão, porém os dois conseguiram fugir por um matagal.

O veículo recuperado foi conduzido à Delegacia de Moita Bonita para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

FORÇA TÁTICA DO 5º BATALHÃO APREENDE MAIS DE 22 QUILOS DE MACONHA EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.


Na noite desta sexta-feira, dia 29, militares da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) apreenderam mais de 22kg de maconha no Bairro Capadócia, em Nossa Senhora do Socorro.

As equipes realizavam rondas na região da Capadócia, quando foram informados que havia um movimento estranho em uma casa abandonada nas proximidades. Ao chegarem no local, notaram a porta entreaberta e no primeiro cômodo foram encontradas duas caixas abertas contendo vários tabletes de maconha e uma balança.

O material apreendido foi levado até a Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

2º BATALHÃO CONDUZ SUPEITO DE ESTUPRO À DELEGACIA APÓS DENÚNCIA. FATO OCORREU NA CIDADE DE MURIBECA.


Na manhã desta sexta-feira, dia 29, policiais militares do 2º Batalhão receberam denúncia por parte da genitora de uma mulher, asseverando que sua filha teria sido estuprada, na cidade de Muribeca. 

Diante da denúncia e da confirmação da vítima, os Policiais Militares localizaram o suspeito,  encaminhando os envolvidos à delegacia de Capela para as providências legais.

Fonte:  2º BPM

POLICIAIS MILITARES DO 2º BATALHÃO PRENDEM SUSPEITO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA CIDADE DE TELHA.


No início da tarde desta sexta-feira, dia 29,  policiais militares do 2° Batalhão, após denúncias de populares, diligenciaram até o povoado São Pedro, no município de Telha.

Na localidade foi constatada a infringência da Lei Maria da Penha, sendo o suspeito,  esposo da vítima,  encaminhado à delegacia de Propriá para as providências legais.

Fonte:  2º BPM

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E CUMPRE MANDADOS CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA RESPONSÁVEL POR TRÁFICO.

Durante a Operação Guariba, traficantes foram presos e drogas e veículos apreendidos


Atualizada às 9h35 - O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (Denarc) deflagrou na manhã desta sexta-feira (29) a Operação Guariba para desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas nas regiões da Barra dos Coqueiros e conjunto Bugio, na zona norte de Aracaju. A ação policial resultou em dez prisões, além da apreensão de drogas, uma arma de fogo, dinheiro e três veículos.

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. O líder do grupo foi preso em uma casa na Barra dos Coqueiros, onde os investigadores do Denarc cumpriram um mandado de prisão contra ele. No sítio do traficante, em Itaporanga D'Ajuda, os policiais também fizeram buscas a fim de encontrar armas e drogas.

O trabalho faz parte de investigações que duraram cerca de seis meses no Denarc e envolvem traficantes que atuam na capital sergipana. A operação foi deflagrada depois de informações anônimas que chegaram pelo Disque Denúncia 181 e também com o cruzamento de investigações.

"Eles se associavam para praticar o tráfico de drogas e dois deles são apontados como os lideres do grupos e são quem distribuíam as drogas para traficantes menores. Eles não vendia para usuários. A droga vinha de fora do estado, mas eles são daqui de Sergipe. Alguns deles já tem processos criminais na justiça e um deles já respondeu por homicídio", detalhou o delegado Hugo Leonardo.

O nome da Operação se refere a uma das denominações usadas para classificar o macaco Bugio, animal bastante encontrado originalmente na região onde foi edificado o atual conjunto Bugio, na zona norte de Aracaju. Lá, está a sede do Denarc. "Nós estamos em um combate incessante contra o tráfico de drogas e não vamos permitir que organizações criminosas se estruturem no estado e no conjunto onde está a sede do nosso Departamento", comentou o delegado Hugo Leonardo, que coordena a operação.

O trabalho contou com o apoio da Delegacia da Barra dos Coqueiros, do setor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa que atua na região da Barra dos Coqueiros, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), das Delegacias de Ribeirópolis, Campo do Brito, Itabaiana e Estância, da Delegacia Regional de Lagarto, da Divisão de Inteligência (Dipol), e da Guarda Municipal de Aracaju. As investigações serão mantidas para chegar a outras pessoas. No final da operação, outras informações serão compartilhadas com a imprensa.

Fonte e fotos:  SSP/SE

GOVERNO DE ALAGOAS CANCELA CONCURSOS DA POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS.


A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) anunciou nesta sexta-feira, 29, o cancelamento das fases já realizadas dos concursos das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Em vídeo postado no Instagram (assista abaixo), o secretário Fabrício Marques explica que a decisão foi tomada após o término da primeira fase da Operação Loki, que constatou a existência de um esquema de alcance nacional de tentativa de fraudes em concursos públicos, e por não conseguir, apesar das investigações, identificar exatamente quais foram os beneficiados com o esquema. 

 "A Seplag decidiu cancelar as fases já realizadas de três concursos da SSP após o resultado da primeira fase da operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil. A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra a lisura não só das provas da Polícia Militar de Alagoas, mas também dos certames da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros", anunciou o secretário.

"Eu queria enfatizar para vocês que temos esse item no edital. O item 15.27 diz o seguinte: 'se a qualquer tempo for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato se utilizou de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público'. Mas pela impossibilidade da identificação dos beneficiários o Estado tomou a decisão pelo cancelamento das fases atuais. A gente vai retomar essas fases que já foram realizadas até agora. A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que de fato possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados. A Seplag lamenta a medida que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana e repudia a ação dos envolvidos no crime", explicou Marques.

"A secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que rege a realização de um concurso público. E mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas. Essa é a posição, a nossa decisão oficial do estado", enfatizou o secretário.

Fonte:  TNH1

8º BATALHÃO PRENDE ASSALTANTE DE ESTUDANTES NO BAIRRO GETÚLIO VARGAS.


Na tarde dessa quinta-feira, 29, militares do 8º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem em flagrante por roubo, nas proximidades do Colégio John Kennedy, no Bairro Getúlio Vargas.

Os policiais faziam patrulhamento na área, quando, por volta das 12:40h, foram chamados por várias pessoas, que apontavam para um popular correndo, tentando alcançar um suspeito de ter roubado duas estudantes na saída da escola.

Os militares abordaram e revistaram o acusado, e encontraram com ele uma faca tipo peixeira. Segundo o mesmo, ao ser perseguido, se livrou dos aparelhos que havia roubado das adolescentes.

Ele foi preso e levado para delegacia, para que fossem tomadas as medidas necessárias.

Fonte e foto:  PMSE

PRESÍDIO DO SANTA MARIA REGISTRA CONFUSÃO ENTRE DOIS INTERNOS.


No final da manhã desta sexta-feira, 29, um confusão envolvendo dois internos do Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho (Compajaf) foi registrada na unidade prisional.

O princípio de confusão coincidiu com a visitação dos parentes dos internos, mas não afetou a liberação das visitas dos familiares. Tudo transcorreu normalmente.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a situação foi rapidamente controlada e solucionada. O motivo da briga não foi informado.

Foto:  Sérgio Henrique/Sindppen

Fonte:  Infonet (João Paulo Schneider)

SERGIPE CONGELA ICMS DO COMBUSTÍVEL POR 90 DIAS.

A iniciativa do Governo de Sergipe visa reduzir o impacto do valor do combustível para o consumidor e será válida até 31 de janeiro de 2022

O Governo do Estado vai congelar o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis em Sergipe, que serve como base de cálculo para efeito de tributação do ICMS. A proposta foi aprovada na manhã desta sexta-feira (29), por unanimidade, em reunião extraordinária, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e anunciada pelo governador Belivaldo Chagas em seu Twitter.

A iniciativa do Governo de Sergipe visa reduzir o impacto do valor do combustível para o consumidor e será válida, excepcionalmente, de 1º de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. “Em reunião do Confaz, com nossa defesa e voto favorável, definiu-se que mesmo que a Petrobras siga reajustando o preço dos combustíveis, Sergipe vai cobrar o ICMS congelado até 31 de janeiro de 2022”, pontuou Belivaldo Chagas.

Embora, em Sergipe, a tarifa percentual do ICMS do combustível não tenha sofrido alterações nos últimos anos, de acordo com a legislação vigente o imposto dos combustíveis é cobrado sobre o valor de venda ao consumidor. O índice é calculado de acordo com as informações enviadas pelo Governo do Estado ao Confaz e é utilizado como valor base para cobrança do ICMS, o qual corresponde a uma parte do preço médio final. Vale destacar que quem determina os preços dos combustíveis não é a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), mas sim o próprio mercado de acordo com a política estabelecida pela Petrobras.

 “Com a tabela sob a qual Sergipe cobra seu ICMS congelada por 90 dias, mesmo se houver aumento na bomba o Estado não irá encaminhar os novos valores ao Confaz e não vai ter alteração de preços como base no ICMS de Sergipe. Se aumentar o preço na bomba, vai ser pela Petrobras, mas nunca em função do ICMS”, reforçou o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz.

Foto:  Mário Souza

Fonte:  Governo de Sergipe

RODOVIA SE-100 QUE LIGA A BARRA DOS COQUEIROS A PIRAMBU SERÁ INTERDITADA NO PRÓXIMO DIA 03/11 PARA TRANSPORTE DE TRANSFORMADOR GIGANTE PARA A TERMOELÉTRICA DE SERGIPE.



A CPTRAN, órgão da Polícia Militar do Estado de Sergipe, realizará o controle  do transito na SE-100 (rodovia que liga Pirambu a Barra dos Coqueiros) no próximo dia 03 de novembro, para auxiliar no deslocamento de um transformador para a termoelétrica localizada na região citada.

O controle do trânsito será feito em forma de “siga e pare” para diminuir ao máximo o transtorno aos cidadãos que precisam transitar na região, bem como aos moradores da cidade e adjacências.

O serviço transcorrerá das 08 as 18 horas, podendo terminar antes da previsão.

Fonte e fotos:  CPTRAN

POLICIAL DO BOPE DE ALAGOAS FRUSTRA ASSALTO E FERE CRIMINOSO DURANTE TROCA DE TIROS EM PERNAMBUCO.


Um policial militar do Bope de Alagoas e sua esposa foram vítimas de uma tentativa de assalto, nesta quarta-feira, 27, no bairro Boa Voagem, na zona Sul do Recife (PE). De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o casal estava trafegando em seu veículo, procurando um restaurante quando foi surpreendido pelos criminosos, que se aproximaram em carro de passeio (Onix de cor preta).

O militar alagoano reagiu ao assalto e houve troca de tiros. Um dos criminosos ficou ferido e o outro conseguiu escapar. As informações foram divulgadas pelas polícias Militar e Civil do estado vizinho.

O assaltante ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Restauração em Recife. Já o comparsa, deixou o local e na mesma noite cometeu um assalto no bairro Candeias. Depois disto, abandonou o carro e fugiu.

A Polícia apurou que essa mesma dupla praticou um assalto na semana passada, em Boa Viagem. As vítimas foram um motorista por aplicativo e os passageiros. Na ocasião a dupla armada roubou o carro do trabalhador e os pertences das vítimas. Eles usaram esse carro para se deslocar ontem durante a abordagem ao casal.

Também é da PMPE a informação de que o assaltante ferido já foi preso diversas vezes e teria deixado a prisão a última vez há cerca de um mês. O PM do Bope foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar esclarecimentos.

Fonte:  Alagoas 24 Horas

INTERNET NO TELEFONE CELULAR: ABRA O OLHO.


Muita gente que usa internet no telefone celular não sabe que 40% do pacote de serviços é gasto com aqueles anúncios automáticos que aparecem nos aplicativos sem a solicitação do cliente. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel, existem ferramentas de bloqueios de anúncios para alguns aparelhos. Outra coisa: do valor total gasto com o celular, cerca de 50% são impostos, taxas e contribuições. Crendeuspai!

Fonte:  blog do jornalista Adiberto de Souza

CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO EM REVENDA DE VEÍCULOS NO MUNICÍPIO DE SIMÃO DIAS.



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) combateu um incêndio em uma revenda de veículos no município de Simão Dias na noite desta terça-feira (26). O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 23h30 e a guarnição do Quartel de Lagarto foi deslocada para o atendimento. Não houve vítimas, mas a edificação precisou ser isolada por conta do comprometimento da estrutura.

“Era uma edificação de dois andares na entrada da cidade. No térreo funcionava uma revenda, onde havia oito carros e uma moto, que foram atingidos pelas chamas. Fizemos o combate e evitamos que o fogo se propagasse para o andar superior. A estrutura da casa foi comprometida, por isso o local precisou ser isolado. A Defesa Civil foi acionada para fazer uma avaliação e o proprietário orientado a solicitar a perícia para identificar a causa. Os moradores das residências vizinhas também foram orientados a deixar o local até que seja uma avaliação sobre a segurança da edificação atingida pelo incêndio”, afirmou o subtenente Clebson Mota.

Fonte e fotos:  CBMSE

COMANDO DO 2º BATALHÃO, SEDIADO EM PROPRIÁ, EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE DENÚNCIA DE ESPANCAMENTO NA CIDADE DE PROPRIÁ.


O 2° BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR,  sediado na cidade de Propriá,  vem a público esclarecer alguns questionamentos referentes a denúncia de espancamento, supostamente protagonizada por um policial militar, na cidade de Propriá .

O policial militar citado nas denúncias, bem como, nos meios de comunicação, reside nesta cidade, todavia, NÃO PERTENCE ao efetivo desta unidade há alguns meses.

Desta forma, não cabe ao comando do 2° Batalhão se pronunciar acerca do PM em tela.

Todas as informações recebidas pela unidade foram repassadas para o setor competente da corporação. 

Destarte, sem  qualquer juízo de valor,  no tocante ao caso concreto, JAMAIS, concordaremos ou permitiremos desvios de condutas por parte de Policiais Militares.

"SOMOS FIRMES, MAS SOMOS JUSTOS".

Tenente-Coronel Flávio Arthur

Comandante do 2º Batalhão

POLICIAL MILITAR DA COMPANHIA DE CAATINGA, PRENDE DOIS HOMENS POR FURTO A RESIDÊNCIA NO BAIRRO FAROLÂNDIA EM ARACAJU, DURANTE O DESLOCAMENTO PARA O TRABALHO.


Nesta quinta-feira, 28, um militar do CIOPAC (Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga) prendeu dois homens por furto a uma residência no Bairro Farolândia, em Aracaju.

O policial militar, lotado na CIOPAC, estava se deslocando para o serviço, quando foi informado por populares que dois homens haviam pulado o muro de uma residência na rua Alferes José Pedro de Brito, no Bairro Farolândia. Ao se deslocar ao local o militar flagrou os homens pulando o muro, de dentro para fora, com a posse de objetos subtraídos da casa.

Durante a abordagem, foi encontrada uma arma branca, um motor de bomba de água, alguns metros de fios de cobre, um cerrote, uma bomba de ar de cama inflável e uma faca peixeira.

Foi solicitado apoio da viatura da área e o caso foi encaminhado para a Delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte:  PMSE

COMPANHIA DE CAATINGA DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO ENVOLVIDO COM TRÁFICO DE DROGAS EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA.


Na tarde da última quarta-feira, 27, equipes da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac) desarticularam um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas no município de Nossa Senhora da Glória. Durante a ação policial ,quatro pessoas foram flagradas transportando entorpecentes, entre maconha cocaína e crack.

O flagrante ocorreu no momento em que os militares surpreenderam os suspeitos desembarcando de um carro nas proximidades do Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe. De acordo com os integrantes da Ciopac, os infratores estavam retornando da cidade de Nossa Senhora da Dores, onde haviam adquirido as drogas para vender em Glória.

Ainda segundo os policiais da Caatinga, o grupo vinha sendo monitorado há cerca de dois meses, após uma série de denúncias que indicava a participação dos suspeitos em vendas de drogas na região.

Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, onde foram entregues mais de 300 gramas de maconha, 50 cápsulas contendo cocaína e 17 gramas de crack, além de mais de 80 cápsulas vazias de cocaína.

Fonte e foto:  PMSE

FORÇA TÁTICA DO 1º BATALHÃO PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO ARTESANAL NO CONJUNTO PADRE PEDRO.


Na tarde desta quinta-feira, 28, militares da Força Tática do 1º Batalhão prenderam um homem por posse ilegal de arma de fogo artesanal, no Conjunto Habitacional Padre Pedro, Zona Sul da capital.

Durante patrulhamento na localidade, a equipe da Força Tática visualizou uma pessoa nas proximidades de uma residência, que ao perceber a presença policial apresentou nervosismo e arremessou um objeto para dentro da casa.

Após abordagem ao suspeito, os militares encontraram, próximo a porta da residência, uma arma de fogo tipo espingarda calibre 12, de fabricação caseira, contendo uma munição.

Diante do flagrante, o infrator foi conduzido à Delegacia Plantonista.

Fonte e foto:  PMSE

5º BATALHÃO PRENDE DOIS HOMENS POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.


Na manhã desta quinta-feira, 28,  militares do 5º BPM (5º Batalhão de Polícia Militar), prenderam dois homens por porte ilegal de arma de fogo, no Conjunto João Alves, Nossa Senhora do Socorro.

A equipe foi acionada via Ciosp para verificar uma denúncia onde dois homens estariam portando arma de fogo na Praça da Juventude. Ao se aproximarem do local, visualizaram os homens. Durante a abordagem os militares encontraram uma arma de fogo, cal. 32, contendo cinco munições, sendo quatro picotadas e uma intacta.

O caso foi encaminhado para a Delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

GOVERNO DE BOLSONARO VETA MÉDICO DE SERGIPE QUE CRITICOU CLOROQUINA, PARA LIDERAR PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO. FOI DISPENSADO ANTES MESMO DE ASSUMIR O CARGO.


O pediatra Ricardo Queiroz Gurgel não irá assumir a coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Ele foi nomeado para o cargo em 6 de outubro, mas não chegou a tomar posse.

Segundo Gurgel, ele decidiu ir para Brasília nesta quinta-feira (28) para entender por que ainda não havia sido chamado para assumir. Ao chegar ao Ministério da Saúde, soube que estava fora dos planos do governo.

“Eu queria uma definição se eu iria assumir ou não porque tenho vida para assumir, sou pesquisador e professor. Imagino que não foi problema no meu currículo, mas não sei o motivo de não assumir. Isso só o ministro pode dizer”, disse.

O pediatra levanta bandeiras opostas às do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em entrevista, o médico afirmou ser favorável à vacinação de crianças e adolescentes, criticou fake news sobre a campanha de imunização e disse que está “suficientemente comprovado” que medicamentos do “kit Covid” não têm eficácia.

Gurgel disse que foi recebido no Ministério da Saúde por um subordinado do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. Afirma ainda que não foi procurado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desde que foi nomeado.

Apoiadores do presidente Bolsonaro moveram campanha nas redes sociais contra a nomeação do médico ao PNI. Argumentaram que ele e sua esposa, que fez publicações críticas ao governo Bolsonaro, não estavam alinhados com o presidente.

As queixa de apoiadores do presidente chegaram ao Planalto. A equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga foi informada que Gurgel foi barrado pela Casa Civil.

Gurgel afirma que se desvinculou da Universidade Federal de Sergipe para assumir o comando do PNI. Ele disse que não sabe se receberá salário pelo período em que esteve nomeado no governo Bolsonaro e pediu para ser imediatamente exonerado.

Queiroga vive o pior momento no cargo. Isolado entre gestores do SUS, o ministro ainda é pressionado pelo presidente e apoiadores que fazem campanha contrária à vacinação.

Gurgel não é o primeiro escolhido de Queiroga que é derrubado por se opor a pautas negacionistas. A médica Luana Araújo, anunciada em maio para o cargo de secretária de Enfrentamento da Covid-19 do Ministério da Saúde, foi dispensada dez dias depois.

O ministro ainda tentou, no começo de sua gestão, mas não conseguiu demitir nomes que agradam à base bolsonarista, como o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti. Trata-se de médico defensor do chamado “kit Covid” que participou de viagem do governo a Israel para conhecer o spray nasal contra a Covid.

Após pressão de apoiadores do presidente Bolsonaro, a secretaria assinou em setembro orientação de suspender a vacinação de adolescentes, mesmo com aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicar doses da Pfizer no grupo de 12 a 17 anos. Ignorada por gestores do SUS, a orientação caiu na semana seguinte.

Na ocasião, Gurgel declarou que o tema está superado. “Realmente, é seguro e útil que a vacinação em adolescentes seja feita”, disse o pediatra em entrevista à Folha.

Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Gurgel é formado em medicina pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), onde é professor. Ele também cursou doutorado em saúde da criança e do adolescente na USP (Universidade de São Paulo).

Gurgel iria assumir o cargo no lugar da ex-coordenadora do PNI, Francieli Fontana, que havia pedido demissão. Ela chegou a atribuir dificuldades na campanha à falta de doses e vê em declarações do presidente Jair Bolsonaro prejuízos à estratégia de vacinação no país.

O Ministério da Saúde foi procurado, mas não retornou até o momento.

Fonte:  Faxaju

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

POLÍCIA FEDERAL PREENDE MAIS UM SUSPEITO DE PARTICIPAR DE ASSALTO A BANCO EM ARAÇATUBA, INTERIOR DE SÃO PAULO.


A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (28) um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão em Guararapes, no interior paulista, a partir das investigações sobre o roubo a banco em Araçatuba, ocorrido em agosto. Outra ordem de busca e apreensão foi realizada em Agudos, em São Paulo.

Segundo a PF, as investigações apontaram mais um suspeito de ter participado do crime. Até o momento, 16 pessoas já foram presas por suspeita de envolvimento com o assalto. A polícia diz que continua apurando quem foram os integrantes do grupo criminoso que fez o roubo.

Assalto

Na madrugada do dia 30 de agosto, um grupo atacou com explosivos duas agências bancárias – uma do Banco do Brasil e outra da Caixa Econômica Federal - em Araçatuba, no interior paulista. Os ladrões também espalharam explosivos por diversos pontos da cidade.

Na fuga, houve troca de tiros com a polícia e reféns foram usados como escudo, colocados até sobre o capô dos carros da quadrilha. Três pessoas, incluindo dois assaltantes, morreram na ação, além de ao menos três pessoas que ficaram feridas.

Fonte:  Agência Brasil

MÊS DAS CRIANÇAS E OS HERÓIS DA POLÍCIA MILITAR DE SALGADO, ÁGUA FRIA E BOQUIM PARTICIPAM DA CONSTRUÇÃ DE UM SONHO DE CRIANÇA!

No último final de semana (23 e 24) foi marcado por situações cada vez mais comuns nos municípios que incorporam a 2ª Companhia do 6° Batalhão (Salgado, Água Fria, Boquim, Pedrinhas e Arauá) DIA DE ESTAR NAS ENTRELINHAS DA CONSTRUÇÃO DE SONHOS!

Conheça um pouco o enredo dessa história:

Duas crianças em cidades diferentes mas com o mesmo objetivo: SE TORNAR POLICIAL MILITAR!


A garotinha Ayla Nathielly Castro (completou 4 anos, dia 23, moradora do bairro Estação em Salgado) e o garoto Miguel da Costa Carvalho (completou 8  anos, dia 24, morador do Miguel dos Anjos em Boquim) escolheram o tema das suas festinhas de aniversário algo relacionado aos heróis que sempre sonharam. Não é que os "PERSONAGENS DE VERDADE" APARECERAM NAS RESPECTIVAS FESTAS?

Pois é! 

Como se fala no jargão militar: "MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!"

As crianças tiveram a oportunidade de conversar com "seus heróis" sobre os caminhos que precisavam trilhar para alcançar seus objetivos, tiraram fotos e ainda conheceram o interior de uma viatura.

Parabéns aos verdadeiros heróis, Ayla e Miguel, aos pais pela iniciativa e aos militares que conseguiram registrar momentos que jamais eles irão esquecer!

Guarnições: Sgt Campos, Cb Carlos, Sds Albuquerque, Paulo (Salgado e Água Fria), Sds Edler e B. Silva (Sede -Boquim).

Fonte:  2ª CIA/6º BPM

TSE REJEITA PEDIDO PARA CASSAR CHAPA BOLSONARO-MOURÃO.


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (28), por unanimidade, rejeitar a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. A corte fixou, contudo, a tese de que o disparo em massa de mensagens pode ser enquadrado como abuso de poder econômico.

Os entendimentos foram alcançados no julgamento de duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp durante a campanha de 2018, conduta então vedada pelas regras eleitorais.

O julgamento havia começado na terça-feira (26), quando três ministros votaram contra a cassação – Luís Felipe Salomão, relator; Mauro Campbell e Sérgio Banhos. O caso foi retomado nesta quinta-feira com o voto do ministro Carlos Horbach, que seguiu o mesmo entendimento, formando a maioria.  

Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também negaram a cassação. Todos consideraram não ter ficado comprovado que, mesmo que existente, tal esquema de disparo de mensagens teve gravidade e alcance suficientes para comprometer a legitimidade da eleição presidencial de 2018. 

Ainda que a cassação de mandato tenha sido rejeitada, a maioria do plenário do TSE reconheceu, por cinco votos a dois, ter ficado comprovado que de fato existiu um esquema ilegal de disparo em massa de notícias falsas contra adversários da chapa Bolsonaro-Mourão, em 2018.

Em função desse entendimento, a maioria dos ministros aprovou, por seis votos a um, a fixação da tese jurídica para deixar explícito que há abuso de poder político-econômico caso um candidato venha, daqui em diante, se beneficiar do disparo em massa de fake news pela internet.

Votos

Para o ministro Carlos Horbach, primeiro a votar nesta quinta-feira, não ficou comprovada nem mesmo a existência de um esquema voltado a disparar mensagens com informações falsas contra adversários da chapa Bolsonaro-Mourão em 2018, conforme a petição inicial que deu origem às ações, protocolada pelo PT ainda no ano da eleição.

O ministro afirmou que, ao longo da instrução processual, nenhuma das partes conseguiu provar “o teor das mensagens, o modo pelo qual o conteúdo repercutiu perante o eleitorado e o alcance dos disparos”. Por esse motivo, ele votou por indeferir por completo as duas ações de investigação judicial eleitoral (Aije) em julgamento. 

O ministro se alinhou ao que já havia entendido o ministro Sérgio Banhos. Ambos divergiram da maioria. Para os demais cinco ministros do TSE, apesar de não ter ficado comprovada gravidade o bastante para justificar a cassação de mandato, as provas nos autos conseguiram demonstrar que houve, de fato, um esquema ilegal de disparo de mensagens com informações falsas sobre adversários.

“Este julgamento é extremamente importante, em que pese a ausência dessas provas que seriam necessárias para o caso concreto, mas para se afirmar que houve disparo em massa. Houve financiamento não declarado para esses disparos. O lapso temporal pode ser impeditivo para uma condenação, mas não é impeditivo para absorção pela Justiça Eleitoral do modus operandi que foi realizado e vai ser combatido nas eleições de 2022”, disse o ministro Alexandre de Moraes.

Relator

Prevaleceu, ao final, integralmente, o voto do relator, ministro Luís Felipe Salomão, que é também corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

Na terça-feira (28), Salomão disse ter ficado explícito o disparo de mensagens com o objetivo de minar candidaturas adversárias. “Inúmeras provas de natureza documental e testemunhal corroboram a assertiva de que, no mínimo desde 2017, pessoas próximas ao hoje presidente da República atuavam de modo permanente, amplo e constante na mobilização digital de eleitores, tendo como modus operandi ataque a adversários políticos, a candidatos”, afirmou o ministro.

Ele acrescentou, contudo, que faltam provas sobre o alcance dos disparos e a repercussão perante os eleitores. “Não há elementos que permitam afirmar, com segurança, a gravidade dos fatos, requisito imprescindível para a caracterização do abuso de poder econômico e do uso indevido dos meios de comunicação social”, disse o relator na ocasião.

Esse foi o último voto proferido por Salomão no TSE. Nesta semana o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deixa o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, sendo substituído por Mauro Campbell.

Tese

Em seu voto, o relator propôs, e o plenário aprovou, a fixação de uma tese jurídica para embasar futuros julgamentos sobre o tema, segundo a qual “o uso de aplicações digitais de mensagens instantâneas, visando promover disparos em massa, contendo desinformação e inverdades em prejuízo de adversários e em benefício de candidato, pode configurar abuso de poder econômico e/ou uso indevido dos meios de comunicação social”.

O plenário do TSE também aprovou, por maioria de cinco a dois, diversos critérios para balizar, daqui em diante, as condutas consideradas ilegais. Um desses critérios, por exemplo, define que “para se configurar o ato abusivo não se requer ‘a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição’, mas sim ‘a gravidade das circunstâncias que o caracterizam’, de acepção mais ampla”.

O ministro Alexandre de Moraes, que presidirá o TSE durante a eleição presidencial do ano que vem, elogiou a iniciativa. “A Justiça Eleitoral não é tola. Nós podemos absolver aqui por falta de provas, mas nós sabemos o que ocorreu, sabemos o que vêm ocorrendo, e não vamos permitir que isso ocorra novamente”, alertou.

Moraes afirmou ainda que “se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado. E as pessoas que assim fizerem irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia no Brasil”.

Foto:  Marcello Casal Jr

Fonte:  Agência Brasil

EM MENOS DE 15 DIAS, 5º BATALHÃO APREENDE QUASE 100 QUILOS DE DROGAS EM SOCORRO.


Na manhã desta quinta-feira, 28, o 5º Batalhão de Polícia Militar apresentou o balanço com os números das apreensões realizadas na região de Nossa Senhora do Socorro, nos últimos 15 dias.

As equipes da Força Tática do 5º BPM apreenderam um total de 93,9 Kg de drogas nas últimas semanas de outubro, além de uma pistola calibre .40, o que já soma 48 armas tiradas de circulação este ano.

Essas ações são resultado do planejamento da unidade visando reduzir os índices de violência, em virtude da relação de causalidade entre o tráfico de drogas e crimes violentos letais no Estado de Sergipe.

 “Além das ações operacionais, a Polícia Militar tem feito forte investimento na qualificação do material humano, e no 5º BPM não tem sido diferente, estamos gerando uma programação de capacitações para promover prevenção e repressão qualificada. Isso faz valer o lema da Força Tática: estar presente em todas as ocorrências! ”, declarou a major Manuela, comandante do 5º BPM.

No decorrer deste mês, ainda foram realizadas diversas autuações e prisões por violência contra mulheres, roubo e maus tratos a animais, o que demonstrou uma queda significativa dos casos, se comparados com o mesmo período do ano anterior. “Em outubro de 2020, por exemplo, foram registrados sete homicídios na região, e nesse mês ocorreram três, o que representa uma redução de 50%”, finalizou a comandante.

Fonte e foto:  PMSE

DENARC APREENDE 1,1 TONELADA DE MACONHA EM ARACAJU.


O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) anunciou no final da noite desta quarta-feira (27) que apreendeu uma tonelada e 100 quilos de maconha, em centenas de tabletes localizados pelos investigadores da unidade especializada da Polícia Civil. Duas pessoas foram presas e conduzidas ao Denarc.

Segundo o delegado Hugo Leonardo, a droga foi localizada depois de informações repassadas pelo Disque-Denúncia 181 e com investigações que estão em andamento. Quase toda a maconha foi apreendida em uma casa no povoado Areia Branca, na região do Mosqueiro, em Aracaju.

Os policias iniciaram o flagrante no Bairro América, encontrando uma quantidade da droga com um dos presos. Os policiais, depois do primeiro flagrante, seguiram para o povoado Areia Branca, no Mosqueiro.

Na residência, os investigadores do Departamento de Narcóticos entraram no local e localizaram quase toda a droga apreendida, em três cômodos da residência. "Já tínhamos informações sobre o local onde estaria a maior parte da droga que estaria com esse grupo", revelou o delegado Hugo Leonardo. 

As equipes apreenderam também um caderno com anotações. Os agentes já estimavam que a quantidade de drogas seria em torno de uma tonelada. A polícia acredita que a grande apreensão tem impacto direto na prática de crimes, a exemplo de roubos e homicídios.

Agora, as investigações serão mantidas a fim de descobrir qual a origem da droga e para qual região seria destinada sua comercialização. O Denarc reforça a importância do Disque-Denúncia 181 e pede que a população repasse informações sobre o tráfico de drogas no estado.

Fonte e foto:  SSP/SE

BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA (BPRV) INICIA OPERAÇÃO FINADOS NESTA SEXTA-FEIRA.


A partir das primeiras horas desta sexta-feira, 29, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar de Sergipe intensificará a fiscalização nas estradas estaduais, dando início a Operação Finados. O objetivo é atuar de maneira preventiva e repressiva, entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, para proporcionar aos usuários das rodovias tranquilidade e segurança.

As equipes serão distribuídas em diversos municípios sergipanos, como: Pirambu, Estância, Lagarto, Indiaroba, Simão Dias, Neópolis, Siriri, Feira Nova, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Gloria dentre outros, onde serão intensificadas as abordagens com o objetivo de coibir tráfico de drogas e armas, além de crimes de trânsito, especialmente o de embriaguez ao volante, com a utilização de etilômetros. Todo o efetivo ordinário e extraordinário do Batalhão participará da operação, que contará com 40 policiais militares distribuídos diariamente.

Dicas para uma viagem tranquila no feriado prolongado

Devido à flexibilização das medidas restritivas no combate à Covid-19, as estradas, sobretudo as que ligam as cidades litorâneas e as que ligam os polos regionais do interior do estado de Sergipe, ficarão mais movimentadas. Um bom planejamento pode diminuir consideravelmente o risco de acidentes. Além dos tradicionais itens mecânicos que devem ser checados no carro, como nível do óleo, calibragem de pneus, funcionamento dos faróis, entre outros, o motorista deve de se preparar psicologicamente para a jornada, sabendo que poderá enfrentar congestionamento e mesmo condições adversas do tempo, como temporais.

Fonte:  PMSE

REUNIÃO NA COMISSÃO DE SEGURANÇA DISCUTE ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA POLICIAIS CIVIS E MILITARES E BOMBEIROS.


Os deputados Capitão Samuel (PSC), Georgeo Passos (Cidadania) e João Marcelo ( PTC) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 28, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe, com representantes dos policiais civis, militares, bombeiros e aposentados que integram o movimento Polícia Unida. Eles discutiram a inclusão do adicional do benefício da periculosidade.

Capitão Samuel destacou a importância das discussões

De acordo com Capitão Samuel, é importante que o Poder Legislativo participe das discussões que envolvam a Segurança Pública. “Da mesma forma que convocamos os secretários e cobramos dos policiais que façam a segurança devida da sociedade sergipana, por outro lado no momento que esses homens e mulheres buscam valorização, precisam ter o espaço aqui na Casa do Povo para serem ouvidos pelos deputados estaduais e assim, que seja repercutido dentro do Governo do Estado para que os pleitos sejam atendidos e se tenha cada vez mais segurança”, ressalta.

Willanês dos Santos, presidente da União da Categoria Associada (Única), afirmou que o encontro serviu para reforçar a reivindicação dos policiais. “O adicional de periculosidade já é uma pauta conhecida, mas é importante reforçar tanto para os parlamentares, quanto para o governador e a sociedade. Acreditamos que essa reunião renderá bons frutos”, diz Will Guerreiro como é conhecido.

Isaque Cangussu ressaltou a oportunidade de falar sobre o pleito

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE), Isaque Cangussu afirmou que a Assembleia Legislativa é muito importante nas decisões políticas do estado. “É verdade que o nosso pleito depende da iniciativa do chefe do Executivo e tenho certeza que o governador Belivaldo Chagas ouve esta Casa. Essa é a oportunidade de falar para os parlamentares e a sociedade sobre o nosso pleito, o adicional de periculosidade, que estamos lutando há um ano e quatro meses. Entendemos que fazemos jus a esse adicional aprovado pela Constituição Federal e por esta Casa”, destaca.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar de Sergipe, Ildomário Gomes, todas as  entidades  representativas da categoria policial estão lutando por um direito único. “Nos últimos cinco anos, cerca de 100 policiais  e bombeiros morreram no exercício do cumprimento do dever ou razão dele. Durante a pandemia, fomos nós que tivemos à frente da contenção das aglomerações, no cumprimento dos decretos emitidos pelo governador do estado. Contamos com o apoio dos deputados para que se juntem à nós nessa luta em busca da nossa valorização”, enfatiza. 

Adriano Bandeira: “Diálogo pacífico”

“O apoio da Assembleia Legislativa às discussões dos problemas básicos de segurança pública, pra gente que compõe o Movimento Unidas e busca o diálogo de forma democrática e pacífica, pensando na sociedade com uma pauta única e constitucional, é muito importante”, complementa Adriano Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

O Movimento Polícia Unida é formado por nove entidades sindicais e representativas: Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE); Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE); Associação Militar Única.

Tenente-coronel Ildomário pediu apoio para a luta das categorias

E também a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Sergipe (Aspra); Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise); Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep); Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese); Associação dos Militares da Reserva Remunerada e Pensionistas do Estado de Sergipe (Asmirp/SE); e Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ACS-SE).

Fotos: Joel Luiz

Fonte:  Alese (Aldaci de Souza)

MILITARES DO 2º BATALHÃO RECUPERAM MOTOCICLETA ROUBADA NA CIDADE DE TELHA.


No final da manhã desta quarta-feira, dia 27, policiais militares do 2º Batalhão, durante diligências no povoado São Pedro, cidade de Telha, lograram êxito em recuperar uma motocicleta Honda, ano 2020, que tinha sido subtraída por criminosos.

O proprietário já foi localizado e encaminhado à delegacia de Propriá para as providências legais,  mormente, a devolução do bem recuperado.

Investigações estão sendo realizadas para identificação dos criminosos.

Fonte e foto:  2º BPM

7º BATALHÃO RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA NO MUNICÍPIO DE LAGARTO.


Policiais militares da Força Tática do 7º Batalhão recuperaram uma motocicleta furtada no Povoado Taberinha, zona rural do município de Lagarto. Um adolescente foi apreendido durante a ação realizada nessa terça-feira, 26.

Por volta das 16h30, a equipe da Força Tática realizava rondas no povoado, quando foi informada pela mãe de um dos suspeitos de participar do furto, que o seu filho havia escondido a moto em uma área de matagal. Nas imediações do local denunciado, os militares encontraram a motocicleta e o adolescente envolvido no crime.

Em seguida, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Regional de Lagarto.

Fonte e foto:  PMSE

COPA DO BRASIL: ATHLETICO-PR BATE FLAMENGO POR 3 A 0 E ESTÁ NA FINAL CONTRA AO ATLÉTICO-MG.


O Athletico-PR alcançou a grande decisão da Copa do Brasil após derrotar o Flamengo por 3 a 0, em pleno estádio do Maracanã na noite desta quarta-feira (27). No confronto de ida, disputado há uma semana na Arena da Baixada, o resultado foi um empate de 2 a 2.

Na grande decisão o Furacão enfrentará o Atlético-MG, que se classificou após superar o Fortaleza por 4 a 0, na partida de ida, e por 2 a 1 na volta.

Mesmo diante de apaixonada torcida do Flamengo, o Athletico-PR fez uma partida muito boa, em especial na defesa, onde deu poucos espaços para a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho.

E o primeiro gol da equipe comandada por Alberto Valentim foi marcado cedo. Aos 7 minutos o juiz assinalou pênalti, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), após Filipe Luís derrubar Renato Kayzer dentro da área. Nikão cobrou no cantinho e superou o goleiro Diego Alves, que chegou a pular para o lado certo.

A partir daí o Furacão se fechou atrás e criou muitas dificuldades para o Flamengo, que chegou a ter um pênalti marcado a seu favor, mas, após consulta ao VAR, o árbitro voltou atrás. A melhor oportunidade do Rubro-Negro no primeiro tempo veio aos 40 minutos, quando Santos defendeu uma bela finalização de voleio de Bruno Henrique após cruzamento de Éverton Ribeiro.

Porém, a noite era mesmo do Athletico-PR, que, já nos acréscimos, ampliou em jogada de contra-ataque que terminou nos pés de Nikão, que chutou cruzado da grande área e contou com falha de Diego Alves para ampliar o marcador.

No segundo tempo o Flamengo melhorou com a entrada, no intervalo, de Michael no lugar de Diego. O camisa 19 fez ótimas jogadas pela ponta esquerda, mas a eficiência era do Furacão, que marcou o terceiro aos 43 minutos, quando Zé Ivaldo puxou contra-ataque, tocou de três dedos para Pedro Rocha, que devolveu para o zagueiro bater com tranquilidade para fechar o placar.

Após garantir a classificação para a final da Copa do Brasil, o Furacão se concentra no Brasileiro, onde enfrenta o Santos no sábado (30). No mesmo dia o Flamengo mede forças com o líder Atlético-MG.

Foto:  Gustavo Oliveira

Fonte:  Agência Brasil

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

DENARC APREENDE CERCA DE UMA TONELADA DE DROGA NOS BAIRROS MOSQUEIRO E AMÉRICA, E PRENDE DOIS INFRATORES SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS.


No final da tarde desta quarta-feira, dia 27, policiais civis do DENARC, coordenados pelo delegado Hugo Leonardo, efetuaram a apreensão de quase uma tonelada de droga nos bairro Mosqueiro e América, e prendem dois homens suspeitos de tráfico de drogas.

Inicialmente os policiais do DENARC estiveram num imóvel situado no bairro América onde localizaram uma quantidade de droga, tendo sido informados posteriormente, que existiam mais droga em um outro imóvel no povoado Areia Branca, no bairro Mosqueiro, tendo os policiais posteriormente se deslocado até o local indicado e apreendido a maior quantidade do entorpecente.

Devido a grande quantidade, as drogas foram transportadas em duas caminhonetes para a sede do DENARC, juntamente com os dois infratores, onde está sendo lavrado neste momento o flagrante por tráfico de drogas.

Parabéns ao DENARC, através do delegado Hugo Leonardo e sua equipe por mais esta brilhante operação, tirando de circulação toda essa droga e dando um duro golpe no tráfico.

Amanhã traremos mais informações, já que a lavratura do flagrante está em andamento no momento da postagem desta matéria.

Matéria do blog Espaço Militar

POLICIAIS MILITARES DO BATALHÃO DE RADIOPATRULHA RECUPERAM VEÍCULO QUE FOI ROUBADO NO BAIRRO OLARIA.


Nessa terça-feira, 22, militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha recuperaram um veículo que havia sido tomado de assalto na madrugada do mesmo dia no Bairro Olaria, em Aracaju.

Militares do BPRp realizavam rondas pelo bairro, quando receberam a informação de que um veículo Fiat Siena, tomado de assalto durante a madrugada, teria sido abandonado pela região.

Os policiais iniciaram imediatamente as buscas, e localizaram o veículo no Loteamento Nova Liberdade.

O automóvel foi conduzido à Central de Flagrantes, para que fossem adotadas as ações legais necessárias.

Fonte e foto:  PMSE

HOMENS SÃO PRESOS ACUSADOS DE ESTUPRAR CRIANÇAS DA PRÓPRIA FAMÍLIA.


Uma equipe de agentes da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav) cumpriu dois mandados de prisão preventiva nessa quarta-feira (27). Em ambos casos, os homens envolvidos são investigados por cometer a prática de estupro contra crianças dentro do ambiente familiar.

Sob a coordenação dos delegados Ronaldo Marinho e Josefa Valéria, a operação foi desencadeada e cumprida na Grande Aracaju. De acordo com investigações policiais, num dos casos a vítima tinha apenas sete anos e é filha do homem que foi detido.

Já no outro, a violência teria ocorrido contra a enteada do preso, que na época do crime estava com 12 anos. Ela relatou às autoridades que o suspeito se aproveitava da ausência de sua mãe para cometer os abusos.

Os indivíduos encontram-se presos à disposição da Justiça. Denúncias de crimes semelhantes podem ser feitas ao Disque-Denúncia da Polícia Civil pelo número de telefone, 181, ou pelo aplicativo Disque-Denúncia SE.

Fonte: SSP/SE

1º BATALHÃO PRENDE HOMEM ARMADO COM REVÓLVER NO BAIRRO SANTA MARIA.


Na manhã desta quarta-feira, 27, policiais militares do 1º Batalhão prenderam um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, no Bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju.

A equipe do 1º Batalhão foi acionada pelo Ciosp/190 para verificar uma denúncia sobre um suspeito armado com revólver na Rua A3. Ao chegar no endereço, os militares perceberam que um homem tentou fugir discretamente, mas foi impedido e revistado. No momento da revista pessoal foi apreendido um revólver calibre 32 com quatro munições e uma pequena quantidade de maconha.

O infrator foi conduzido à Central de Flagrantes.

Fonte e foto:  PMSE

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO SE REÚNE COM MOVIMENTO POLÍCIA UNIDA PARA DISCUTIR A SEGURANÇA JURÍDICA DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE.


Após avaliação do Governo, representantes do movimento acreditam que os entraves serão políticos e orçamentários

Representantes das nove entidades sindicais e representativas que integram o Movimento Polícia Unida, entre elas, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (26), com membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE), para tratar das principais reivindicações da categoria: o adicional de periculosidade para policiais civis, policiais militares e bombeiros militares.

O encontro é fruto da reunião ocorrida na última quinta-feira (21), com integrantes da Mesa de Negociação Permanente, canal reativado pelo governador Belivaldo Chagas para tratar sobre as principais reivindicações do funcionalismo público.

Em fala inicial, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, Adriano Bandeira, abordou sobre a luta travada há mais de um ano pelos integrantes do Movimento Polícia Unida, pelo pagamento do direito ao adicional de periculosidade para os profissionais que atuam na atividade policial e de salvamento, direito previsto nas constituições Federal e Estadual e que vem sendo desrespeitado pelo Governo do Estado.

Durante o encontro, o procurador-geral do Estado, Vinicius Oliveira, apresentou os entraves existentes para a concessão do benefício.

“O que nós fizemos hoje foi uma reunião de alinhamento do ponto de vista técnico-jurídico da proposição que foi apresentada ao governo. Então sentamos e identificamos alguns óbices do ponto de vista jurídico que precisam ser contornados. Todas as associações apresentaram seus fundamentos, que serão agora analisados pela PGE, para finalizar a análise da parte jurídica desse projeto e dar conforto a quem for decidir lá na frente. Esse foi o objetivo da reunião, considerada de muito êxito. Nós vamos agora discutir internamente para apresentar posteriormente às associações o resultado dessa análise, para que eles possam seguir na Mesa de Negociação com maior seguranca jurídica”, pontuou Vinicius Oliveira.

Ao final da reunião, o presidente do Sinpol falou sobre as expectativas futuras relacionadas ao pagamento do adicional de periculosidade: “Foi uma reunião positiva, tendo em vista que a Procuradoria Geral do Estado e o governo do Estado se posicionaram para solucionar os entraves que impediam a concessão do adicional de periculosidade. Ainda assim, continuaremos na luta para buscar um posicionamento político favorável do governador”, destacou Adriano Bandeira.

Adicional de periculosidade

O benefício é um direito de todo profissional que trabalha em situação que coloque sua vida em risco, não sendo entendido como bonificação, mas sim um adicional permitido pelas constituições Federal e Estadual. A atividade policial é totalmente exposta aos riscos.

Movimento Polícia Unida

O Movimento Polícia Unida é formado por nove entidades sindicais e representativas: Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE); Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE); Associação Militar Única; Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Sergipe (Aspra); Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise); Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep); Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese); Associação dos Militares da Reserva Remunerada e Pensionistas do Estado de Sergipe (Asmirp/SE); e Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ACS-SE).

Fonte:  SINPOL/SE

CAPITÃO SAMUEL PARTICIPA DE REUNIÃO NA PGE NA LUTA PELOS DIREITOS DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA.






Na tarde desta terça-feira, 26, o deputado estadual Capitão Samuel, ao lado do movimento Polícia Unida, participou de uma reunião na Procuradoria Geral do Estado. A conversa teve o objetivo de lutar por um direito da categoria, que é a periculosidade.

A reunião foi grande passo no sentido de buscar a reivindicação do movimento. As discussões tiveram uma evolução no ponto de vista jurídico. Todas as dificuldades foram debatidas, onde algumas delas foram superadas, restando pequenos detalhes para a conclusão.

Segundo o Capitão Samuel, a reunião foi muito proveitosa. “Consideramos que a tarde de hoje foi um grande avanço, porque passado este momento, restam apenas a questão financeira e a vontade política de executar. Então foi com grande responsabilidade que o momento veio para a reunião de espírito aberto em busca de uma solução”, declara.

Fonte e fotos:  capitaosamuel.com