Segundo o governo, esse valor extra foi necessário para cobrir os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos. A bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril de 2022.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acredita que a partir de abril a bandeira de Escassez Hídrica deixará de ser aplicada. “Acreditamos que [a bandeira Escassez Hídrica] não será necessária a partir de abril. [Ela] foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétricas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelétricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás”.
Fonte: Agência Brasil
Comentário do blog: É uma incoerência sem tamanho, pois estamos vendo os reservatórios cheiros, muitos deles vertendo água, na grande maioria do país, e o que vemos é o valor extra na conta de energia continuar a ser cobrada. Com que justificativa? Bom lembrar que ainda não saímos de uma pandemia, com muita gente desempregada. Infelizmente os consumidores neste país são feitos de palhaços e ninguém fiscaliza ou toma providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário