sábado, 30 de abril de 2022

GRUPAMENTO OPERATIVO DE FUZILEIROS NAVAIS DE EMPREGO RÁPIDO EM FORÇA DE PAZ DA MARINHA DO BRASIL RECEBE CERTIFICAÇÃO MÁXIMA PARA MISSÕES DE PAZ DA ONU.

Grupamento é o único disponível no momento para atuação no mundo

Pela primeira vez, uma tropa brasileira recebeu a certificação nível 3 da Organização das Nações Unidas (ONU) para atuação no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz, que organiza as chamadas missões de paz. Essa é a certificação máxima da ONU e, no momento, o grupamento brasileiro é o único disponível no mundo com esse nível para acionamento em caso de necessidade.

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Emprego Rápido em Força de Paz foi notificado da certificação no dia 18 e, nesta semana, fez exercícios de treinamento, com demonstrações na quinta-feira (28) para autoridades militares, estudantes de relações internacionais, aspirantes da Escola Naval e a imprensa, no Complexo Naval da Ilha do Governador, zona norte no Rio de Janeiro.

A tropa da Divisão Anfíbia é formada por 220 militares, sendo 10% de mulheres, organizada em três componentes: comando, combate terrestre e apoio de serviços ao combate. O comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, vice-almirante Carlos Chagas Vianna Braga, destacou que a atuação ocorre também em emergências no Brasil, como a de Petrópolis, em fevereiro, e a Operação Acolhida, de atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.

“Somos uma tropa profissional, de pronto emprego e expedicionária. No início deste ano, em menos de seis horas, chegamos a Petrópolis para prestar ajuda à população, duramente atingida pelas chuvas. Também temos tido atuações importantes nas operações de paz, sempre em prol dos interesses internacionais do Brasil, como no Haiti e no Líbano.”

Os exercícios incluíram o estabelecimento de corredores humanitários com emprego de carros lagarta anfíbios; ações de ajuda humanitária com equipe de engajamento, composta por 50% de mulheres; desativação de artefatos explosivos com utilização de robôs; emprego gradual da força e progressão em ambiente urbano com tiro tático e munição real.

O grupamento coloca à disposição das missões de paz viaturas blindadas, anfíbias, para transporte não especializado, frigorífica, cisternas de combustível e de água, além de equipamentos de engenharia como pá carregadeira e retroescavadeira. Também foi apresentada a Base de Operações Temporárias, que pode ser montada em três dias com capacidade para 250 militares, incluindo unidade médica, odontológica, banheiros, cozinha, estação de tratamento de água e coleta de esgoto.

Certificação

A vistoria da ONU foi feita em julho do ano passado, e a expectativa da Marinha era atingir o nível 2 de certificação. Segundo o Ministério da Defesa, o Sistema de Prontidão foi criado em 2015, e o Brasil já tinha tropas da Marinha e do Exército no nível 2. Atualmente, o país tem oito tipos de unidades prontas para entrar em ação se acionadas pela ONU e pelo governo, além desse grupamento nível 3, o único disponível no momento em todo o mundo com essa certificação.

No nível 1, o País Contribuinte de Tropa ou Policial (TCC/PCC, do inglês Troop/Police Contributing Country) manifesta oficialmente o interesse em oferecer uma capacidade em força de paz a ser empregada em missões. O nível 2 significa que o Secretariado das Nações Unidas verificou os requisitos previstos para a qualificação em vistoria e assessoramento. E no nível 3 é confirmado o grau de preparação que atende às condicionantes da ONU.

O relatório da ONU sobre o grupo da Divisão Anfíbia destacou que “os Fuzileiros Navais do Brasil possuem mentalidade expedicionária, móvel e ágil; altos padrões de prontidão operativa e de pessoal; forte comando e controle; elevada moral e disciplina e são bem treinados.”

O vice-almirante Carlos Chagas Vianna Braga destaca que, para atingir esse nível, os batalhões passam pelo treinamento chamado de “pacote azul”, com as particularidades requeridas pela ONU para se tornar um “boina azul” ou “capacete azul”, como são conhecidos os integrantes das forças de paz.

“O pacote verde é aquele treinamento que todas as forças fazem naturalmente, um treinamento de infantaria básica, de tiro, um treinamento de direção. Agora tem a legislação específica da ONU, como a ONU funciona, algumas habilidades que só são utilizadas na ONU, a questão das mulheres, paz e segurança, tudo isso faz parte do que a gente chama de pacote azul.”

Participação brasileira

De acordo com o subchefe de Operações Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, brigadeiro do ar Álvaro Marcelo Alexandre Freixo, o Brasil atua no momento em 11 missões de paz, com um total de 79 militares ou policiais, em locais como o Chipre, República Centro-Africana, Saara Ocidental, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, Sudão e Sudão do Sul.

“Nós temos missões individuais, com oficiais do Estado-Maior, observadores, que compõem um outro contingente, de uma outra missão que está acontecendo sobre responsabilidade de outro país. Nós temos também vários force commander no mundo, pela nossa capacidade de realmente atuar bem. Então nós temos dois ou três generais espalhados pelo mundo que são chefes de uma missão, ainda que nós não tenhamos um contingente ali.”

As últimas participações em que o Brasil enviou tropas foram a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), de maio de 2004 a outubro de 2017, com 36 mil militares, e a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), de janeiro de 2011 a dezembro de 2020, com 4 mil participantes.

O professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), Ricardo Oliveira, integrante da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz, explica que a iniciativa de uma missão de paz começa com um levantamento das Nações Unidas sobre as demandas de segurança no sistema internacional.

“Então a ONU identifica no âmbito do Conselho de Segurança, também no âmbito da Assembleia Geral, algumas situações, alguns cenários de crise que demandam essa intervenção. Claro que é uma decisão ultimamente política. O Conselho de Segurança aciona o Secretariado-Geral, que por sua vez faz uma consulta com os Estados-Membros para saber se eles estão dispostos a contribuir com os esforços de manutenção da paz e da segurança internacional.”

Depois desse contato, o país consulta órgãos nacionais como as Forças Armadas e os ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Economia. Para Oliveira, a participação do Brasil nas missões contribui para a diplomacia do país, bem como para atuação no próprio território.

“Essa contribuição é muito importante não apenas para tornar o Brasil um importante ator nos assuntos de segurança internacional, mas também reverbera positivamente do ponto de vista doméstico, da expertise alcançada no que diz respeito à aquiescência desses padrões internacionais de manutenção da paz e da segurança nacional. Então o nível de excelência aqui alcançado permite com que o Brasil difunda essa expertise, esse know how, inclusive para treinar outros contingentes ao redor do mundo no sistema internacional.”

Desde 1948, o Brasil participou de 50 missões de paz da ONU, envolvendo quase 60 mil militares.

O brigadeiro do ar Álvaro Marcelo Alexandre Freixo destaca o trabalho para coibir eventuais irregularidades na atuação das tropas, como casos de abuso e exploração sexual. Segundo ele, a ONU cobra dos Estados-Membros rigor na conduta dos enviados e na apuração de denúncias.

Todos os anos, as Nações Unidas atualizam um relatório com levantamento dos casos e medidas especiais de proteção contra a exploração e abuso sexual. Segundo o último relatório, lançado em março, em 2021 foram recebidas 445 denúncias. No ano anterior, foram 387. Do total de 2021, 194 denúncias foram recebidas em todo o sistema, sendo 75 relacionadas à manutenção da paz, 115 a entidades das Nações Unidas e quatro envolvendo forças de segurança não pertencentes à ONU anteriormente destacadas. Além disso, 251 alegações envolveram entidades não relacionadas à ONU, como organizações não governamentais.

Freixo destaca que, no caso do Brasil, as devidas investigações têm sido feitas. “Toda vez que é feita uma denúncia ou uma suspeita, tem uma investigação por parte do Ministério da Defesa junto às forças. Isso é cobrado e a gente envia todos os relatórios, até mais do que a ONU pede. A ONU normalmente pede um investigador e um relatório, e a partir daí é informado um resultado. Nós mandamos todos os processos, foram muito poucos, por volta de dois ou três na história. Nós insistimos nesse pacote azul e não vai haver nenhuma forma de denúncias não serem apuradas com o rigor da lei.”

Ele explica que a agenda de paridade de gênero adotada pela ONU também é uma forma de coibir esse tipo de problema. “Esse é um grande pedido da ONU para nós, justamente para dar mais confiabilidade nas missões de paz, porque é muito complicado para uma mulher que está sofrendo esse tipo de abuso, se abrir com um homem, por mais que tenha condições. Então por isso essa insistência e cobrança da ONU de níveis percentuais de participação de mulheres e a gente tem feito isso muito bem”, disse.

Foto:  Tânia Rego

Fonte:  Agência Brasil

TRÊS SUSPEITOS SÃO PRESOS PELO BATALHÃO DE CHOQUE APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ARACAJU.


Três suspeitos de tentativa de homicídio no bairro ponto novo foram presos na noite de ontem no conjunto Orlando Dantas, na zona sul de Aracaju.

Segundo a polícia, a vítima, que estava com um ferimento no braço, foi até a sede do batalhão de polícia de choque pedir ajuda. segundo o relato do denunciante, os suspeitos estavam em um carro de cor prata.

Ainda de acordo com a polícia, as equipes iniciaram as buscas e encontraram um veículo com as características indicadas. Ao realizarem a abordagem, os policiais acharam duas armas de fogo com 11 munições e prenderam os suspeitos da tentativa de homicídio. A vítima encaminhada para unidade hospitalar.

Fonte:  Fan F1

E TOME MAIS AUMENTO: PETROBRÁS ANUNCIA REAJUSTE NO PREÇO DO GÁS NATURAL EM 19% A PARTIR DO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 1º DE MAIO.

A partir de domingo (1º), o gás natural vendido às distribuidoras pela Petrobras estará 19% mais caro. O novo reajuste trimestral, com validade até 31 de julho, foi divulgado hoje (29) pela estatal.

Segundo a Petrobras, a variação do preço do gás natural se dá com base em fórmulas previstas em contratos públicos e divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O cálculo leva em conta as variações do petróleo no mercado internacional e a taxa de câmbio.

“A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência”, explicou a estatal em nota.

Desde 2016, a Petrobras adota a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula os preços praticados no país aos que são praticados no mercado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calculado em dólar.

Nos últimos meses, houve uma grande elevação da sua cotação sob influência dos impactos da guerra na Ucrânia, entre outros fatores. O barril saiu de US$ 82 no início de janeiro, chegou a US$ 130 em março, e agora tem se estabilizado próximo aos US$ 105.

Para os botijões a base de gás liquefeito de petróleo (GLP), o reajuste não gera impactos. A medida deverá afetar principalmente moradores que consomem gás natural canalizado e motoristas com carros que utilizam Gás Natural Veicular (GNV). Mas o reajuste no preço final repassado ao consumidor ainda é incerto. A Petrobras disse que outros fatores exercem influência como as margens de lucro das distribuidoras e dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.

Setores da indústria que usam o gás natural como fonte de energia também serão impactados. Isso ocorre, por exemplo, na produção química, metalúrgica, farmacêutica e têxtil.

Fonte:  Agência Brasil

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE AJUÍZA 15 AÇÕES CIVIS PÚBLICAS PARA PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPLORADOS PELOS PAIS PARA A PRÁTICA DE MENDICÂNCIA.


O Ministério Público de Sergipe, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Curadoria da Infância e Adolescência de Aracaju, titularizada pelo Promotor de Justiça Luís Fausto Dias de Valois Santos, ajuizou 15 Ações Civis Públicas (ACP), perante o Juizado da Infância e da Juventude de Aracaju (16ª Vara Cível de Aracaju), para a defesa de direitos individuais indisponíveis e aplicação de medidas de proteção em favor de crianças e/ou adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, por violações de direitos por meio da exploração pelos pais e familiares, para a prática de mendicância nos principais sinais de trânsito e logradouros públicos da capital.

As crianças e adolescentes foram identificados através de mapeamento e busca ativa realizada pela equipe de abordagem social da Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju (SEMFAS).

“As ações buscam a defesa das crianças e adolescentes que são utilizados pelos seus genitores e familiares para sensibilizar transeuntes e motoristas que circulam nos principais sinais de trânsito, praças, viadutos e demais logradouros públicos de nossa capital, com a finalidade de auferir vantagens financeiras, por meio da doação de dinheiro e outros objetos e com isto evitar que crianças e/ou adolescentes fiquem várias horas em situação de rua, fora da escola, entre os veículos e vias públicas, sob o sol escaldante, sem alimentação, higiene e outros cuidados necessários”, explicou Fausto Valois.

Como tratam sobre crianças e adolescentes, as ACPs tramitam em segredo de justiça.

> Campanha “Esmola não. Doe Esperança!”

Em dezembro do ano passado, o MPSE, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da 1ª Promotoria de Justiça da Curadoria da Infância e da Adolescência de Aracaju –, com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), lançou a Campanha “Esmola não. Doe Esperança!”.

O objetivo é conscientizar a população para que não doe esmolas nas ruas ou em sinais de trânsito, principalmente a pessoas que usam crianças e adolescentes para pedir os donativos.

Fonte e foto:  MPSE

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SIMULAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO EM CONTAINER.

Ação permite o contato dos bombeiros com as características e particularidades de um incêndio em ambiente de confinamento



No último mês, instrutores de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizaram uma simulação de  combate a incêndios em container. A prática, ocorrida no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução da Corporação (DEP/CBMSE), oportuniza o contato do militar com as particularidades de um incêndio confinado, permitindo-lhe, de maneira controlada, observar as fases de um incêndio e alguns dos fenômenos extremos do fogo, vivenciando os efeitos provocados pela propagação do calor e efetuando técnicas de resfriamento da fumaça e combate às chamas.

A atividade foi coordenada pelo diretor do DEP/CBMSE, tenente-coronel Morais. “Hoje é mais um dia de treinamento do Corpo de Bombeiros. Nós enviamos recentemente quatro bombeiros militares para um curso de especialização no Espírito Santo, um curso de especialização do combate a incêndio, e eles estão trazendo novas técnicas de combate. A ideia é repassar todos esses conhecimentos para a tropa”, detalhou o tenente-coronel.

“O comandante está sendo o primeiro a receber essas informações e posteriormente devemos passar para todos os militares, porque entendemos a importância desse tipo de treinamento”, acrescentou o tenente-coronel Morais.

O militar explicou que, na prática, foi possível acompanhar a evolução de um incêndio com os bombeiros em atuação. “O treinamento trouxe temperaturas acima de 700ºC, com uma câmara térmica, que possibilita medir o calor em um ambiente normal de incêndio”, informou. 

Nesta atividade, estiveram presentes dentro do container o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José; um tenente-coronel, três alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e um militar da Secretaria da Segurança Pública (SSP), além dos três instrutores que conduziram o treinamento.

O comandante do Corpo de Bombeiros ressaltou que a simulação também faz parte da demonstração da qualidade dos equipamentos do Corpo de Bombeiros. “Além da técnica de combate a esse tipo de incêndio, a simulação é importante para mostrar para nossa tropa que utilizamos os melhores equipamentos de proteção individual do mundo. Todo material suporta a exposição às temperaturas elevadíssimas encontradas nesse tipo de ocorrência, garantindo a segurança do nosso militar. E isso faz toda diferença no resultado final”, salientou o coronel Alexandre José.

O comandante-geral também destacou que a ação prática reflete na qualidade do trabalho diário dos bombeiros em todo o estado. “Um treinamento técnico como esse repercute bem para que nós possamos ter mais eficiência nos nossos combates e no salvamento de vidas humanas para os nossos sergipanos. Ou seja, estamos preparados ainda mais para dar o melhor atendimento possível ao povo sergipano”, evidenciou.

Treinamento

O treinamento de combate a incêndio do tipo container conta com etapas que vão desde a preparação do cenário, à prática prévia de jatos, ensaio no simulador, aferição de sinais vitais, verificação de segurança, entre outras fases que garantem uma melhor efetividade e segurança do treinamento. 

Equipamentos

Os equipamentos englobam vestimentas como a gandola, calça, bota, balaclava, luva e capacete - com valor aproximado de R$ 11 mil -; além do equipamento de proteção respiratória - com valor aproximado de R$ 25 mil.

Fonte e fotos:  SSP/SE

GASOLINA SOBRE 2,35% NOS POSTOS EM ABRIL MESMO SEM REAJUSTE NA PETROBRAS.

Já o etanol, concorrente do combustível fóssil, avançou 4,37% se comparado a março, com o litro comercializado, em média, a R$ 5,936

Mesmo sem reajuste pela Petrobras desde o dia 11 de março, o preço médio do litro da gasolina nos postos de abastecimento fechou abril em alta de 2,35% ante o mês anterior, com preço médio de R$ 7,495, segundo dados do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Já o etanol, concorrente do combustível fóssil, avançou 4,37% se comparado a março, com o litro comercializado, em média, a R$ 5,936.

"No comparativo com janeiro deste ano, a alta chega a 9% para a gasolina e de 3,1% para o etanol, segundo o último levantamento da Ticket Log. Quando comparamos com um ano atrás, os motoristas brasileiros já estão pagando 31,5% mais caro para abastecer com gasolina e até 30% para o etanol", destaca Douglas Pina, diretor-geral de mainstream da divisão de frota e mobilidade da Edenred Brasil, dona da Ticket Log.

No recorte regional, não houve redução no preço da gasolina e o maior acréscimo do país foi registrado nas bombas do Centro-Oeste (3,44%), que passou de R$ 7,264 para R$ 7,514.

Mesmo tendo a gasolina com o preço médio mais caro de todo o território nacional (R$ 7,584), o litro do combustível no Nordeste avançou 1,65% e foi o menos afetado com as variações de alta. Já os postos da Região Sul comercializam a menor média, a R$ 7,142.

Assim como para a gasolina, nenhuma região apresentou recuo no preço do etanol, mas sim altas que chegaram a 6,54%, como é o caso do Sudeste. Mesmo comercializando o etanol pelo maior preço médio do país (R$ 6,162), a região menos afetada com as altas foi o Norte, com avanço de 1,73%. A menor média para o litro do etanol foi registrada nas bombas do Centro-Oeste, apesar de a região apresentar a maior alta no preço do combustível, de 5,86%.

Nos destaques por estado, o Distrito Federal registrou o maior aumento do país para a gasolina (4,45%), que passou de R$ 7,437 para R$ 7,768. Porém, o maior preço médio para o combustível foi encontrado nos postos do Piauí, a R$ 8,150. O valor da gasolina fechou em queda na Bahia e o estado registrou o maior recuo no preço entre os demais (2,58%), com o valor de R$ 7,560 passando para R$ 7,365. Já o menor preço médio foi encontrado no Amapá, a R$ 6,943.

São Paulo, apesar de apresentar o menor preço médio do país para o litro do etanol, liderou com a maior alta para o combustível (8,61%) entre todos os estados, que passou de R$ 4,693 para R$ 5,097. O Pará se destacou com o maior preço médio, a R$ 6,685. Nenhum estado brasileiro apresentou baixa no valor do etanol.

"O etanol vinha apresentando redução de preço desde dezembro do ano passado. Porém, em março, começou a registrar altas e o valor do litro segue em uma disparada que já supera os acréscimos da gasolina", informou Pina.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

Por Estadão Conteúdo

Fonte:  Exame

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERDE NA CONTA DE LUZ EM MAIO. É QUERER FAZER O POVO DE "PALHAÇO", POIS AGORA EM ABRIL JÁ TEVE AO MENTO NA CONTA DE ENERGIA, OU SEJA, BAIXOU A BANDEIRA TARIFÁRIA E AUMENTOU A CONTA DE ENERGIA.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem (29), em Brasília, que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agência. 

Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano. 

Fonte:  Agência Brasil

Comentário do blog:  A ANEEL diz que maio vai ter bandeira verde na conta de luz de maio, mas de que adianta se no dia 20 de abril houve aumento na conta de luz? É querer fazer o povo de palhaço. Lamentável!

sexta-feira, 29 de abril de 2022

POLÍCIA PENAL EFETUA PRISÃO DE VISITANTE TENTANDO ENTRAR COM DROGAS NO COMPAJAF.

A mulher tentava adentrar a unidade com substâncias semelhantes à cocaína, maconha e fumígena

O Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf) registrou uma prisão de uma visitante por tentativa de adentrar a unidade prisional portando substância ilícita. A ação foi possível a partir do trabalho da Polícia Penal e do uso da tecnologia de revista do aparelho bodyscan. 

Quando a visitante foi submetida ao aparelho bodyscan, foi identificada a presença de um material estranho na imagem, o que levantou suspeita. Em seguida, após conversa, foi detectado de fato dois pacotes contendo substância semelhante à cloridrato de cocaína, substância semelhante à maconha e substância fumígena. 

Sendo assim, depois de tomadas todas as medidas necessárias e legais, a visitante foi encaminhada à 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM) para lavratura do flagrante. Ela já encontra-se à disposição do poder judiciário.

Sobre o Bodyscan

A Secretaria de Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor operacionaliza as revistas sem contato e sem retirada de roupas, por meio do equipamento de bodyscan. Tudo é realizado de maneira digital, com intuito de obter o melhor resultado possível, sem exposição vexatória.

O scanner corporal é de alta tecnologia e consegue detectar a substância no interior do corpo humano. Nesse sentido, assim que o material é identificado, as imagens são arquivadas e o infrator é encaminhado para o Instituto de Criminalística (IC) para perícia e os procedimentos são adotados na delegacia. As informações colhidas são encaminhadas ao Poder Judiciário.

Fonte e foto:  SEJUC/SE

POLICIAIS MILITARES DO BPTUR APREENDEM ARMA DE FOGO NO BAIRRO COROA DO MEIO.


Nesta quinta, dia 28, policiais militares do BPTUR, através da guarnição Tubarão 02, foram acionados pelo CIOSP para verificar ocorrência de não pagamento de serviço contratado, na avenida Delmiro Gouveia, no estacionamento de um shopping, no bairro Coroa do Meio.

Ao chegar ao local os militares visualizaram um veículo de marca/modelo Chevrolet/Traker de cor azul, com quatro ocupantes, onde três mulheres que estavam dentro do veículo informaram que foram contratadas para prestação de serviço de acompanhante e não foram remuneradas como o combinado.

Ao efetuarem a abordagem pessoal e no veículo, foi encontrado no interior do veículo uma arma de fogo. Após a situação constatada e a reclamação das solicitantes, todos os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes para adoção das medidas legais cabíveis.

Com informações do BPTUR

Blog Espaço Militar

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NO BAIRRO 17 DE MARÇO.


Veículo tomado de assalto na Orla da Atalaia na madrugada desta sexta-feira, 29, é localizado e recuperado poucas horas depois por policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha no bairro 17 de Março, em Aracaju.

Militares do Batalhão de Radiopatrulha realizavam rondas pela zona sul da capital sergipana, quando durante deslocamento pela Rua Maria Soline Santos, na antiga Invasão das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, quando avistaram em um matagal um veículo Corsa Classic abandonado em uma área de mata. 

Foi feita uma aproximação policial e após a realização de consultas junto ao CIOSP, constatou-se que o veículo, um Corsa Classic de cor bege, havia sido tomado de assalto há poucas horas no bairro Atalaia.

Todas as medidas legais e administrativas foram tomadas e o caso foi encaminhado para a Central de Flagrantes. 

Fonte e foto:  BPRP

GUARDAS-VIDAS DO CBMSE REALIZAM TRAVESSIA DO RIO SERGIPE.

A atividade faz parte da programação de treinamento continuado e contou com a presença do comandante-geral da Corporação


Na manhã desta sexta-feira (29), guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizaram a travessia do rio Sergipe, entre os municípios de Barra dos Coqueiros e Aracaju. A atividade faz parte da programação de treinamento continuado do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e contou com a participação de 40 militares da corporação. Todo o trajeto foi acompanhado por embarcações do CBMSE e pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).

“Estamos finalizando com essa travessia o plano de instrução do mês de abril. Fazemos os treinamentos com os guarda-vidas nos locais com maiores índices de ocorrências e onde existe um nível de dificuldade maior também, como é o caso dessa travessia, especialmente para os novos guarda-vidas conhecerem mais esse que é o nosso ambiente de trabalho”, afirmou o auxiliar do GBS, tenente Antônio Dória.

A sargento Sylvia Evelyn falou sobre a importância dessas atividades. “Nós temos que estar preparados para as ocorrências e estamos sempre treinando. Atividades como essa que exigem mais são um teste importante para nossa resistência. Além de ser um treinamento é um momento de integração”, disse.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, participou da travessia. “Estou aqui para dar o exemplo, porque para o bombeiro militar é fundamental estar preparado fisicamente. Além disso, é importante acompanhar as atividades de perto e interagir com a tropa”, apontou.

Fonte e fotos:  CBMSE

INCÊNCIO ATINGE SEDE DO COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (COE) DA PMSE SITUADA NA AVENIDA MELÍCIO MACHADO, ZONA SUL DE ARACAJU.


No início da manhã desta sexta-feira, dia 29, por volta das 05h40, bombeiros militares foram acionados para controlar um incêndio que estava ocorrendo na sede do COE (Comando de Operações Especiais) da PMSE.

Imediatamente duas viaturas do Corpo de Bombeiros do quartel da Orla de Atalaia foram acionadas para se deslocarem até a sede do COE, chegando primeiro ao local, bem como, foram acionadas mais duas viaturas do quartel central do CBMSE, que posteriormente também chegaram ao local da ocorrência.

Cerca de uma hora após o acionamento, os bombeiros conseguiram debelar as chamas, e posteriormente permanecem no local fazendo o rescaldo.

Segundo informações obtidas, alguns policiais militares inalaram fumaça, havendo também danos materiais.

Matéria do blog Espaço Militar

PREFEITURA DE ESTÂNCIA ABRE VAGAS PARA PROCESSO SELETIVO DO GRUPAMENTO DE GUARDA-VIDAS.


A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, por intermédio da Guarda Municipal de Estância, torna público o edital referente ao processo interno de inscrição para cadastro reserva do Grupamento Guarda-Vidas da GME. As inscrições serão realizadas de forma presencial de 2 a 20 de maio na Secretaria da Defesa Social, localizada à Rua Capitão Salomão, 135, no centro de Estância.

Turismo

“A evolução dos atrativos turísticos da região litorânea de Estância, aliada a melhoria da malha viária realizada por meio do governo estadual, aumentou consideravelmente o número de turistas e visitantes que frequentam as praias em busca do banho do mar, portanto visando potencializar a ação preventiva desses banhistas, lançamos, atendendo determinação do Gestor Municipal, o edital do presente processo seletivo, visando aumentar o contingente de Guarda Vidas para aumentar o potencial de atuação e Segurança aos banhistas”, destacou o Coronel Enílson Aragão, secretário municipal da Defesa Social e Cidadania. Os interessados poderão acessar o edital completo com todas as informações no link:

https://www.estancia.se.gov.br/Handler.ashx?f=f&query=9ecdb74e-44d6-441d-ac3a-adbecb27ef72.pdf

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

CONGRESSO APROVA PLN QUE FACILITA REDUÇÃO DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS.


O Congresso aprovou hoje (28) um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação. Normalmente, sempre que um ente federativo aceita perder arrecadação (com redução ou isenção de tributos, por exemplo) é obrigado a indicar uma outra fonte de recursos para fazer a compensação. Com a aprovação desse projeto, essa indicação não será necessária.

Na prática, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para a população. Em seu parecer, o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), relator do PLN, disse que o aumento nos preços dos combustíveis é devido a uma “combinação de diversos fatores”.

O parlamentar acrescentou que isso tem provocado discussões no Congresso em busca de alternativas para “suavizar a alta”. “O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, afirmou o deputado em seu parecer.

Foto:  Marcello Casal Jr

Fonte:  Agência Brasil

ALUNO FAZ AMEAÇAS CONTRA DIRETORA DE ESCOLA ESTADUAL E AULAS SÃO SUSPENSAS.


“Você fique ciente”; “Pode me tirar da escola, fazer o que quiser, mas também você vai ver”; “Ande bem com cuidado”. Essas foram frases em tom ameaçador que um aluno do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, enviou para a diretora da unidade nesta semana. As ameaças também foram feitas através de fotos e até um bilhete deixado no banheiro da escola.

O pânico se estabeleceu entre os alunos nos últimos dias e membros da diretoria, motivo que provocou a suspensão das aulas desta sexta-feira, 29.

Com exclusividade, o Portal Fan F1 conversou com uma funcionária da escola, que detalhou a origem das ameaças.

“Nesta semana uma aluna que está tendo um relacionamento com esse outro aluno, foi chamada a atenção pela mudança de comportamento. A mãe chegou a vir na escola para entender o porquê do comportamento da filha ter mudado, e acabou ficando ciente desse relacionamento”, explica.

A partir daí, a mãe da garota determinou que ela se afastasse do rapaz. Revoltado com a situação, o aluno, que tem 17 anos, teria começado a direcionar as ameaças para a diretora da escola. Em um áudio enviado para a diretora, o qual tivemos acesso, o aluno deixa claro a ameaça.

“O bagulho é você não chegar em ninguém que não tem chance de fazer nenhum mal. Já que você gosta disso, você vai ter também. Pode me tirar da escola, fazer o que quiser, mas também você vai ver. [...] Eu não tô bem com sua cara. Então se organize melhor. Ande bem com cuidado”, afirma em áudio.

O caso foi parar na Polícia. De acordo com a funcionária ouvida pelo Fan F1, a diretora já prestou boletim de ocorrência e acionou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Conforme a funcionária, o garoto já tem um histórico de ameaças dentro da escola.

“Ele estuda aqui desde a 6ª série, já postou foto com arma de fogo no seu status, uns colegas já disseram que ele gosta de andar com faca, tesoura. Então com esse ar sedento de vingança, a gente não sabe do que ele é capaz”, demonstra preocupação a funcionária.

A Seduc informou que já está ciente da situação, orientou a diretora a prestar o B.O, acionar o Conselho Tutelar e a Rede de Apoio adotará medidas para resguardar a segurança dos profissionais da escola.

Fonte e foto:  Fan F1

DENARC PRENDE DOIS HOMENS E APREENDE DROGAS E METRELHADORA EM AÇÃO CONJUNTA COM O BATALHÃO DE RADIOPATRULHA.

É o segundo armamento do tipo apreendido pelo Departamento esta semana

Nesta quinta-feira (28), o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de Sergipe (Denarc), com o auxílio do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) da Polícia Militar, apreendeu quase 30 quilos de maconha, 350 gramas de cocaína e uma metralhadora em operação que ocorreu em três bairros da Grande Aracaju.

A arma, que é a segunda metralhadora apreendida pelo Denarc nesta semana, e mais da metade da quantidade da maconha foram apreendidas no bairro Santa Maria. Enquanto no bairro Pantanal, Alan dos Santos Vieira foi encontrado com uma mala contendo mais de 10 quilos de maconha e uma balança de precisão. Já no bairro Luzia, Elisio José dos Santos Junior, conhecido por Junior Luxúria, estava com mais de 1 quilo de maconha e 35 gramas de cocaína. 

Os homens citados foram presos e encaminhados para os devidos procedimentos judiciais. 

De acordo com o delegado André David, a apreensão da metralhadora causa preocupação por mostrar que esse tipo de arma está na mão de criminosos. “A gente sabe que esse armamento é utilizado para cometer outros crimes, como homicídio, latrocínio e roubo. Eles têm que ser retirados das ruas”, acrescentou o delegado.

As autoridades destacam a importância da operação conjunta como uma forma de mostrar à sociedade que a polícia trabalha de forma integrada. Segundo o delegado André David,  essa integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar é fundamental. O trabalho foi fruto de investigação e troca de informações por parte das duas polícias, possibilitada principalmente pela ação do BPRp nas ruas.

Fonte e foto:  SSP/SE

quinta-feira, 28 de abril de 2022

COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE SOCORRO REALIZA REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA DISCUTIR AMPLIAÇÃO DE VIDEOMONITORAMENTO.


Comandante da GMS realiza reunião com Secretários Municipais para discutir ampliação de videomonitoramento

Na manhã de ontem (27) o Comandante da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS) realizou reunião com Secretários Municipais para discutir ampliação do Sistema de videomonitoramento.

Os Secretários que participaram desta reunião, foram àqueles que ainda não possuem o sistema de videomonitoramento em suas respectivas Secretarias.

Atualmente o Sistema atende as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Em breve as demais Secretarias serão monitoradas pela Guarda Municipal.

Fonte e foto: Ascom GMS

COMANDAR PESSOAS.


Costumo dizer que comandar é desenhar um caminho para aquele que vem.

Daí que se extrai que o caminho que se escreva deva ser o melhor que se possa. As pedras encontradas ao longo do percurso devam ser retiradas. Que se torne ou se faça o mais limpo possível o percurso no sentido de que aquele que o segue, possa trilhar melhor, mais confiante e com menos óbices do que os que encontramos. No entanto para alguns parece-nos que não se deve deixar um legado. Pois o legado da definição seria algo positivo ou herança deixada por alguém que nos antecede. Seria do antecedente para o consequente...

A construção do melhor caminho passa por uma análise dessa. 

Alguns que comandam fazem questão de multiplicar as pedras existentes. Deixar as dificuldades  cada vez mais complexas.

É possível que esses indivíduos até entendam, na sua vã inocência, que o mal seja algo bom para se dar aos outros, mas não se suplanta diante do bem. O bem sempre prevalecerá frente ao mal. Peçamos então a Deus que rogue muito por essas pessoas. Pois se por ignorância estiverem diluindo veneno, que estes sejam transformados em bem-aventuranças para aqueles que as recebem.... Não há pedras que não possam ser roladas e retiradas do caminho dos bons...

Comandar é estabelecer essa conexão com os súditos.

Artigo encaminhado para o blog Espaço Militar para publicação

CAPITÃO SAMUEL COBRA DO GOVERNO DO ESTADO A RECOMPOSIÇÃO ANUAL DE TODAS AS GRATICAÇÕES DOS MILITARES SERGIPANOS. CONFIRAM O VÍDEO.


Fonte do vídeo:  assessoria parlamentar

GETAM DO 3º BATALHÃO APREENDE ARMA DE FOGO EM ITABAIANA.


Nesta quarta-feira, 27, militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) apreenderam uma arma de fogo em Itabaiana.

A guarnição realizava rondas na região do Bairro Bananeiras quando visualizou dois homens em uma moto CG de cor preta que ao avistar a presença da viatura empreendeu fuga em alta velocidade. Foi feito o acompanhamento tático e dada a ordem de parada. Durante a busca pessoal foi encontrada na cintura de um deles uma espingarda calibre 32 com uma munição do mesmo calibre.

O caso foi encaminhado à Delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

CAPITÃO SAMUEL COMEMORA CONVOCAÇÃO DE MAIS 40 APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DE SOLDADO DO CBMSE.


Na última quarta-feira, 27, foi anunciada, pelo governador Belivaldo Chagas, a convocação de mais 40 aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros de Sergipe. O deputado Capitão Samuel, que lutou junto com os aprovados pela convocação, comemorou a conquista dos novos profissionais que irão compor a segurança pública do estado.

O anuncio da convocação aconteceu durante a entrega das viaturas, equipamentos e da nova sede do CBMSE, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O chamamento para mais este reforço na Segurança Pública do estado, acontecerá nos próximos dias. Os outros 97 excedentes restantes, dos 137 no total, serão convocados até o próximo mês de agosto.

Segundo o Capitão Samuel, esta é uma conquista deles e, também, do povo sergipano. “A convocação irá aumentar o efetivo, além de dignificar aqueles que tanto se dedicaram e estudaram. Lutei junto com estes jovens em busca desta convocação. Felizmente, é mais uma turma que alcança o seu objetivo. Quero parabenizar a todos os novos convocados que irão trabalhar em prol do povo sergipano”, finaliza.

Fonte e foto:  capitaosamuel.com

4º BATALHÃO PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO ALTO SERTÃO SERGIPANO.


Nesta quarta-feira, 27, militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo em Canindé de São Francisco.

As equipes receberam denúncia de que um homem estaria na região de Santa Rosa do Ermírio mostrando arma de fogo e amedrontando os moradores. Já no local, ao avistar as guarnições, o homem entrou em uma residência e correu pelos fundos da casa pulando vários muros. Os militares conseguiram prender o homem no quintal de uma residência e o mesmo foi encaminhado ao hospital pois se feriu durante a tentativa de fuga.

A arma apreendida foi encaminhada à Delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE HOVEM COM 1,4 QULOS DE MACONHA NO BAIRRO SÃO CONRADO.


Na madrugada desta quinta-feira, 28, policiais militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam um jovem de 18 anos, por suspeitas de tráfico de drogas, no Bairro São Conrado, Zona Sul da capital. Durante a ação policial foram apreendidos 1,4 Kg de maconha, além de porções de cocaína.

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, após ter sido flagrado com as drogas e uma balança de precisão, na Rua ‘L’.

A prisão foi realizada com a ajuda de populares, que denunciaram com detalhes a ocorrência de tráfico de drogas na localidade.

Fonte:  PMSE

EQUIPES DO CPMI PRENDEM DOIS HOMENS POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM ESTÂNCIA.

Os suspeitos foram flagrados com duas pistolas, munições e coletes balísticos

Durante ações de reforço do policiamento na cidade de Estância, na noite desta quarta-feira, 27, equipes do Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI) prenderam dois homens por porte ilegal de arma de fogo. Os suspeitos foram flagrados no Centro da cidade com duas pistolas, nos calibre 9mm e 380, além de cinco carregadores, 26 munições e coletes balísticos.

As prisões ocorreram por volta das 22h, momento em que os policiais militares perceberam os dois homens armados ostensivamente, trajando coletes à prova de balas. Após abordagem, foi constatado que a dupla não possuía porte ou registro legal das armas.

Diante das irregularidades, os infratores foram conduzidos à Delegacia Plantonista de Itabaiana.

Fonte e foto:  PMSE

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA SOBRE A CONTINUIDADE DAS CHUVAS NAS PRÓXIMAS 24 HORAS NA CAPITAL SERGIPANA.


A Prefeitura de Aracaju permanece em atenção à instabilidade climática que se instalou na capital. Na manhã desta quinta-feira, 28, por meio da Defesa Civil, foi emitido um novo alerta de chuvas moderadas, para as próximas 24h. A medida foi adotada de maneira preventiva, a partir de aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A mensagem foi encaminhada através do serviço de alerta via SMS 40199 aos mais de 51 mil telefones cadastrados, na capital sergipana, com o objetivo de manter a população informada e atenta aos possíveis sinais de anormalidade, especialmente nas áreas de risco.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado, as equipes mantêm redobrado o monitoramento da cidade e em atenção para atendimento as demandas que possam surgir.

“Nas últimas 12h, foram contabilizados, pelo monitor de chuva, o total de 34,5 milímetros (mm). Estamos preparados para agir de forma integrada com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, conforme as necessidades que venham ocorrer”, frisa Silvio Prado.

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes monitoram pontos estratégicos da cidade e atendem aos chamados registrados através do número emergencial 199, da Defesa Civil. Até o momento, no dia de hoje, duas solicitações registradas através desse canal de comunicação foram atendidas. “A equipe, prontamente, realizou a avaliação de risco e adotaram as providências cabíveis”, acrescenta o secretário.

A população deve estar atenta aos possíveis sinais de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras em paredes, afundamento de piso, movimentação de terra nas áreas de encostas e outras, barulhos no madeiramento do telhado e outros sinais que possam representar risco, para acionar a Defesa Civil o mais rápido possível.

Serviço de Alerta

Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Fonte:  Defesa Civil de Aracaju

OPERAÇÃO IDENTIFICA FALSA DELEGACIA USADA PARA APLICAR GOLPES NO RIO GRANDE DO SUL.

Cope cumpriu no Rio Grande do Sul mandados de prisão contra estelionatários


Em operação paralela à ação que contou com a participação da Polícia Civil de Sergipe, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul localizou uma falsa delegacia na cidade de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O local contava com banners, algemas, armamentos e a identificação da corporação gaúcha.

A primeira ação policial foi deflagrada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Divisão de Inteligência (Dipol) e Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira (27). Já a segunda ação policial foi realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Conforme as informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ao longo das buscas foram encontrados diversos documentos criados pela organização criminosa com inúmeras fotos e dados das vítimas para aplicar o golpe dos nudes, inclusive um caderno com anotações dos valores recebidos.

O delegado Dernival Eloi explicou que o grupo criminoso agia de forma bastante organizada. “São grupos bem articulados. Parte do grupo já está no presídio e a parte que faz a movimentação financeira estava do lado de fora, sendo geralmente mulheres e parentes dos presos”, detalhou.

Operação

Uma operação deflagrada nessa quarta-feira (27), cumpriu mandados de prisão contra investigados integrantes de um grupo criminoso que cometia delitos de extorsão e estelionato, inclusive com a utilização da imagem de policiais civis gaúchos.  Os investigados mandavam a foto de uma mulher nua e começavam um diálogo, pedindo foto da vítima.

Pouco tempo depois que a vítima encaminhava o material, os suspeitos entravam novamente em contato se passando por delegado do Rio Grande do Sul e pediam dinheiro para não colocar uma suposta investigação em andamento.

Os mandados de prisão foram cumpridos contra Bianca Domingues Padilha, 25; Letielle Rodrigues da Silva, 28; Michele dos Santos Domingues, 42; Willian Mattos Silveira, 28; Marcelo Lopes da Rosa, 32; e Tiago Fontoura Machado, 32. Os homens já estavam presos em unidade prisional.

Fonte e fotos:  SSP/SE

HOMEM É ESFAQUEADO DENTRO DE ÔNIBUS APÓS BRIGA POR ASSENTO.


Um homem sofreu uma tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira, 28, após ser esfaqueado dentro do ônibus que faz a linha 610 – Litoral Norte / Mercado dentro do Terminal do Mercado.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o crime teria ocorrido após uma briga que teria sido motivada por um assento no transporte coletivo. A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada a um hospital.

Foto:  redes sociais

Fonte:  Infonet

POLÍCIA CIVIL DE DORES PRENDE SUSPEITO DE AMEAÇAR E APROPRIAR-SE DE BENS DA PRÓPRIA MÃE.

Vítima é idosa e investigado já foi detido pelo crime de homicídio

A Polícia Civil prendeu na terça-feira, 26, no município de Nossa Senhora das Dores, um suspeito de apropriar-se de bens da própria mãe, que é idosa. O autor também fazia ameaças à vítima.

A Delegacia de Nossa Senhora das Dores foi acionada pela própria idosa, que estava acompanhada de um outro filho. Segundo levantamento, o investigado estava apropriando-se de pertences da genitora, mediante ameaças.

Diante da denúncia, o homem, que já foi preso anteriormente por homicídio, foi detido em situação de flagrância e encaminhado a Aracaju, para audiência de custódia.

"Nos últimos dois meses foram realizadas sete prisões em desfavor de infratores de crimes de estupro e, ainda, de violência contra mulheres, crianças, idosos e deficientes. A Polícia Civil alerta a sociedade dorense para denunciar a violência cometida contra os grupos vulneráveis", citou o delegado Marcos Carvalho, que esteve à frente da prisão de ontem.

Fonte:  SSP/SE

GUARDA MUNICIPAL DE LARANJEIRAS EFETUA PRISÃO DE INDIVÍDUO QUE PULOU MURO DE CRECHE DURANTE A NOITE NA POSSE DE SIMULACRO DE ARMA DE FOGO.


Na madrugada desta quarta-feira, dia 27, a guarnição da Guarda Municipal de Laranjeiras recebeu um chamado do guarda de plantão na creche Tereza Augusta Miranda Franco, se deparou com um meliante.

Ao ver a guarnição o elemento pulou o muro do pré-escolar onde foi feito o cerco e conseguiram render o mesmo de posse de um simulacro de revólver, o qual foi conduzido à delegacia plantonista e já se encontra a disposição da justiça.

Fonte e foto: Guarda Municipal de Laranjeiras

PREFEITO E VICE-PREFEITO DE PROPRIÁ ESCLARECEM DECISÃO DA 19ª ZONA ELEITORAL QUE CASSOU OS DIPLOMAS E MANDADOS. TAL DECISÃO DE PRIMEIRO GRAU NÃO PRODUZ EFEITOS IMEDIATOS E NADA MUDA NO CENÁRIO DA POLÍTICA DE PROPRIÁ.

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO DIZ QUE REGULAMENTARÁ TRABALHO POR APLICATIVOS ESTE ANO.

Proposta prevê regime fora da CLT, mas com direito a previdência

Atualmente sem regulamentação profissional, os trabalhadores de aplicativos poderão ganhar alguns direitos e garantias ainda este ano, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta informou ontem (27) que pretende regulamentar os serviços prestados por profissionais autônomos vinculados a plataformas virtuais.

Em nota, a pasta informou que estuda uma proposta que regulamente uma modalidade de contrato para a categoria sem necessariamente caracterizar vínculo empregatício. Dessa forma, os trabalhadores de aplicativo ficariam em uma categoria distinta da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas teriam algumas garantias, como o recolhimento à Previdência Social, tanto por parte do empregador como do profissional.

“A proposta deve equilibrar as necessidades dos prestadores, das empresas e, também, dos consumidores desses serviços. O texto deve atender à demanda da categoria de formalização sem necessariamente vínculo empregatício”, informou o ministério em nota. “Com relação ao recolhimento à Previdência Social, o objetivo é conseguir incluir trabalhadores e empregadores de forma a garantir proteção previdenciária a esses prestadores.”


A pasta não informou se pretende editar uma medida provisória ou enviar um projeto de lei ao Congresso. Os dois instrumentos dependem de aprovação dos deputados federais e dos senadores, com a diferença de que uma medida provisória tem tramitação mais rápida e entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União.

Ao contribuírem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os trabalhadores de aplicativo têm direito a aposentadoria, pensão por morte, auxílio invalidez, entre outros benefícios. O modelo em estudo seria parecido com os dos microempreendedores individuais, que também contribuem para a Previdência Social de forma simplificada. A diferença é que a proposta do Ministério do Trabalho também prevê a contribuição do empregador, neste caso, do aplicativo.

Atualmente, não existe uma regulamentação para os serviços por aplicativo. Na prática, os profissionais autônomos trabalham de maneira informal, sem direitos nem garantias em caso de doença, incapacidade e não têm aposentadoria.

Foto:  Rovena Rosa

Fonte:  Agência Brasil

quarta-feira, 27 de abril de 2022

NA ELEIÇÃO, O POVO DARÁ O TROCO! - INFELIZMENTE AINDA TEMOS QUE CONVIVER COM ESSA TRISTE REALIDADE.

Arte do chargista Clécio Barroso

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURARÁ NESTA QUINTA (28) MEMORIAL DA DEMOCRACIA, COM ENTREGA DA COMENDA VALDIR DE FREITAS DANTAS A HOMENAGEADOS E LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA DR. NILZIR SOARES.


A Associação Sergipana do Ministério Público estará inaugurando o Memorial da Democracia nesta quinta-feira, dia 28 de abril de 2022, às 10h30min, na sede da entidade.  

Na oportunidade, a Associação Sergipana do Ministério Público - ASMP homenageará algumas Autoridades com a sua maior honraria, Comenda Valdir de Freitas Dantas, pela valorosa contribuição para o fortalecimento da democracia interna do Ministério Público de Sergipe.  

A programação terá início às 9h, no foyer do auditório do MP-SE, com o lançamento do Livro “O desenho institucional do Ministério Público Brasileiro”, de autoria do Promotor de Justiça do MP-SE, Nilzir Soares Vieira Junior.

A ASMP tem como presidente o Promotor de Justiça Dr. João Rodrigues Neto, que tem feito uma gestão atuante e participativa.

Blog Espaço Militar

OPERAÇÃO CIANOSE DA CGU E DA PF APROFUNDA INVESTIGAÇÕES SOBRE FRAUDE ENVOLVENDO A COMPRA DE RESPIRADORES PELO CONSÓRCIO NORDESTE.


Operação Cianose

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou da Operação Cianose. O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é aprofundar as investigações envolvendo fraude em contratação, desvio de recursos e lavagem de dinheiro na aquisição de respiradores pulmonares pelo Consórcio Nordeste, no valor de R$ 48.748.575,82.

Investigações

Em abril de 2020, o Consórcio Nordeste contratou empresa para fornecimento de 300 ventiladores pulmonares para utilização em unidades de saúde voltadas ao combate da pandemia. De acordo com o que ficou definido pelos integrantes do Consórcio, cada Estado da Região Nordeste receberia 30 equipamentos, com exceção da Bahia, que ficaria com 60 respiradores.

À base de Cannabis

O processo de contratação, por meio de dispensa de licitação, foi formalizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Na auditoria realizada pela CGU verificou-se que, apesar dos valores envolvidos e da relevância dos equipamentos naquele momento da pandemia, não constava do processo justificativa para escolha da empresa, que se dedicava à comercialização de medicamentos à base de Cannabis, assim como qualquer comprovação de experiência ou mesmo capacidade operacional e financeira para cumprir o contrato.

Fonte:  Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)

CORPO DE BOMBEIROS APRESENTA NOVA SEDE DO 2º SUBGRUPAMENTO QUE DIMINUI TEMPO DE DESLOCAMENTO NA ZONA SUL E DE EXPANSÃO DE ARACAJU.

Solenidade também contou com a entrega de viaturas e de equipamentos



Foi inaugurada pelo Governo do Estado a nova sede do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (2º SGBM), na Praia de Atalaia. O investimento na unidade foi de R$ 100 mil. Com a unidade,  o atendimento às ocorrências das zonas Sul e de Expansão será otimizado com a diminuição do tempo de deslocamento das equipes. A solenidade, que também contou com a entrega de novas viaturas e equipamentos para a corporação, ocorreu nesta quarta-feira (27). As novas viaturas e os novos equipamentos representam um incremento de mais de R$ 2 milhões na segurança pública de Sergipe. Os recursos são de emendas de bancada federal de Sergipe.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, destacou que a nova unidade reflete positivamente no rápido deslocamento das equipes para os locais de ocorrência na área mais ao sul da capital. 

“É uma sublimidade aqui na capital, na orla de Atalaia, que vai proporcionar uma redução de tempo resposta para toda a população aracajuana da Zona Sul  e da Zona de Expansão. Com essa inauguração, conseguimos melhorar o tempo de atendimento à população. A nossa corporação está tendo um reforço tanto do ponto de vista operacional, quanto do ponto de vista de recursos humanos”, enfatizou o comandante.

A coronel Maria, diretora operacional do Corpo de Bombeiros, ressaltou a diminuição do tempo de deslocamento em uma área de crescimento econômico, com novas residências, e com a presença de turistas. “Damos mais efetividade e cobrimos melhor essa área. O tempo resposta vai diminuir.  A unidade vai possibilitar uma maior efetividade do Corpo de Bombeiros na cobertura dessa área. Nessa região, temos incêndios em vegetação, resgates automobilísticos, além de ser uma área de praia”, evidenciou.

A obra na unidade contemplou a substituição de todas as instalações elétricas e hidrossanitárias; a climatização, com instalação de novos aparelhos de ar-condicionado; além da construção de banheiro e área de serviço na parte externa para higienização dos militares e equipamentos  após as ocorrências. A unidade também recebeu obras de aplicação de piso de alta resistência, a substituição do telhado; a revitalização da pintura; a nova identificação visual e pavimentação da área externa. 

Viaturas e equipamentos

A solenidade também contou com a entrega de duas viaturas do tipo auto bomba tanque, que serão utilizados em ações de combate a incêndio e salvamento. Os veículos  possuem câmbio automático, cabine dupla, tanque de aço inoxidável com capacidade para 5 mil litros, bomba com capacidade de expulsão de 750 galões por minuto, tanque de 200 litros para líquido gerador de espuma (lge) e diversos outros equipamentos. 

As novas viaturas foram adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com recursos de emendas parlamentares da bancada federal sergipana. Cada viatura tem o custo de R$ 849.500, totalizando um investimento de R$ 1,699 milhão. 

No evento também ocorreu a entrega dos novos equipamentos de proteção respiratória, que são compostos por suporte, máscara facial com sistema de comunicação do tipo amplificador de voz e unidade de integração com sistema de rádios HT. Os 20 conjuntos de equipamentos, que representam um investimento de R$ 503 mil com recursos próprios do Corpo de Bombeiros, trazem mais tecnologia e segurança para os bombeiros no desempenho de suas missões.

“Hoje aqui estão sendo entregues mais duas viaturas, viaturas que vão atuar no combate a incêndio, mas que também serão utilizadas como ferramenta para salvamento. Nós também estamos entregando equipamentos de proteção respiratória, que vão fazer com que os nossos militares tenham itens adequados para atuarem nas diversas ocorrências do Corpo de Bombeiros”, concluiu a coronel Maria.

Fonte e foto:  CBMSE

Comentário do blog:  Da mesma forma que o blog critica quando é necessário, inclusive fazendo denúncias, sabemos também reconhecer os acertos, e parabenizamos o Governo do Estado e o Comando do CBMSE pela aquisição das duas novas viaturas ABTs, equipamentos e nova sede do 2º SGBM.

5º BATALHÃO PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.


No fim da tarde desta terça-feira, 26, policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem por tráfico ilícito de drogas no Bairro Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro. Na residência do suspeito foram apreendidos papelotes de drogas e balanças de precisão.

A equipe do 5º BPM realizava o patrulhamento de rotina na Piabeta, quando abordou um homem que estava em frente a uma residência. Durante a revista, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha com o suspeito.

Ao verificarem o entorno, os militares perceberam através de uma janela que havia um invólucro contendo pó branco e uma balança de precisão no interior da casa. Diante da fundada suspeita, a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) foi acionada para auxiliar nas buscas pelos entorpecentes.

Com ajuda dos cães farejadores, os policiais entraram no imóvel e apreenderam mais 16 embalagens pequenas e uma grande, contendo substâncias análogas à maconha e à cocaína, e duas balanças de precisão.

O suspeito e o material ilícito foram encaminhados à Delegacia Plantonista para a formalização do flagrante.

Fonte e foto:  PMSE

BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA PRENDE CASAL E APREENDE ARMA DE FOGO NO POVOADO COLÔNIA TREZE.


Nesta terça-feira, 26, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) prenderam casal e apreenderam uma arma de fogo no Povoado Colônia Treze, município de Lagarto. A mulher estava em posse de uma pistola calibre.380.

À noite, as equipes realizavam policiamento na Rodovia Lourival Batista, Povoado Colônia Treze, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo Fiat Pálio. Diante da suspeita, os dois passageiros desembarcaram para abordagem. Na ação, os policiais encontraram uma pistola calibre .380 com seis munições nos pertences da mulher.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Lagarto.

Fonte e foto:  PMSE

GETAM APREENDE DROGAS NO CENTRO DA CAPITAL SERGIPANA.


Nesta quarta-feira, 27, militares do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) apreenderam drogas no Centro, em Aracaju.

Os militares realizavam patrulhamento nas imediações do Cemitério Santa Izabel, quando avistaram um homem que, ao notar a presença da guarnição no local, tentou evadir-se e arremessou um objeto no chão.

Durante a abordagem e busca pessoal foram encontrados papelotes de cocaína e maconha. No objeto que havia sido arremessado foram encontrados papelotes de maconha. O homem e o material apreendido foram encaminhados à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Fonte e foto:  PMSE