segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CATARINA ABRE CONCURSO COM 250 VAGAS.


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou os editais para os concursos públicos para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) e no Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Curso de Formação de Praças (CFP)

As inscrições estarão abertas entre os dias 05 de dezembro de 2022 e 05 de janeiro de 2023. Clique aqui, leia o edital completo.

Dentre as 250 vagas deste edital, 200 delas são dedicadas a candidatos do sexo masculino e 50 a candidatas do sexo feminino. O valor da inscrição é R$ 200,00.

As vagas deste edital destinam-se exclusivamente ao reforço do efetivo das Organizações Bombeiro Militares (OBM) pertencentes a 2ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 2º, com sede em Curitibanos; 5º, com sede em Lages; 9º, com sede em Canoinhas e 15º, com sede em Rio do Sul) e da 3ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 6º, com sede em Chapecó, 11º, com sede em Joaçaba, 12º, com sede em São Miguel do Oeste e 14º, com sede em Xanxerê).

O concurso público passará por sete fases, sendo elas:

1) inscrição;

2) prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;

3) avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;

4) avaliação física – caráter eliminatório;

5) avaliação psicológica – caráter eliminatório;

6) investigação social – caráter informativo e eliminatório

7) apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.

Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado é denominado aluno-soldado bombeiro militar durante o período de formação, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ). Após a conclusão do CFP, os aprovados passam a ser soldados Bombeiro Militar 2ª Classe. O curso tem aproximadamente 9 meses de duração.

O aluno-soldado terá contato com disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional, a fim de se capacitar para o exercício de todas as atividades executadas por um soldado do CBMSC.

Os soldados, após aprovados no CFP, passam a exercer funções de execução nas Unidades do CBMSC, tais como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.

A Carreira de Praça do CBMSC oferece as seguintes graduações: soldado 3ª classe, soldado 2ª classe, soldado 1ª classe, cabo, 3º sargento, 2º sargento, 1º sargento e subtenente.

Curso de Formação de Oficiais (CFO)

As inscrições estarão abertas entre os dias 01 de dezembro de 2022 e 02 de janeiro de 2023. Clique aqui, leia o edital completo.

Dentre as 15 vagas deste edital, doze delas são dedicadas a candidatos do sexo masculino e três delas a candidatas do sexo feminino. O valor da inscrição é R$ 250,00.

O concurso público passará por sete fases, sendo elas:

1) inscrição;

2) prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;

3) avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;

4) avaliação física – caráter eliminatório;

5) avaliação psicológica – caráter eliminatório;

6) investigação social – caráter informativo e eliminatório

7) apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.

Durante o CFO o aluno é denominado cadete e após a conclusão e aprovação no curso passará pelo aspirantado, que é o estágio probatório de seis meses na função, declarado aspirante a oficial. Após este período, em caso de aprovação, os bombeiros militares serão promovidos ao posto de 2º tenente, iniciando a carreira de oficial do CBMSC, ingressando no Quadro de Oficiais Bombeiro Militar. A progressão da carreira se dá aos seguintes postos, de forma ascendente:1º tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel bombeiro militar.

O Curso tem duração aproximada de 2 anos e é realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. O CFO é a formação militar de oficiais, para torná-los os futuros gestores da corporação. O CBMSC acredita que a formação de gestores é indissociável do conhecimento técnico das diversas funções exercidas pela corporação. Durante o curso de formação, os cadetes têm mais de 1.400 horas dedicadas ao conhecimento das atividades específicas da corporação, tais como atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndio e pânico, salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular, dentre outras atividades, além demais de 1.000 horas dedicadas às disciplinas gerais de áreas como hidráulica, física, química e direito.

Nestes anos de formação, os cadetes participam ainda de significativa quantidade de estágios operacionais e administrativos, bem como de atividades de cunho social. Ao final da academia, ainda realizam uma especialização em Gestão de Riscos e Eventos Críticos, com duração aproximada de 2 meses.

Fonte e foto:  CBMSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário