O primeiro ato da solenidade foi a assinatura da portaria de elevação da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) a Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Na ocasião, foram outorgadas as medalhas de Mérito do Trânsito a civis e militares, como forma de reconhecer os bons serviços prestados à sociedade sergipana, à melhoria da mobilidade e segurança no trânsito, e de Tempo de Serviço 10 e 20 anos.
“Com muita honra que o Comando da PM está prestigiando essa solenidade de uma das unidades mais importantes da nossa corporação. A CPTran foi criada em 1982 e hoje, efetivamente, Batalhão de Policiamento de Trânsito, exerce um papel importante, seja na prevenção e fiscalização, seja no apoio às operações que são desencadeadas no enfrentamento à criminalidade. Teremos duas unidades, 1ª e 2ª CPTran e um pelotão tático de motos, que terá como área de atuação Aracaju e Região Metropolitana. Agora, a PMSE tem dois batalhões que cuidarão do trânsito urbano e rodoviário em Sergipe. Tivemos a felicidade de realizar a outorga das medalhas de Mérito do Trânsito e de Tempo de Serviço, como homenagem pelos bons serviços prestados pelos nossos policiais, nessa conceituada unidade militar.
Homenageio também todos os demais componentes da unidade pelos bons serviços prestados à segurança pública do nosso estado, principalmente no trânsito. Enfrentamos uma realidade preocupante, de acordo com a OMS o Brasil é o 3º país com maior registro de mortes no trânsito, dados do Ministério da Saúde. Mortes no trânsito figuram como a 8ª causa de morte no país . Em Sergipe, de acordo com dados da SSP, em 2022 tivemos registro de 386 mortes no trânsito, e neste anos, até agosto, 269 pessoas morreram por acidentes de trânsito. Um tema sensível e que requer olhar especial de todas as instituições que lidam com o trânsito em nosso estado. Devemos trabalhar de forma integrada e permanente para que possamos mudar esse cenário caótico”, declarou o Comandante-Geral da PMSE.
O Major Alysson Cruz, comandante do BPTran, falou da importância de informar aos cidadãos sobre as melhores condutas e refletir sobre as consequências de nossas atitudes no trânsito. “No trânsito, escolha a vida, mude de conduta, não vire estatística. Esta mensagem chegou para todo mundo, todos os órgaos de imprensa, escolas públicas e particulares , essa grande mobilização provou que é possivel materializar uma semana nacional de trânsito, como o Código de Trânsito Brasileiro preconiza, e convida todo o sistema de trânsito a dialogar sobre o trânsito e o BPTran, junto com os órgaos parceiros conseguiu realizar a missão de mobilizar todo cidadão sergipano para que todos abracem a causa e promovam a preservação da vida”, disse o major Cruz.
O Sargento Aristóteles foi agraciado com a medalha de 30 anos, e expressou sua alegria por ter servido tantos anos na unidade. “É um prazer receber essa medalha de 30 anos de serviço, entrei na polícia em 1991 e desde quando me formei, vim trabalhar aqui na CPTran e gostei muito do serviço aqui e estou completando 32 anos de PMSE e o mesmo tempo de CPTran.
“Nós, do Detran, sabemos que não é facil o processo de conscientização, mas temos certeza que, com a integração de todos os órgaos, em união para a conscientização, teremos um efeito positivo”, disse Naleide de Andrade Santos, diretora presidente do Detran.
Fonte: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário