Conforme o coronel Vivaldy Cabral, coordenador operacional da segurança do Enem pela SSP, o planejamento foi iniciado entre janeiro e fevereiro. “No dia de hoje, nos reunimos em 14 instituições. Todas as instituições terão um papel importante no dia da aplicação da prova e irão trabalhar com seu planejamento específico para o Enem. A integração de todas as instituições é importantíssima para essa operação”, ressaltou.
Embora o primeiro dia de aplicação do Enem coincida com a realização do Pré-Caju, a SSP garante que há planejamento para que o exame e o evento festivo ocorram com tranquilidade. “A sociedade sergipana pode ficar tranquila, pois o planejamento está preparado para os dois grandes eventos”, assegurou o coronel Vivaldy Cabral, responsável pelo planejamento de segurança do Enem.
Ainda de acordo como o coronel Vivaldy, Subchefe do Estado Maior da PMSE, serão empregados aproximadamente 600 policiais no Enem 2023, além dos militares que trabalharão em rotas estratégicas nos dias anteriores.
De acordo com o tenente-coronel Gilberto Melo, a Polícia Militar participa como mais um órgão dessa operação integrada para a segurança do Enem. “Nós estaremos participando garantido a segurança das rotas e dos locais de aplicação das provas. A Polícia Militar recebeu algumas informações importantes dos Correios para o planejamento da segurança do Exame Nacional do Ensino Médio”, destacou.
A partir dessas informações, a Polícia Militar fará o levantamento de efetivo e gestão de pessoal para garantir uma escala com serviço extraordinário para reforçar as áreas. “A Polícia Militar está na fase de levantamento, já que ainda faltam algumas informações por parte do aplicador da prova, para que a gente possa fechar esse levantamento. Mas, a Polícia Militar já tem essa expertise dos anos anteriores”, acrescentou o tenente-coronel Melo.
Além da Polícia Militar, participam do planejamento a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Inep, Correios, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cebraspe, Energisa, Deso, Guarda Municipal de Aracaju e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Fonte: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário