quinta-feira, 25 de julho de 2024

BOMBEIROS DE SERGIPE PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL QUE SIMULOU OCORRÊNCIA DE SALVAMENTO EM ALTURA EM SÃO PAULO.

O subtenente Josenildo Moraes ficou em primeiro lugar em duas provas



A competição internacional de salvamento em altura Rope Days, realizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), contou com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O evento simulou situações de ocorrências que acontecem na vida real dos bombeiros e aconteceu entre os dias 16 e 18 de julho, na capital paulista. Foram 19 equipes formadas por bombeiros de todo o país, esse ano contando com uma da Argentina, competindo e trocando experiências na área. Além disso, aconteceram competições individuais, nas quais o subtenente Josenildo Moraes ficou em primeiro lugar em duas provas.

“Para nós que nos dedicamos ao salvamento em altura, foi muito gratificante participar, porque tivemos contato com outras doutrinas e equipamentos. Participei também da prova de lançamento de peso utilizado para acessar a copa de uma árvore, em que eu fui o primeiro a acertar o alvo. A outra prova que fiquei em primeiro lugar foi executando cinco nós em 45,99 segundos, um tempo recorde. Fiquei muito feliz com o resultado”, disse o subtenente Moraes.

Entre as situações simuladas, o resgate de um trabalhador preso em um cabo entre dois prédios a 130 metros de altura, de vítima em poço e também em viaduto. A equipe de Sergipe foi formada pelo subtenente Moraes (comandante), sargento RBastos (líder de tração), e quatro operadores: cabos Leilane e Walisson, soldado Nascimento e Davi. O cabo Jamerson e o soldado Martins foram como reservas. Também participaram a soldado Noemi como vítima e o subtenente Jocivaldo como árbitro.

“Foi uma experiência ímpar participar pela primeira vez como árbitro. Já participei de outros eventos como competidor e dessa vez foi diferente, também pelo local que é maior capital do país e pelas experiências adquiridas, porque fiz avaliação de equipes como a da Argentina, com técnicas completamente diferentes. Foi muito valioso estar nessa competição e ser árbitro”, contou o subtenente Jocivaldo Pureza.

Representação feminina

Essa foi a primeira competição em que o CBMSE participou com duas representantes femininas. “Participar dessa competição foi uma experiência incrível e desafiadora. As provas exigiram muito de nós, tanto em relação à técnica, quanto ao físico e emocional, mas também nos mostraram a força do treinamento militar e a importância da preparação contínua. Nossa participação na competição reafirma que o que realmente importa são as habilidades, a preparação e a dedicação de cada um, independentemente do gênero. O compromisso com a missão é o que realmente faz a diferença”, destacou a soldado Noemi Santos.

A cabo Leilane Cunha participou pela segunda vez do Rope Days. “As atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros não têm definição de gênero no seu desenvolvimento. Dessa forma, somos capazes de desenvolver qualquer que seja a atividade desde que tenhamos o conhecimento técnico e estratégias de trabalho em equipe, afinal de contas, nosso trabalho é sempre desenvolvido em equipe. Ficamos felizes com a oportunidade para contribuir com a equipe de salvamento em altura. Aprendemos bastante, nos desafiamos e demos o nosso melhor. Esses eventos nos estimulam a buscar evoluir cada vez mais”, concluiu.

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário