sábado, 14 de setembro de 2024

COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS DENUNCIAM A DEMORA DO DAT DO CORPO DE BOMBEIROS DE SERGIPE NA EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS.


Comerciantes e empresários encaminharam áudios para o blog Espaço Militar, denunciando a demora do DAT (Diretoria de Atividades Técnicas) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), na expedição de documentos necessários para suas empresas, informando a deficiência de material humano para dar o devido andamento em tais documentações, o que vem prejudicando em muito e questionam: "e minha empresa, faço como? Vou perder o contrato? 

Importante salientar que é paga uma taxa ao DAT para a expedição de tais documentos.

Comerciantes e empresários esperam que o problema seja equacionado, pois caso contrário, disseram que irão procurar o Ministério Público, pois estão se sentindo prejudicados com a corriqueira demora do DAT do CBMSE, tendo que ir diversas vezes para tentarem viabilizar suas documentações.

Importante que o setor público se aperfeiçoe para não prejudicar comerciantes e empresários que geram empregos e que são importantes para alavancar a economia do nosso estado.

O blog está em poder dos áudios, mas preservará os comerciantes e empresários, que temem sofrer ainda mais com a demora para conseguirem seus documentos.

Matéria do blog Espaço Militar

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE REFORÇA FORTA DE VEÍCULOS.



A Polícia Militar de Sergipe continua investindo em infraestrutura e melhores condições de trabalho. 

Nesta sexta-feira (13), o Coronel Alexsandro Ribeiro, comandante-geral da PMSE, realizou a entrega de 11 veículos, na nova sede do Quartel do Comando Geral que agora funciona no bairro Industrial, em Aracaju.

Na oportunidade foram entregues 8 carros, zero quilômetros, modelo Duster. Essa distribuição foi feita para o Centro de Ensino e Instrução (2), 8⁰ Batalhão de Polícia Militar (4) e 5⁰ Batalhão (2), sendo que esses dois últimos serão destinadas à ronda escolar.

Além disso, foram destinados 2 caminhões, modelos Mercedes Benz, zero quilômetro, ao setor de infraestrutura da corporação (PM4), para uso nas ações de logística.

Vale ressaltar que o 11° Batalhão também recebeu reforço em sua frotas, com o recebimento de 1 veículo Sandero, fruto do investimento do Governo Federal, para ser empregado na Ronda Maria da Penha.

Todas as viaturas farão parte da frota orgânica da Corporação e servirão para servir à sociedade sergipana com rapidez e excelência nas diversos regiões do estado.

Fonte:  PMSE

TEMENDO O NAUFRÁGIO ELEITORAL EM ARACAJU, GOVERNISTAS BRIGAM ENTRE SI.


O racha político entre os governistas parece que acontecerá antes do 1º turno das eleições de Aracaju. Antevendo a derrota de duas de suas três candidaturas majoritárias, os ainda aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD) passaram a atirar uns nos outros. Pior é que esse fogo amigo promete se ampliar até o dia do pleito. Ontem, o marketing do prefeiturável Luiz Roberto (PDT) lançou um verdadeiro torpedo contra o ex-governador Belivaldo Chagas (Pode), candidato a vice na chapa encabeçada por Yandra Moura (União). Aliás, esse clima de beligerância entre os liderados de Mitidieri ocorre desde antes de a campanha começar. O senador Alessandro Vieira (MDB), por exemplo, vive afirmando que o ex-deputado André Moura (União) quer eleger a filha para se apossar do cofre da Prefeitura. Ressalte-se que o ex-parlamentar foi condenado a oito anos de prisão por peculato, desvio e apropriação de recursos do povo de Pirambu. Ademais, comenta-se à boca miúda que setores da campanha de Luiz Roberto andam se queixando da falta de liderança do governador. Reclamam que algumas secretarias se parecem mais com comitês da chapa Yandra-Belivaldo. Pelo andar da carruagem, até o fim da campanha vai ter empurra-empurra de governistas em plena via pública. Nem precisa dizer que os oposicionistas estão adorando tudo isso. Misericórdia!

Fonte:  blog do jornalista Adiberto de Souza

BOMBEIROS DE SERGIPE JÁ ESTÃO ATUANDO NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NO MATO GROSSO DO SUL.





Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) já estão atuando no combate a incêndios florestais no Mato Grosso do Sul. A corporação enviou 13 militares que chegaram na cidade de Campo Grande na noite do domingo (8) e desde a segunda-feira (9) já estão em campo, junto com integrantes de outros Corpos de Bombeiros, em uma força-tarefa para enfrentar incêndios de grandes proporções que vêm atingindo a região do pantanal, causando enormes prejuízos ao ecossistema local.

“A apresentação foi no Centro Integrado de Comando e Controle em Campo Grande, quando eles receberam as primeiras orientações sobre a missão. Depois eles foram para a cidade de Miranda, de onde foram distribuídos em vários locais, de acordo com a necessidade”, afirmou o diretor operacional do CBMSE, coronel Max Meneses.

Os bombeiros de Sergipe que estão empenhados nessa missão possuem a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, da Força Nacional de Segurança Pública, que forma profissionais para atuar na Operação Guardiões do Bioma, em missões de combate a incêndios florestais. Uma viatura tipo Auto Salvamento (AS) também foi enviada, com equipamentos como sopradores e bombas costais, específicos para o combate a incêndios florestais.

A ação é coordenada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), do Governo de Sergipe e da Secretaria de Segurança Pública. A previsão é de que a equipe retorne a Aracaju no dia 27 de setembro.

Fonte:  CBMSE

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE CELEBRA OS 33 ANOS DE FUNDAÇÃO DO 3º BATALHÃO POR SOLENIDADE MARCADA POR RECONHECIMENTO E HOMENAGENS.







Em uma cerimônia marcada por momentos de reconhecimento e gratidão, o 3° Batalhão (3° BPM) da Polícia Militar de Sergipe celebrou seu 33° aniversário, nesta sexta-feira (13). O evento, realizado nas dependências do batalhão, sediado na cidade de Itabaiana, reuniu autoridades, familiares e membros da Corporação para homenagear policiais que se destacaram por seu compromisso e dedicação ao serviço.

Durante a solenidade, o comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, efetuou pessoalmente a entrega de Medalhas de Mérito Policial Militar e de Tempo de Serviço, a militares do 3° BPM, o maior batalhão de área da PMSE. As condecorações foram uma forma de reconhecer publicamente o árduo trabalho e a integridade dos policiais que, diariamente, arriscam suas vidas para garantir a segurança do povo da Região Agreste do estado.

Em seu discurso, o coronel Alexsandro Ribeiro externou gratidão e reconhecimento a todos os militares da região, responsáveis pela segurança de 14 municípios. “Nesse momento temos a honra de enaltecer os homens e mulheres que fazem o 3º BPM, agraciando essa tropa com medalhas. É o reconhecimento do nosso comando pela dedicação, empenho, entrega, e sobretudo, pelo compromisso com a segurança pública do Estado de Sergipe,” ressaltou.

O comandante do 3° Batalhão, tenente-coronel Anselmo, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Comando Geral e a sua tropa, composta por 328 homens e mulheres. “A nossa responsabilidade de cuidar e proteger a população Agrestina é muito grande, contudo, encaramos esse desafio com gratidão. Somos gratos ao coronel Alexsandro Ribeiro pela confiança e pelos investimentos em nosso batalhão. Hoje, temos uma obra sendo realizada com mais de dois milhões de reais de recursos próprios. Isso mostra o compromisso do Comando Geral com o 3º BPM, além de toda a política de valorização que o senhor implementou na Instituição, por meio de capacitações e qualificações. Dessa maneira, conseguimos reduzir a taxa de homicídios em mais de 80%, no ano de 2023,” afirmou.

A solenidade ainda contou com a entrega de equipamentos para o 3° BPM, além de apresentações do Corpo Musical da Corporação, que abrilhantou o evento com um repertório de canções patrióticas e populares, criando um ambiente de celebração.

Integrantes da Polícia Civil, que sempre trabalham em ações integradas com a PMSE na região, também foram agraciados com Medalhas de Mérito Policial Militar, fortalecendo a parceria contínua em prol da comunidade.

O comandante do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel Sidney Barbosa, prestigiou o momento solene.

Fonte:  PMSE

BOMBEIRROS DO RIO DE JANEIRO COMBATEM 460 FOCOS DE INCÊNDIO EM UM DIA.


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combateu 460 focos de incêndio apenas nesta quinta-feira (12). Considerando o período de um único dia, este é o recorde do ano. Desde o início de 2024, já foram mais de 16 mil ocorrências atendidas.

Há cerca de duas semanas, dados divulgado pela corporação já apontavam para um alarmante aumento dos casos. Desde o início do ano, foi registrado um volume de ocorrências 85% superior ao do mesmo período de 2023. Os municípios do Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561) estavam no topo do ranking dos mais afetados, seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

Em alguns casos, os incêndios ocorrem próximos a comunidades. Bombeiros estão combatendo chamas, por exemplo, no Parque Estadual da Pedra Branca, na encosta voltada para Realengo, na zona oeste da capital. O fogo também se alastrou na mata do Morro das Andorinhas, em Niterói, gerando preocupação dos moradores.

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do estado, o combate a focos de incêndios também tem demandado esforços. A unidade de conservação, que abrange áreas dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil. É também um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICBMBio), que administra o parque, já precisou mobilizar seus brigadistas em diferentes ocasiões desde o mês passado.

"Na noite de 10 de setembro, um incêndio florestal de causas criminosas foi deflagrado na região do Caxambu atingindo a Travessia Cobiçado x Ventania. A brigada de combate a incêndios do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está em atividade, porém o clima seco, o relevo da região e os fortes ventos tornam o controle mais difícil. Pedimos que evitem acessar a área do Morro do Cobiçado e Ventania. Essas regiões se tornam muito perigosas na presença do fogo e precisam ser isoladas para que o combate seja realizado de forma segura e eficaz", registra o informe mais recente divulgado pela administração da unidade por meio  de suas redes sociais.

Dados do monitoramento por satélite realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) endossam as preocupações no estado. Desde o início do ano, foram detectados 840 focos de queimadas. É o maior número de ocorrências já registrado em um único ano desde 2017, quando houve 959 registros. É uma marca que ainda pode ser superada, já que setembro e outubro são meses com uma grande média histórica de incêndios florestais.

Somente em agosto, 240 focos de queimadas foram detectados no Rio de Janeiro. É o maior número registrado para o mês desde 2010, quando houve 355 ocorrências. Em setembro, o Inpe já identificou até o momento 135 incêndios florestais dentro do estado.

O excesso de queimadas no Brasil vem resultando em uma queda na qualidade do ar em diversas regiões, gerando preocupações com a saúde das populações. Nas últimas semanas, viralizaram nas redes sociais imagens que mostram paisagens encobertas por fumaças em algumas capitais, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Em algumas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, a fumaça também impressionou os moradores. Isso ocorreu, por exemplo, na região serrana, onde estão municípios como Petrópolis e Teresópolis.

Especialistas têm apontado que os ecossistemas ficam mais vulneráveis a incêndios em momentos de seca, como a que o país está enfrentando. Esse cenário pode estar sendo influenciado por diferentes fatores, como o aquecimento global impulsionado pela ação humana e pelos efeitos do fenômeno climático El Niño, seguido da La Niña.

Mas, apesar do clima seco deixar áreas de mata mais suscetíveis a queimadas, a origem delas está na maioria das vezes relacionada com o comportamento humano. Segundo os Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em 95% dos casos, as chamas começam pela ação do homem, seja de forma acidental ou mesmo voluntária. Já há investigações abertas em diversos locais do país que apuram indícios de incêndios criminosos. Prisões já foram realizadas nos últimos dias, por exemplo, nos estados de São Paulo e de Goiás.

Investimentos estaduais

Em meio a esse cenário, o governo do Rio de Janeiro trocou o comando Secretaria Estadual de Defesa Civil. Tarciso Salles assumiu no lugar de Leandro Monteiro, e foi anunciada a criação de um gabinete de crise para o combate às chamas. Demitido no início do mês, o antigo secretário lamentou o corte milionário de recursos voltados para o enfrentamento dos incêndios florestais.

"Foram destinados R$ 90 milhões para a corporação investir em viaturas e equipamentos de combate a incêndios florestais. Infelizmente, nos últimos dez dias, fui informado que esse apoio foi cancelado”, afirmou Monteiro em seu discurso durante a cerimônia que selou a transferência do cargo para Tarciso Salles, nesta quinta-feira (12), evento que que contou com a presença do governador Cláudio Castro.

A verba teria sido liberada pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, durante o período em que o titular da gestão da pasta era o vice-governador Thiago Pampolha. Ele ocupou o cargo até março deste ano, quando foi exonerado e substituído por Bernardo Chim Rossi.

Questionado ao fim da cerimônia, Cláudio Castro considerou que o Corpo do Bombeiros tem recursos suficientes e minimizou o corte. “Foi algo administrativo, tem que entender o que foi. Mas não falta nada para os bombeiros. Mais de R$ 1 bilhão foi investido na minha gestão."

Qualidade do ar

Em meio ao grande volume de focos de incêndio, boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado às 17h desta quinta-feira (12) registra impactos para a qualidade do ar. A situação é pior do que há três dias. Das 57 estações espalhadas pelos municípios fluminenses, apenas 16 registraram qualidade do ar boa. No boletim de segunda-feira (9), 28 estações detectavam boas condições.

Os locais onde a qualidade do ar foi considerada moderada subiram de 26 para 31. Já aqueles onde a condição é ruim aumentaram de três para nove. Assim como no boletim de segunda-feira, o novo levantamento indica que não há estações que detectaram cenário muito ruim ou péssimo.

A queda na qualidade do ar pode deixar a população sujeita a apresentar um conjunto de sintomas como tosse seca, cansaço e ardor nos olhos, nariz e garganta. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiológicas podem ser mais afetadas.

Em cenários de clima seco e de incidência de fumaça na atmosfera, as recomendações do Ministério da Saúde são para o aumento da ingestão de água e líquidos, para um maior tempo de permanência em casa se possível com ar-condicionado ou purificadores de ar e para a suspensão das atividades físicas ao ar livre sobretudo entre 12h e 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas.

O uso de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas também é indicado, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas.

Fonte:  Agência Brasil

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

TRIBUNAL REGINAL ELEITORAL DE SERGIPE AUTORIZA CANDIDATURA DE POLICIAL MILITAR SEM FILIAÇÃO PARTIDÁRIA.


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, em decisão unânime, reformou a sentença emitida pelo juízo da 27ª Zona Eleitoral de Aracaju que havia indeferido o registro de candidatura de Manoel dos Santos Filho, policial militar da ativa, para concorrer ao cargo de vereador da capital sergipana nas eleições municipais de 2024, pelo partido Mobilização Nacional (PMN). O relator do processo, juiz Breno Bergson Santos, destacou os fundamentos jurídicos que o levaram a votar pela autorização da candidatura.

A controvérsia girava em torno da regularidade da filiação partidária do militar constante no sistema FILIA e, ainda, se realmente seria necessária a filiação do candidato. É importante destacar que a filiação partidária é a regra, sendo condição indispensável para a candidatura, conforme determina o art. 14, § 3º, V, da Constituição Federal. O juiz relator ressaltou, contudo, que para militares da ativa há uma regra específica no § 8º do mesmo artigo constitucional, que excepcionalmente permite elegibilidade sem a exigência de filiação prévia, desde que preencham determinados requisitos.

Segundo constava no recurso, o candidato ingressou na Polícia Militar em 1998, possuindo mais de 10 anos de serviço, enquadrando-se na exceção constitucional e, por consequência, seria desnecessária sua filiação a partido político com 6 meses de antecedência a data da eleição (regra prevista na legislação). O juiz Breno Bergson enfatizou que, “no caso de militares com mais de uma década na corporação, basta que o nome do candidato seja escolhido em convenção partidária e que o pedido de registro seja feito pelo partido”.

O relator também se apoiou em jurisprudência consolidada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já firmou o entendimento de que militares da ativa não precisam estar previamente filiados para concorrer a cargos eletivos, como foi reconhecido na Consulta nº 1.014/2004. No caso de Manoel dos Santos Filho, o candidato foi devidamente escolhido em convenção partidária e seu nome constava no rol de candidatos apresentados pelo PMN.

Finalizando sua argumentação, o relator votou pelo provimento do recurso e deferiu o registro de candidatura de Manoel dos Santos Filho. A votação foi unânime. Ao final do julgamento, o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, destacou que, segundo o artigo 142, §3º, inciso V da Constituição, os militares, enquanto em serviço ativo, não podem estar filiados a partidos políticos. “É necessário que os militares se atentem a regra constante em nossa Carta Política (Constituição) visto que muitos militares, por desconhecimento da legislação, acabam se filiando indevidamente a agremiações partidárias”, comentou o desembargador.

Participaram do julgamento, além do relator e do presidente do TRE-SE, a desembargadora Iolanda Guimarães, vice-presidente em substituição, e os juízes membros Tiago José Brasileiro Franco, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e a juíza membro substituta Lívia Santos Ribeiro. Representou o Ministério Público Eleitoral a procuradora Aldirla Pereira de Albuquerque.

Fonte:  Radar Sergipe

COMPANHIA FAZENDÁRIA E SEFAZ RETÊM CARGA DE BLOCOS EM 4 CAMINHÕES COM NOTA FISCAL IRREGULAR EM ESTÂNCIA.


Nesta sexta-feira, dia 13, por volta das 10h30, policiais militares da Companhia Fazendária em conjunto com auditores da SEFAZ, realizaram abordagem a 4 caminhões transportando blocos com nota fiscal irregular, em Estância.

Os veículos tiveram as cargas retidas e encaminhadas à Central de Comandos em Nossa Senhora do Socorro, ficando à disposição da Secretaria de Estado da Fazenda.

Matéria do blog Espaço Militar

GETAM APREENDE 5 TABLETES DE MACONHA NO BAIRRO SANTA MARIA.


Militares do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (GETAM) apreenderam embalagens contendo substância análoga à maconha, nessa quinta-feira (12), no bairro Santa Maria em Aracaju.

Durante patrulhamento, a equipe do GETAM flagrou um homem transitar em uma motocicleta e dispensar um material em frente da casa de uma mulher, assim que o suspeito percebeu a presença das viaturas.

Apesar da tentativa, não foi possível localizar o homem suspeito.

No entanto, os policiais apreenderam 5 embalagens contendo substância análoga à maconha e conduziram, até a Delegacia local, a dona da casa para prestar mais esclarecimentos sobre sua ligação com o suposto traficante de drogas.

Fonte:  PMSE

2ª CIPM APREENDE APARELHO DE SOM NA BARRA DOS COQUEIROS POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO.


Policiais da 2º Companhia Independente apreenderam um aparelho sonoro, nesta sexta-feira (13), no município da Barra dos Coqueiros.

A equipe foi acionada após denúncia de perturbação do sossego. Ao chegar ao local indicado, os agentes de segurança constataram que havia um aparelho de som sendo utilizado com volume acima do que é permitido pela legislação ambiental.

Assim, o objeto foi apreendido, e o proprietário afirmou a responsabilidade de comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) para posterior audiência preliminar.

Fonte:  PMSE

7º BATALHÃO PRENDE HOMEM PORPORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM LAGARTO.


Policiais do 7º Batalhão prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, nesta sexta-feira (13), no Povoado Colônia 13 em Lagarto.

A equipe policial foi acionada por funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que relataram ter notado um paciente portando uma arma de fogo.

Assim, a denúncia foi apurada imediatamente. Após realizar busca pessoal, os agente de segurança prenderam o paciente hospitalar por porte ilegal de arma de fogo.

O caso foi encaminhado à Delegacia local para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PMSE

POLÍCIA CIVIL PRENDE ADVOGADA SERGIPANA INVESTIGADA POR ESTELIONATO NO DISTRITO FEDERAL. SEGUNDO INVESTIGAÇÕES ELA SERVIA A GRUPO CRIMINOSO.


Policiais civis da Delegacia Regional de Lagarto cumpriram o mandado de prisão contra uma moradora do município de Lagarto por aplicar golpes no Destrito Federal. A prisão foi efetuada na manhã da última quinta-feira (12).

Após troca de informações com Policiais da 1ª Delegacia do Distrito Federal, constatou-se que a lagartense integrava uma sofisticada organização criminosa que aplicava golpes na Capital Federal.

De acordo com as investigações, a suspeita atuava na organização criando empresas falsas e também como interlocutora entre o grupo criminoso e funcionários de um cartório, onde documentos eram falsamente autenticados com a finalidade de obtenção de empréstimos em instituições financeiras.

A decisão judicial que determinou a prisão da Lagartense evidencia que “ela se utilizou da qualidade de Advogada para servir ao grupo criminoso e recebeu R$35.000,00 por isso”.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte SSP/SE

INDIVÍDUO MORRE E OUTRO É DETIDO DURANTE AÇÃO DA POLÍCIA EM ITABAIANA.


Um homem morreu e outro foi detido após ação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana, Sergipe, em cumprimento a dois mandados de prisão contra investigados pelos crimes de roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal no município. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) e foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Conforme as investigações, a dupla teria cometido mais de dez furtos e roubos, sempre utilizando extrema violência nas ações criminosas. Em um dos episódios, após tomar conhecimento de que uma vítima havia registrado um boletim de ocorrência, um dos suspeitos teria ido até a casa dela, onde a agrediu fisicamente, além de destruir seu celular.

Em outro caso, os homens teriam agredido o vizinho de uma das vítimas, que os flagrou no momento do crime. A Delegacia Regional também apurou que várias chácaras e residências da região foram alvo dos investigados.

Segundo a SSP, durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva, um dos suspeitos reagiu à abordagem policial. Em resposta, a Polícia Civil revidou e o suspeito acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro investigado foi preso e conduzido à delegacia, onde permanece detido preventivamente. 

Após a prisão, constatou-se que ambos possuíam um extenso histórico criminal. Câmeras de segurança e testemunhas ajudaram a identificar e reconhecer os suspeitos como autores dos crimes ocorridos em Itabaiana. A Polícia Civil reforça à população a importância de denunciar crimes por meio do Disque-Denúncia, pelo número 181, garantindo o sigilo do denunciante.

Fonte:  F5 News

POLÍCIA CIVIL PRENDE DUAS MULHERES EM FLAGRANTE POR ENVOLVIMENTO NO TRÁFICO DE DROGAS EM NOSSA SENHORA DAS DORES.



Em uma operação realizada pela Delegacia Regional de Nossa Senhora das Dores, duas mulheres, de 21 e 22 anos, foram presas em flagrante por envolvimento com tráfico de drogas na região. As prisões ocorreram na tarde dessa quinta-feira, 12, e foram divulgadas nesta sexta-feira, 13.

De acordo com o delegado Wanderson Bastos, a polícia já vinha monitorando as atividades de uma das presas e de seu companheiro. “Segundo as investigações, o casal era responsável por um esquema de tráfico de drogas na cidade, operando principalmente no Conjunto Jorge Alberto”, detalhou.

Já a outra mulher presa havia sido recrutada para ajudar no comércio ilícito. “Na operação desta quinta-feira, os policiais a flagraram em frente à sua residência, localizada na mesma área, vendendo crack para usuários”, acrescentou o delegado.

Durante a abordagem, a mulher recrutada pelo tráfico foi encontrada com 23 pedras da droga prontas para comercialização, escondidas em um pequeno pote plástico. “Simultaneamente, uma equipe policial monitorava a casa da outra mulher, responsável pelo esquema, que tentou se esconder após ser avisada pela irmã sobre a prisão da outra investigada”, relatou Wanderson Bastos.

Na residência da mulher responsável pelo esquema de tráfico de drogas, foram encontrados mais de 400g de maconha, pinos de cocaína já preparados para venda, uma balança de precisão e, no quintal, um pé de maconha. “Isso indica o envolvimento direto na comercialização de entorpecentes”, enfatizou o delegado responsável pela investigação.

Os entorpecentes foram encontrados escondidos no telhado da casa, e a balança estava localizada dentro da lavanderia. “As cédulas de dinheiro foram apreendidas com a mulher recrutada pelo tráfico, enquanto as moedas estavam com a responsável pelo esquema”, explicou o delegado.

Além disso, a polícia recebeu informações de que o companheiro da mulher responsável pelo esquema criminoso estaria na casa dos pais. “No entanto, ele saiu do local antes da chegada das autoridades e está sendo investigado como suspeito no esquema”, ressaltou Wanderson.

Periculosidade e reincidência

Conforme investigação, a mulher recrutada pelo esquema criminoso já cumpriu pena por tráfico de drogas em Nossa Senhora da Glória. “Ela é reincidente e ex-presidiária, já a outra, por sua vez, liderava o esquema local de tráfico, arregimentando outras pessoas para atuar na venda de drogas em Nossa Senhora das Dores”, explicou o delegado.

Ainda conforme Wanderson Bastos, as prisões representam um importante passo no combate ao tráfico de drogas na região. “Uma vez que o esquema vinha gerando impactos negativos na segurança pública local. Essas prisões são fundamentais para garantir a ordem pública”, reforçou o delegado responsável pela ação.

Ambas as suspeitas foram encaminhadas à Delegacia Regional de Nossa Senhora das Dores, onde foram autuadas por tráfico de drogas e associação ao tráfico. “A polícia agora investiga o envolvimento do companheiro da mulher responsável pelo esquema criminoso nessa prática de tráfico de drogas”, reiterou o delegado.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE REALIZA FORMATURA DO 1º CURSO DE ATIRADOR DESIGNADO POLICIAL.




Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Militar do Estado de Sergipe celebrou a formatura do 1º Curso de Atirador Designado Policial, no auditório do Centro de Ensino e Instrução (CEI), em Aracaju. Promovido pela Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), o curso teve como objetivo capacitar integrantes da Corporação para atuar com excelência nas operações de segurança pública.

A capacitação, que contou com uma carga horária de 120 horas/aula, formou 26 policiais militares sergipanos, que passaram por intensas instruções técnicas voltadas ao tiro policial. As aulas foram conduzidas por instrutores especializados e englobaram desde práticas de tiro até aspectos táticos, proporcionando aos alunos um aprendizado abrangente e voltado à realidade cotidiana das operações policiais em território sergipano.

A cerimônia de formatura foi marcada por um clima de camaradagem e orgulho. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, destacou a honra em promover duas solenidades de formaturas para cursos de capacitação em uma única manhã, fatos que comprovam a preocupação da Corporação em qualificar seus integrantes, com o objetivo de ofertar segurança pública com excelência para a população.

O comandante da CIOE, major Fábio Lemos, falou sobre a importância do momento. “Hoje é um dia ímpar para a Polícia Militar, pois estamos formando a primeira turma de Atiradores Designados em Sergipe. Este é um momento de extrema importância não apenas para cada um de vocês, mas para toda a sociedade sergipana. Com a formação que vocês receberam, poderão desempenhar suas funções com ainda mais competência, contribuindo para a segurança da população”, afirmou.

“Sabemos que vivemos tempos de paz aqui em Sergipe, e é justamente nesse momento que aproveitamos para nos qualificarmos ainda mais. Nesse sentido, agradecemos ao comandante-geral coronel Alexsandro Ribeiro, pelo investimento na preparação da tropa”, reforçou o major Fábio Lemos.

Por meio do soldado Hebert Lobo, os formandos expressaram gratidão pelo conhecimento adquirido. “Agradecemos a equipe de instrução que fez toda diferença na formação dos 26 atiradores, que alcançaram um alto nível de conhecimento técnico. E dessa maneira estamos prontos para atuarmos em nossas respectivas unidades. Prontos para protegermos não somente a sociedade, mas principalmente as equipes com as quais trabalhamos diariamente.”

A iniciativa do Curso de Atirador Designado Policial reflete o empenho da Polícia Militar de Sergipe em investir na formação de seus militares, garantindo uma atuação mais eficaz e segura no combate à criminalidade. A expectativa é que novos cursos sejam realizados nos próximos meses, ampliando o número de profissionais capacitados e fortalecendo cada vez mais a segurança pública no estado.

A solenidade se encerrou com a entrega de diplomas e a apresentação das honras de praxe, marcando o início de uma nova etapa profissional e dando as boas-vindas a esses novos atiradores designados que serão fundamentais na promoção da ordem e segurança em Sergipe.

Fonte:  PMSE

POLÍCIA MILITAR FINALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS E FORMA 49 ALUNOS.





Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Militar de Sergipe realizou o encerramento do Curso de Formação de Sargentos (CFS), no Centro de Ensino e Instrução da Instituição, no bairro América em Aracaju.

O curso teve início no dia 1º de junho do presente ano, contou com 14 disciplina teóricas e práticas que somaram 300 horas de ensinos valiosos.

Inicialmente, foram matriculados 64 alunos, mas 15 pediram desligamento no decorrer dos dias.

Hoje, 49 policiais militares tiveram a honra de aprimorar-se ainda mais para oferecer um serviço de maestria para a população sergipana.

O Coronel Alexsandro Ribeiro, comandante-geral da PMSE, externou extrema alegria e gratidão por estar comemorando o encerramento de mais um curso, que é a materialização dos investimentos em qualificação e compromisso com a corporação. O comandante-geral recordou de quando ingressou na PMSE no ano de 1994, como soldado e ao longo do tempo também tornou-se aluno do curso de sargento. Além disso, o Coronel Ribeiro ratificou que o emprego de recursos públicos em capacitação continuada é o caminho para manter o título de estado mais seguro do nordeste.

Para a aluna-CFS Bárbara investimentos em ensino e instrução são de extrema importância, pois, o aperfeiçoamento constante é vital na área de segurança pública. Ademais, ela relatou a satisfação de rever antigos colegas de profissão e estreitar os laços de irmandade e fraternidade.

Fonte:  PMSE

COMPANHIA FAZENDÁRIA E SEFAZ FLAGRA CARGA DE MADEIRA SENDO DESCARREGADA SEM NOTA FISCAL NO POVOADO COLÔNIA 12, EM LAGARTO.


Nesta quinta-feira, dia 12, por volta das 09h40, policiais militares da Companhia Fazendária, em conjunto com auditores da SEFAZ, realizaram abordagem a uma carreta descarregando madeira sem nota fiscal, no povoado Colônia 12, em Lagarto.

Foi lavrado o auto de infração no local e após ser realizado o pagamento, a carga foi liberada.

Matéria do blog Espaço Militar

DELEGACIA DE ITABAIANA ELUCIDA SEQUÊNCIA DE CRIMES DE ROUBO E DE FURTO NA REGIÃO.


A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana, cumpriu dois mandados de prisão de investigados por roubos, furtos, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal no município itabaianense, na tarde desta quinta-feira, 12.

De acordo com as investigações policiais, foram mais de dez furtos e roubos praticados pela dupla,  mediante uso de extrema violência nas ações criminosas. Em uma ação,  como exemplo, após ter ciência que uma vítima prestou boletim de ocorrência,  um dos suspeitos se deslocou à casa dela e, além de a agredir fisicamente, quebrou seu aparelho celular.

Em outro caso de furto/roubo, os homens agrediram o vizinho de uma das vítimas,  após ter flagrado a dupla praticando o crime. Ainda de acordo com a apuração da Delegacia Regional, várias chácaras e casas da região foram alvos dos investigados.

No cumprimento dos mandados de prisão preventiva, um dos investigados reagiu à abordagem policial e reagiu. A Polícia Civil revidou o ato que resultou no suspeito ferido, prontamente socorrido, porém este não resistiu e foi à óbito.

O outro investigado foi conduzido à delegacia e está preso preventivamente. Após a prisão, foi apurado que os dois suspeitos tinham vasto histórico criminal. Câmeras de segurança e testemunhas identificaram e reconheceram a dupla como responsável pelos crimes em Itabaiana.

A Polícia Civil alerta população sobre a importância de denunciar crimes através do Disque-Denúnciam, 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE

4ª COMPANHIA DO 8º BATALHÃO PRENDE SUSPEITO E APREENDE ARMA DE FOGO NO BAIRRO DOM LUCIANO.


Nesta quinta-feira (12), equipes da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (4ª Cia/8º BPM) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo no Bairro Dom Luciano, Zona Norte de Aracaju.

Segundo informações, os militares foram acionados pelo Ciosp para verificar uma denúncia de porte ilegal de arma de fogo na Rua B2. Assim que chegaram ao local, identificaram o suspeito, um homem de 31 anos, que confirmou a denúncia.

Ainda segundo as informações, o suspeito estava em imóvel e relatou que comprou a arma para se proteger, pois sua residência tinha sido arrombada há três meses.

Na ocorrência, foi apreendido um revólver calibre .38 com quatro munições, sendo duas intactas.

O suspeito foi preso e o caso encaminhado à Central de Flagrantes.

Fonte:  PMSE

EM ITABAIANA, VENTOS DERRUBAM PARTE DO TELHADO DA QUADRA DE UMA ESCOLA.

Uma parte do telhado da quadra esportiva de uma escola municipal, localizada no município de Itabaiana, desabou nesta quinta-feira, 12, diante dos fortes ventos na região. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Sergipe.

De acordo com a Defesa Civil, o fato aconteceu na Escola Municipal Governador Benedito Figueiredo, localizada no bairro São Cristóvão. Apesar da gravidade situação, o desabamento não deixou nenhum ferido, tendo apenas danos materiais.

Ainda conforme o órgão, a estrutura estava interditada e, por isso, nenhum aluno estava no local. A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura do município foram até o local para realizar o destelhamento e retirar o risco de outros desabamentos.

Ventos fortes

Na última quarta-feira, 11, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) prorrogou o aviso meteorológico que indicava a possibilidade de ventos intensos atingirem o estado de Sergipe. O aviso esteve em vigência até às 17h desta quinta-feira, 12, com previsão de ventos entre 40 km/h a 70 km/h.

Fonte:  Infonet (Carol Mundim e Verlane Estácio)

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE 3 KG DE ENTORPECENTES E ARMA DE USO RESTRITO EM AÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS EM PEDRINHAS.


Em ação realizada nessa quarta-feira (11), a Polícia Civil de Sergipe, com apoio do Batalhão de Polícia de Ações Táticas (BPati) da Polícia Militar, dois homens foram presos por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade de Pedrinhas. A operação teve início após levantamentos que indicavam a movimentação de entorpecentes entre municípios próximos, como Lagarto e Estância. 

De acordo com as informações policiais, as prisões ocorreram após um monitoramento na rodovia que liga as cidades de Pedrinhas e Arauá. Em certo momento, o condutor de uma motocicleta, ao perceber a presença policial, não reduziu a velocidade e avançou com o veículo na direção de um policial.

O condutor da motocicleta foi contido e detido, sendo o primeiro investigado preso nesta operação. Ele foi detido em flagrante com 3kg de maconha. Em depoimento, ele admitiu que receberia R$ 500 para transportar a droga, que seria entregue a um outro homem, que é o segundo preso nesta operação. A droga seria destinada à venda em Pedrinhas.

Também durante a operação, as equipes cumpriram um mandado de busca na residência de um dos presos, onde foi encontrada uma pistola 9mm, de uso restrito, reforçando as suspeitas de envolvimento dos presos com atividades criminosas na região.

Com a prisão dos investigados e apreensão do material, a Polícia Civil segue investigando o caso com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos com os dois presos nessa quarta-feira.

Diante da continuidade das investigações, informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas podem ser encaminhadas à polícia por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE

POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO PALESTINA.


Militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam um homem por suspeita de tráfico ilícito de drogas no Bairro Palestina, Zona Norte de Aracaju. O fato ocorreu nessa terça-feira (10).

Policiais do BPRp receberam informações da existência de um possível tráfico de drogas no bairro. Segundo o denunciante, um homem ficava sentado à frente de uma casa, e com a chegada de algumas pessoas, ele entrava e saia de um terreno baldio repetidas vezes.

Assim que a equipe chegou ao local, o suspeito entrou rapidamente no imóvel, e deixou cair alguns invólucros de entorpecentes. Ele foi alcançado, e negou a existência de drogas no local. Com o uso de cães farejadores, os militares apreenderam cocaína, maconha e uma balança de precisão, além de R$1.021, 00 em espécie.  

Ele e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia Plantonista para procedimentos pertinentes.

Fonte:  PMSE

PONTE QUE LIGA OS MUNICÍPIOS DE TOBIAS BARRETO/SE E ITAPICURU/BA É INTERDITADA POR 90 DIAS.



O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) anunciou nesta quinta-feira, 12, a interdição da ponte que liga os municípios de Tobias Barreto, em Sergipe, e Itapicuru, na Bahia, após uma vistoria da Defesa Civil identificar avarias na superestrutura da construção.

A medida visa permitir a execução de serviços de recuperação necessários para garantir a segurança dos usuários.

De acordo com o DER/SE, foi providenciado um desvio provisório, a aproximadamente 400 metros da ponte, para assegurar a passagem de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de passeio. A previsão é que a interdição dure cerca de 90 dias, enquanto os reparos são realizados.

A ação é fundamental para evitar riscos à segurança e garantir que o tráfego possa ser restabelecido com segurança plena após a conclusão das obras. Moradores e motoristas da região devem planejar rotas alternativas durante o período de interdição.

Fonte:  Infonet (João Paulo Schneider)

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE SUSPEITO COM 150 COMPRIMIDOS DE ANFETAMINA NO BAIRRO SOLEDADE, EM ARACAJU.


Nessa terça-feira (10), militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam um homem por suspeita de tráfico de drogas no Bairro Soledade, Zona de Aracaju.

Segundo informações, o flagrante aconteceu após o suspeito notar a presença policial, e acelerar o veículo em uma velocidade bem superior ao permitido na via para tentar fugir. No procedimento de busca pessoal, os militares notaram que ele tentava esconder uma embalagem no veículo, tratando-se 150 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecida como “rebite”.

Ainda segundo as informações, o suspeito alegou que presta serviços para empresas de aplicativo, e recebeu os materiais de um homem no Bairro Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro, e o destino seria o Bairro Mutirão, no mesmo município.

Após o flagrante, a ocorrência foi encaminhada à delegacia.

Fonte:  PMSE

POLÍCIA CIVIL RECUPERA EM MENOS DE 48 HORAS ELETRÔNICOS E OUTROS OBJETOS FURTADOS EM FREI PAULO.


Em menos de 48h, policiais civis da Delegacia de Frei Paulo recuperaram diversos eletrônicos e outros itens que haviam sido furtados durante a madrugada do último dia 9. Os bens foram recuperados no início da noite da terça-feira, 10. A ação policial foi divulgada nesta quinta-feira, 12.

Segundo as informações policiais, as vítimas tiveram a casa invadida pelos fundos do imóvel. Na investida criminosa, foram levados mesa, televisão, rack, eletrodoméstico, ventiladores e colchão.

Os policiais identificaram os suspeitos pelo furto e, de posse das informações de onde estavam os objetos, a equipe foi até uma residência onde morava o receptador. Lá, os policiais recuperaram todos os bens subtraídos.

Três pessoas envolvidas no crime foram encaminhadas para delegacia. Os suspeitos irão responder por furto e receptação.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE DOIS HOMENS POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO OLARIA, EM ARACAJU.


Policiais do Batalhão de Radiopatrulha prenderam dois homens por porte ilegal de arma de fogo, nessa segunda-feira (09), no bairro Olaria em Aracaju.

Durante patrulhamento, a equipe do BPRP abordou dois homens que foram flagrados com um revólver, calibre .38, e quatro munições.

Ao ser questionado, o suspeito relatou que o armamento é para defender-se, pois, segundo-ele está ocorrendo uma “guerra” entre os bairros Tubiacanga e Maria do Carmo.

Diante dos fatos, os dois homens foram encaminhados à Delegacia local para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte:  PMSE

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO EM NEÓPOLIS.


Na manhã desta terça-feira, 10, a Delegacia Regional de Neópolis, com o apoio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), cumpriu os mandados de prisão preventiva e de busca domiciliar contra um suspeito de homicídio qualificado. O homem foi localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.

O crime aconteceu numa oficina do Centro de Neópolis, em agosto deste ano, quando o investigado efetuou disparo na nuca da vítima. Após o delito, a Polícia Civil iniciou as diligências, para elucidar o caso e localizar o suspeito. No inquérito policial, foram ouvidas testemunhas e levantadas imagens das câmeras de segurança do local, sendo então confirmada a identidade do investigado.

De acordo com o delegado Kherton Rafael, responsável pelo caso, o crime aconteceu por motivo fútil. “A partir das análises de imagens e dos relatos, foi representada a prisão preventiva. O suspeito estava foragido, e, com o apoio da Divisão de Inteligência e da Coordenadoria, conseguimos capturá-lo em Nossa Senhora do Socorro”, disse o delegado.

Ainda segundo Kherton Rafael, o suspeito realizou uma tentativa de homicídio contra a mesma vítima em 2022. As investigações seguem para conclusão e o homem está à disposição da Justiça.

Fonte:  SSP/SE

POLICIAMENTO É REFORÇADO NO MUNICÍPIO DE FREI PAULO.


Devido a casos recentes de brigas, vias de fato e lesões corporais provocadas entre grupos políticos do município de Frei Paulo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) decidiu reforçar o trabalho preventivo na região freipaulistana, visando dar tranquilidade aos seus moradores. A partir dessa decisão, os trabalhos das Polícia Civil e Militar estão sendo intensificados na localidade.

Segundo o tenente-coronel Anselmo Pereira, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), responsável pelo policiamento na cidade, o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) encaminhou tropas a Frei Paulo, para se somar ao efetivo local e intensificar a segurança na cidade. “O CPMI está enviando guarnições do Batalhão de Caatinga e o 3º Batalhão um efetivo da Força Tática”, citou o oficial.

Concomitantemente, a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) também monitora os casos e a delegacia local já instaurou vários inquéritos policiais, para responsabilizar pessoas, inclusive, que aparecem, em vídeos compartilhados, praticando crimes.

Disque-Denúncia 181 e 190

A SSP solicita à sociedade que, em caso de delitos motivados pela disputa política, denuncie pelos telefones 190, da Polícia Militar, ou 181, da Polícia Civil. A autoria das denúncias será mantida em sigilo.

Fonte:  SSP/SE

CONFIRAM A NOVA PESQUISA INOR PARA A PREFEITURA DE ARACAJU.


A Rede Xodó de Comunicação divulgou no início da tarde de ontem, 10, durante o programa Jornal da Xodó, pesquisa de opinião pública, contratada pelo grupo empresarial, sobre a corrida eleitoral à Prefeitura de Aracaju. O levantamento – realizado pelo Instituto de Pesquisa do Nordeste (INOR) – ocorreu no período de 4 a 5 de setembro de 2024, com 800 entrevistas presenciais (pessoais e indivíduos), sendo a “margem de erro” de 3,46%. A pesquisa está registrada no TSE sobe o nº 04691.

Considerando os votos válidos, Emília Corrêa (PL) obteve 48,26%; em segundo Yandra Moura (União) com 20,42%, em terceiro Luiz Roberto (PDT)  com 16,34%, em quarto Delegada Danielle  (MDB) com 8,17%, na quinta posição Candisse Carvalho (PT) com 5,30%, seguida por Niully Campos (PSOL) com 1,21%, e Zé Paulo (NOVO) com 0,30%.

CONFIRA OS NÚMEROS (INDUZIDA):

Emília Corrêa: 39,87%

Yandra Moura: 16,88%

Luiz Roberto: 13,50%

Delegada Danielle Garcia: 6,75%

Candisse Carvalho: 4,38%

Niully Campos: 1%

José Paulo: 0,25%

Branco ou nulo: 9,37%

NS/NR: 8%

CONSIDERANDO OS VOTOS VÁLIDOS:

Emília Corrêa:  48,26%

Yandra Moura: 20,42%

Luiz Roberto: 16,34%

Delegada Danielle Garcia: 8,17%

Candisse Carvalho: 5,30%

Niully Campos: 1,21%

José Paulo: 0,30%

Por Ascom Coligação “Por Uma Nova Aracaju”

Fonte:  Faxaju

CARRETA CARREGADA DE SAL TOMBA NA BR-235 E DEIXA UMA PESSOA FERIDA.


Uma carreta que transportava 13 toneladas de sal tombou na rodovia BR-235, deixando uma pessoa ferida. O acidente ocorreu no município de Itabaiana na tarde desta terça-feira, 10.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tombamento aconteceu por volta das 16h30, no KM 54. Ainda não há notícias sobre o estado de saúde da pessoa que ficou ferida.

Ainda conforme o órgão, a via teve que ser totalmente interditada no sentido Itabaiana/Aracaju e utilizar sinalização de Pare e Siga no sentido Itabaiana/Carira.

Fonte:  Infonet (Carol Mundim e Verlane Estácio)

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA ALFREDO SOBRAL LIMA JÚNIOR, AMIGO DOS MILITARES SERGIPANOS, PELO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza Alfredo Sobral Lima Júnior, amigo dos militares sergipanos, por completar mais um ano de vida neste domingo, dia 25, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais e encha sua vida de muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos, e que esta data perdure por longos anos.

Por isso, fazemos questão de prestar esta homenagem abaixo:

Hoje é o seu aniversário e por isso é um dia de festa. Esperamos que celebre com muita alegria e encha o coração de gratidão e esperança para viver mais um ano de vida. 

Desejamos toda a felicidade do mundo, muito amor, sucesso e saúde para todos os dias. Você merece tudo de bom que acontecer, pois é uma pessoa especial. Feliz Aniversário.

Matéria do blog Espaço Militar

CONFIRAM OS PRINCIPAIS PONTOS DO ESTATUTO DA SEGURANÇA PRIVADA , PUBLICADO NESTA TERÇA-FEIRA. DIRETRIZES PROÍBEM SERVIÇOS AUTÔNOMOS E EXIGEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA POLÍCIA FEDERAL.


O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (10) a lei que cria o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. As novas diretrizes abordam pontos como o uso de armas, exigências para os trabalhadores da área, além de proibir a realização de serviços autônomos e exigir autorização prévia da Polícia Federal. Um dos primeiros pontos abordados no novo estatuto são os tipos de serviços de segurança privada, que abrangem desde a vigilância patrimonial até o monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança. O texto foi sancionado com vetos.

Foram 14 anos de tramitação, desde a primeira versão da proposta, feita pelo hoje deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) em 2010. São definidos como serviços de segurança privada os setores de vigilância patrimonial, segurança de eventos, transporte coletivo, unidades de conservação, monitoramento eletrônico, transporte de valores e escolta de bens. Para a oferta dos serviços, é necessária autorização da Polícia Federal, que também poderá permitir o uso de armas em transporte coletivo. A norma proíbe que a segurança privada seja feita por autônomos e cooperativas.

“O Projeto de Lei 135/2010, de autoria dos deputados Chico Vigilante e Marcelo Crivella, institui o Estatuto da Segurança Privada, beneficiando mais de 3 milhões de vigilantes, que vão entrar na legalidade e reivindicar o piso salarial”, ressaltou o presidente Lula em uma publicação nas redes sociais.

Serviços

São considerados serviços de segurança privada:

* Vigilância patrimonial;

* Segurança de eventos em espaços de uso comum do povo;

* Segurança nos transportes coletivos terrestres, aquaviários e marítimos;

* Segurança perimetral nas muralhas e guaritas;

* Segurança em unidades de conservação;

* Monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança e rastreamento de numerário, bens ou valores;

* Execução do transporte de numerário, bens ou valores;

* Execução de escolta de numerário, bens ou valores;

* Execução de segurança pessoal para preservar a integridade física de pessoas;

* Formação, aperfeiçoamento e atualização dos profissionais de segurança privada;

* Gerenciamento de riscos em operações de transporte de numerário, bens ou valores;

* Controle de acesso em portos e aeroportos;

* Outros serviços que se enquadrem nos preceitos desta Lei, na forma de regulamento.

Uso de armas

Segundo o novo estatuto, os serviços de vigilância patrimonial; em muralhas e guaritas; em unidades de conservação; transporte e escolta de bens e valores; segurança pessoal; e formação de pessoal podem utilizar armas, nas condições definidas em regulamento. Os outros serviços devem buscar uma autorização da Polícia Federal para o uso de armamentos. O texto também abre a possibilidade de que armas de menor potencial ofensivo sejam empregadas.

“A segurança exercida para preservar a integridade do patrimônio de estabelecimentos públicos ou privados, bem como de preservar a integridade física das pessoas que se encontrem nos locais a serem protegidos, além do controle de acesso e permanência de pessoas e veículos em áreas públicas, desde que autorizado pelos órgãos competentes, ou em áreas de uso privativo”, afirma o decreto.

Cadastro

As armas deverão ser de propriedade dos prestadores de serviço de segurança privada e terem:

* Cadastro obrigatório no Sistema Nacional de Armas, nos termos de legislação específica;

* Registro e controle pela Polícia Federal.

Transporte e escolta de valores

O transporte de valores de instituições financeiras deve ser realizado, segundo o texto, em veículos blindados, com a presença mínima de quatro vigilantes especialmente habilitados, sendo que um deles deve estar na função de motorista. O mesmo se aplica ao caso de escoltas, mas o estatuto não define número mínimo de trabalhadores para esta função.

As novas regras também proíbem a locomoção de veículos de transporte de numerário e de valores entre as 20h e as 8h, salvo em casos específicos previstos em regulamento. Além disso, o serviço será considerado de utilidade pública na legislação de trânsito, garantindo a livre parada ou estacionamento.

As empresas devem apresentar uma relação de cada item transportado nos malotes, e o documento deverá ser conferido e assinado por um dos vigilantes encarregados do transporte.

Eventos

No caso de eventos, os responsáveis pela segurança devem apresentar um projeto prévio de planejamento. A medida é necessária, segundo o texto, pela “magnitude e complexidade” da situação. O documento deverá conter as seguintes informações:

* Público estimado;

* Descrição da quantidade e da disposição dos vigilantes, conforme peculiaridades do evento;

* Análise de risco, que considerará:

* Tipo de evento e público-alvo;

* Localização;

* Pontos de entrada, saída e circulação do público;

* Dispositivos de segurança existentes.

Profissionais de vigilância

Para exercer a função de vigilante, o profissional deve cumprir os seguintes requisitos:

* Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

* Ter idade mínima de 21 anos;

* Ter sido considerado apto em exame de saúde física, mental e psicológica;

* Ter concluído com aproveitamento o curso de formação específico;

* Não possuir antecedentes criminais registrados na Justiça pela prática de crimes dolosos e não estar no curso do cumprimento da pena;

* Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

São requisitos específicos para o exercício da atividade de vigilante:

* Ter concluído todas as etapas do ensino fundamental; e

* Estar contratado por empresa de serviços de segurança ou por empresa ou condomínio edilício possuidor de serviço orgânico de segurança privada.

* Agências Financeiras

Nas agências bancárias, o sistema de segurança deverá contar com:

* Instalações físicas adequadas;

* Dois vigilantes, no mínimo, equipados com arma de fogo ou arma de menor potencial ofensivo e coletes balísticos, durante os horários de atendimento ao público;

* Alarme interligado entre o estabelecimento financeiro e outra unidade da instituição, empresa de serviços de segurança, empresa de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança ou órgão policial;

* Cofre com dispositivo temporizador;

* Sistemas de circuito interno e externo de imagens, com armazenamento em tempo real por, no mínimo, 60 dias, em ambiente protegido;

* Artefatos, mecanismos ou procedimentos que garantam a privacidade das operações nos guichês dos caixas, nas capitais dos Estados e nas cidades com mais de 500 mil habitantes;

* Procedimento de segurança para a abertura do estabelecimento financeiro e dos cofres, permitidos a abertura e o fechamento por acionamento remoto.

Implementação

Algumas das exigências previstas poderão ser implantadas pelas instituições financeiras de maneira gradativa, atingindo-se, no mínimo, os seguintes percentuais, a partir da entrada em vigor desta Lei:

* 25% das agências bancárias, em até 12 meses;

* 50% das agências bancárias, em até 24 meses;

* 75% as agências bancárias, em até 36 meses;

* 100% das agências bancárias, em até 48 meses.

Fonte:  Portal R7