A operação ocorre em Aracaju, Capela, Nossa Senhora das Dores e Areia Branca. Ao todo estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em endereços de empresas, repartições públicas e residências de envolvidos.
Segundo a PF, 37 policiais federais e três servidores da CGU estão envolvidos nas diligências. As investigações indicam que empresas participantes do processo licitatório e possíveis agentes públicos teriam manipulado o certame, com indícios de superfaturamento de 23% sobre o valor contratado, estimado em cerca de R$ 300 mil. Além disso, há suspeita de inadimplência parcial na entrega dos produtos previstos no contrato.
Nome da operação
O nome da operação, “Embuste”, reflete o caráter enganoso dos documentos e práticas fraudulentas utilizadas, sugerindo que as justificativas formais não correspondiam à realidade e configuravam um engano. A investigação aponta para a possível prática de crimes como fraude em licitação, corrupção, peculato e associação criminosa.
Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Capela informou que durante o período da pandemia da COVID-19, “adotamos uma postura de total transparência, sendo referência em nossa atuação. Todos os questionamentos encaminhados pelos órgãos de fiscalização foram prontamente respondidos, incluindo os da Controladoria Geral da União, que acompanhou as ações da Operação realizada na manhã desta quinta-feira.
Todos os itens contratados pelo Governo Municipal de Capela durante o período foram entregues de forma integral, garantindo que não houvesse qualquer prejuízo para a população ou para os serviços ofertados. A administração municipal implementou um protocolo eficiente que resultou em um combate exemplar ao coronavírus, preservando a saúde da população e minimizando a mortalidade ao longo dos dois anos de pandemia.
Por fim, a Gestão Municipal sempre manteve um diálogo transparente com os órgãos de controle e permanece à disposição para colaborar com a elucidação dos fatos, com o objetivo de garantir a agilidade e a clareza necessárias no processo investigativo”, diz a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário