quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

CONTRIBUIÇÃO DO IPESAÚDE PODE AUMENTAR 50%, SEGUNDO O DEPUTADO GEORGEO PASSOS. EM DE 2023 O DEPUTADO JÁ CHAMAVA A ATENÇÃO PARA O REAJUSTE. AGORA EM 1º DE MARÇO DE 2025, VAI OCORRER NOVO REAJUSTE NO IPESAÚDE.


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está preocupado com a possibilidade de que o Governo do Estado aumente a alíquota de contribuição do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipes). A apreensão foi externada, quando Cláudio Mitidieri Simões, presidente do Ipes, esteve na Assembleia Legislativa para fazer uma prestação de contas do órgão de assistência.  

Apesar de, até o momento, nenhum projeto de lei ter sido enviado para Alese com este objetivo, durante sua fala na Alese, o presidente Cláudio Mitidieri sinalizou para este cenário. “Se não for feito o aumento, é preciso que se indiquem as fontes para os recursos que precisamos”, comentou. Hoje, o percentual da alíquota de contribuição está em 4% do salário, mas a expectativa é de que o Governo do Estado envie uma proposta de aumento para 6%.

Georgeo lamentou que esse aumento possa acontecer nos próximos meses. “Estamos falando de 50% de aumento da contribuição. Isso prejudicará muita gente. A minha preocupação é que tem pessoas com uma faixa de salário muito baixo que, se confirmar esse aumento, pode pedir desligamento do Ipes e ficar sem assistência. Na hora de uma necessidade, terá que buscar apoio no SUS”, criticou.

O parlamentar lembrou que, recentemente, a Assembleia aprovou um reajuste para o funcionalismo público, sendo que a maioria recebeu 2,5% de aumento salarial. Com um acréscimo na contribuição, muitos poderão receber um salário menor do que antes. “É um presente desagradável para o funcionalismo. Mal poderão comemorar e aproveitar o pequeno aumento que receberam e já terão essa redução meses depois”, lamentou.

Líder do bloco de oposição na Casa, Georgeo Passos disse que debater o Ipes é uma responsabilidade de todos os deputados sergipanos – tanto os de situação como os oposicionistas. Para ele, é um dever do Parlamento se aprofundar na fiscalização e também discutir, não somente um possível aumento da alíquota e os custos do órgão, mas também a melhoria no atendimento, as condições e os serviços para a população.  

“São várias as críticas e denúncias que são feitas, inclusive de dificuldades no atendimento por telefone. Chegou até mim, por exemplo, o caso de um paciente que teve sua cirurgia autorizada, porém, ao chegar no hospital o Ipes não autorizou o material. Ou seja, teve que retornar para casa. Temos que nos debruçar sobre isso e cobrar as responsabilidades e a melhoria para aqueles que buscam assistência”, finalizou Georgeo.

Foto: Jadilson Simões

Fonte:  assessoria do deputado estadual Georgeo Passos

Comentário do blog: Agora em 1º de março de 2025 o Ipesaúde aumentar ainda mais? Bom salientar que o Ipesaúde, já há um certo tempo, recebe diversas reclamações dos seus segurados, pela falta de assistência, sem contar ainda, que tais segurados, mesmos os que apresentam problemas crônicos, têm um limite de exames por ano, o que é inadmissível. Nunca é demais lembrar que o servidor público não recebe um reajuste nas mesmas proporções dos aumentos do Ipesaúde.

2 comentários:

  1. Já é 6%, já houve esse aumento de 50% ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Como assim 4%? Atualmente titular paga 6% e dependente 4,5%, sem falar que o IPES saude aínda cobra valores em cima do terço ferial e quaisquer gratificações o que é um absurdo pois os planos de saúde convencionais os valores são fixos.
    E pra piorar o IPES Saúde desconta 13 parcelas por ano, enquanto os planos de saúde convencionais 12x por ano.

    ResponderExcluir