O Governo do Estado confirmou na noite desta terça-feira, 1, que está adotando as medidas necessárias para o cumprimento imediato da decisão judicial acerca da flexibilização do Teste de Aptidão Física (TAF) feminino do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Os editais nº 03/2024 e nº 04/2024 serão retificados ainda nesta semana.
De acordo com o Governo, o teste de suspensão na barra fixa para as candidatas aos cargos de soldado e oficial, que seria realizado com pegada pronada, conforme definido inicialmente pela Comissão Organizadora e pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), banca responsável pela execução do concurso, passará a ser realizado com pegada livre, nos termos da decisão judicial.
Decisão
O anúncio do Governo do Estado decorre de uma decisão judicial, que determinou a suspensão imediata da exigência do teste de barra fixa para candidatas do sexo feminino no concurso da Polícia Militar do Estado.
A decisão foi proferida pelo juiz Gustavo Adolfo Plech Pereira, atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que considerou o teste desproporcional e discriminatório.
Concurso PMSE
Com o objetivo de reforçar a segurança pública em Sergipe, o Governo do Estado está realizando um concurso para o provimento de 300 vagas para o cargo de soldado combatente, 30 vagas para oficial combatente e cinco vagas para a área da saúde. A primeira fase dessa seleção foi realizada no último dia 24 de fevereiro e consistiu na aplicação das provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Gerenciado pela PMSE e pela Sead, o concurso está sendo executado pelo Selecon. As provas objetivas e discursivas, que constituem a primeira fase da seleção, foram aplicadas no último dia 24 de fevereiro. Ao todo, 47.260 candidatos se inscreveram para concorrer às 335 vagas. Os candidatos aprovados na primeira etapa foram convocados para a segunda fase do concurso, o TAF. O concurso prevê ainda outras três fases: Avaliação Psicológica, Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e Idoneidade, e Inspeção de Saúde.
Com informações da ASN
Fonte: Infonet