sábado, 19 de abril de 2025

POLÍCIA MILITAR DE SERGIPE INSTITUI PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO PARA FORTALECER ATUAÇÃO POLICIAL E QUALIFICAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.

Medida visa padronizar condutas em ocorrências críticas e será incluída na formação de oficiais e praças

A Polícia Militar do Estado de Sergipe deu um importante passo rumo à padronização de suas ações operacionais com a entrada em vigor, no dia 1º de março de 2025, dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP). A iniciativa, idealizada pelo comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, tem como objetivo uniformizar condutas e garantir maior eficiência, segurança e legalidade na atuação dos policiais militares em ocorrências complexas.

Os POPs estabelecem diretrizes claras para a atuação dos agentes em diversas situações críticas, a exemplo de ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher; atuação do Regimento de Polícia Montada em policiamento ordinário; e abordagens envolvendo pessoas com distúrbios mentais, armadas ou não, em situações de risco. Também fazem parte dos protocolos o acompanhamento de veículos em fuga, o isolamento e preservação de locais de crime e procedimentos em casos de morte decorrente de intervenção policial.

Formação e instrução

Com o objetivo de disseminar e consolidar essa padronização, o Centro de Ensino e Instrução (CEI) da PMSE irá incorporar os POPs nas matrizes curriculares da Escola de Formação de Oficiais (ESFO) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. A medida garante que, desde o início da formação, os militares estejam alinhados às diretrizes operacionais definidas pela corporação.

Além disso, todos os comandantes, chefes e diretores da PMSE foram orientados a promover esforços para capacitar seus subordinados, garantindo que o conhecimento dos POPs seja amplamente difundido e corretamente aplicado no dia a dia da atividade policial.

Segurança, eficiência e transparência

A adoção dos Procedimentos Operacionais Padrão fortalece a missão da PMSE de proteger a sociedade com responsabilidade e profissionalismo. Ao padronizar as ações, a corporação busca não apenas aprimorar a eficiência nas ocorrências, mas também reforçar a transparência e a legalidade dos atos praticados pelos seus integrantes.

A iniciativa é parte de um esforço contínuo para melhorar a prestação do serviço público à população sergipana, assegurando que cada intervenção policial seja guiada por critérios técnicos, éticos e legais.

As informações completas sobre os POPs estão disponíveis para consulta no Portal da PMSE, na aba Biblioteca Virtual.

Fonte: PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário