terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ENFRENTANDO A VIOLÊNCIA.

É preciso decisão de governo

O titular deste espaço vem lendo há vários dias análises e teses sobre a violência e como ela deve ser enfrentada, não só pelo Poder Público, mas pela sociedade organizada. O tema é complexo com vários debates e confrontos de teses.

E grande parte dos debates corre para uma só direção, no sentido de enfrentar a violência com uma ampla participação da sociedade organizada, através de seminários e eventos que conscientizem todos, não só para o enfrentamento, mas também dos reflexos da violência na família.

Porém, não é difícil perceber que uma faixa importante da sociedade deve ser o alvo principal: a Juventude. E essa conscientização passa não só pela sala de aula, com o completo engajamento dos professores, mas no investimento neste jovem, principalmente através de práticas esportivas, educativas e culturais.

Aliado a isso tudo é claro que os controles preventivos da criminalidade são fortalecidos. Não só o policiamento ostensivo, mas o incentivo através da aproximação da polícia com a comunidade.

É preciso que os governantes se somem numa atenção especial ao jovem. E nesta ação a Secretaria da Segurança Pública é apenas um coadjuvante numa parceria com todas as demais pastas, principalmente a da Ação Social,do Esporte e Lazer, da Educação e da Cultura. Um governo que promove ativamente a inclusão social do jovem através de práticas esportivas e culturais, terá um grande retorno no combate a violência. Talvez por ser uma política com efeito de longo prazo, muitos desprezam e preferem combater a criminalidade da forma mais fácil, com repressão e prisão.

A violência nunca deixará de existir, mas ela pode ser não prevenida de várias formas. E investir na inclusão da juventude é a maneira mais sensata de combatê-la nesta nova ordem social. Combater o bom combate, através do investimento na Juventude.

É preciso não apenas pensar, mas agir. É preciso decisão de governo.

Fonte: blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário