quarta-feira, 18 de abril de 2012

NOVA REBELIÃO CAUSA TUMULTO NO PRESÍDIO DO SANTA MARIA.

O tumulto foi registrado na madrugada desta quarta-feira, 18

Uma nova rebelião foi registrada no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, localizado no bairro Santa Maria. A informação é que o tumulto ocorreu durante a madrugada e os próprios agentes conseguiram conter o grupo, mas os terceirizados permanecem em estado de alerta e ainda abalados com a confusão dos presos. A equipe do Portal Infonet, tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça (Sejuc), mas até o momento não teve êxito. A informação é que a assessoria está em reunião com o secretário.

O fato foi confirmado na manhã desta quarta-feira, 18, pelo presidente dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Iran Alves, que voltou a alertar sobre os problemas do sistema prisional, incluindo a superlotação e a falta de efetivo suficiente de agentes.

“Não queremos mais esconder a sujeira para debaixo do tapete, nós queremos a moralização do sistema prisional. Se for preciso os agentes concursados vão ocupar o presídio do Santa Maria, mas precisamos que aqueles agentes terceirizados venham trabalhar junto com os servidores. Não vamos permitir que isso continue, pois se o governo acha que aqueles agentes do Jacinto Filho estão preparados, então que eles venham trabalhados com os servidores com todas as prerrogativas dos agentes concursados”, alerta Iran Alves.

Ultima rebelião

Após 27 horas, chegou ao fim na última segunda-feira, 16, a rebelião no presídio Jacinto Filho. A polícia identificou os principais lideres da rebelião e confirmou que os mesmos estariam mantendo contato com bandidos do Primeiro Comando da Capital (PCC) organização criminosa que iniciou suas ações em São Paulo.

Denúncias

As denúncias de tortura, alimentação inadequada e humilhação sofrida por familiares no momento da revista íntima relatadas pelos internos ao advogado José Ronilson Menezes, sendo encaminhada ao secretário de Justiça, Benedito Figueiredo, ao promotor de Justiça Luiz Claudio Almeida dos Santos, da 7ª Vara Criminal, ao juiz da Vara de Execuções Hélio Mesquita e ao secretário dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.

Segundo o advogado, dos 30 detentos sentenciados, cinco já foram transferidos para demais presídios. “Esses que foram transferidos eram presos que já tinham sido condenados e que deveriam estar em regime fechado, mas estava em um presídio provisório. Dos cinco, dois foram para o presídio de Tobias Barreto e os demais para Nossa Senhora da Glória”, afirma o advogado. Já no dia 23 serão transferidos Geison dos Santos, José Nilton dos Santos, Breno Alves e Jessian Santos de Jesus.

Fonte: Infonet (Kátia Susanna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário