sexta-feira, 8 de setembro de 2023

TROPA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE É DESTAQUE NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.










O dia da Independência do Brasil foi comemorado, nesta quinta-feira (7), com um grande desfile cívico-militar realizado ao longo da Avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju. Centenas de pessoas, vindas de diversos lugares da capital e do interior do estado, prestigiaram o evento.

O hasteamento da bandeira, ao som do Hino Nacional, foi o ponto inicial das comemorações ao 7 de Setembro. A apresentação da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), comandada pelo coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, foi um dos principais destaques, atraindo olhares de admiração e aplausos ao longo do percurso.

A Banda de Música da PMSE, considerada a mais antiga do estado de Sergipe e reconhecida desde 2017 como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, deu o tom à marcha militar sob a regência do capitão Carlos José Batista Santos. Com um efetivo de 41 policiais militares, o Corpo Musical da PMSE encantou a todos que foram prestigiar o desfile da Independência.

Na sequência, a PMSE foi representada pelo Estado Maior e pela Guarda-Bandeira, que enalteceram a importância da tradição militar. Reconhecimento esse que foi ratificado pela presença do Grupamento dos Veteranos e do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp), militares que já passaram ou voltaram para a Corporação para dar continuidade à prestação de serviço.

Destacaram-se na avenida os alunos do Centro de Ensino e Instrução (CEI), seguidos por militares das mais diversas unidades especializadas, que abrilhantaram ainda mais as comemorações alusivas ao dia da Independência do Brasil.

O público pôde vivenciar de perto a emoção de assistir ao desfile do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp); do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv); do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI), responsável pelo planejamento, controle e execução das operações e missões a serem desenvolvidas pela PMSE, em todo o interior do estado, onde seja necessário o emprego de tropa especializada; do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque); O Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga); da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães); do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), responsável pelo combate de ações delituosas contra a fauna, a flora e os recursos naturais do estado de Sergipe; e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), que atua com exclusividade no atendimento de ocorrências de alta complexidade.

Reafirmando o compromisso social, a Corporação apresentou os projetos, que contribuem com o aprimoramento comportamental de crianças e jovens de todo o estado. Entre eles, faz-se alusão ao Projeto Social de Judô “A escola vai ao Batalhão de Choque”, que disponibiliza aulas de artes marciais; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); e a Equoterapia da PMSE, que auxilia diversas crianças portadoras de síndromes, paralisias e transtornos, e é mediado por uma equipe multidisplinar do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Após a passagem da tropa a pé, foi iniciado o desfile motorizado, momento que destacamos o investimento do Governo do Estado e do secretário de Segurança Pública na renovação da frota com o objetivo de reforçar o policiamento. Nessa oportunidade, também foram expostas viaturas da Ronda Maria da Penha, Proerd e dos projetos Dojô e Pró-vida.

O Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), que atualmente está presente em todo estado de Sergipe, com ênfase aos grandes corredores de trânsito e locais de difícil acesso da capital, também passou pela avenida.

Encerrando o desfile, a Cavalaria da PMSE que foi elevada à condição de Regimento de Polícia Montada (RPMon), pelo comandante-geral em 30 de maio, deste ano. O Regimento atua, diuturnamente, na prevenção e combate à criminalidade, realiza policiamento especializado em grandes eventos na garantia da paz e da ordem.

Fonte:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário