O curso foi realizado na sede do BPRp, em Aracaju, e contou com parte da fase de instruções em área rural nas adjacências da área do 4º Batalhão, situado no município de Canindé de São Francisco, sob a supervisão da 3ª Seção do Estado Maior-Geral da PMSE e a coordenação do tenente-coronel Vitor Anderson, comandante da Radiopatrulha.
Na solenidade, o tenente-coronel Vitor destacou o empenho dos alunos e de todos que contribuíram com o curso. “No momento em que percebemos as reais necessidades de uma polícia que tem que evoluir conforme os anseios da sociedade sergipana, o Comando da Polícia Militar e o Governo do Estado investiram nesse objetivo.”
O 1° COR foi iniciado com 53 alunos, porém, após 35 dias de instruções com uma carga horária de 385 horas/aulas, 40 militares concluíram com total aproveitamento, incluindo três mulheres.
Na oportunidade, o Comandante-Geral, coronel Alexsandro Ribeiro, efetuou o descerramento da placa do Curso Operacional Raio ao lado do sargento Ubiracy. A turma do 1º COR recebeu o nome do sargento Ubiraci, em homenagem ao integrante do BPRp em atividade com mais tempo de serviço no batalhão, somando no total 23 anos de dedicação.
Durante o seu discurso, o coronel Ribeiro expressou a honra que sentiu em celebrar o encerramento do Primeiro Curso Operacional Raio, na base da Radiopatrulha, e destacou a importância do investimento em qualificação para a tropa. “Um curso voltado para a operacionalidade e atendimento de ocorrências de alto risco requer dos nossos alunos dedicação, compromisso, perseverança, vigor físico e, sobretudo, que sejam fortes de espírito. Nesse sentido, a Polícia Militar do Estado de Sergipe investe na formação e na qualificação dos seus integrantes para que nós possamos prestar sempre um serviço de excelência à sociedade. Então, sabemos que é importante investir em tecnologias, é importante investir em acessórios e equipamentos, mas o mais importante, e o fator decisivo, é o investimento nos nossos policiais militares, para que eles possam estar preparados para servir a sociedade sergipana.”
O Comandante-Geral ainda inaugurou uma obra de arte com a representação do brasão do Batalhão de Radiopatrulha, elaborada pelo artista Camacho Artesão. O Subcomandante da PMSE, coronel Carlos Rollemberg, o Comandante do CPMC, coronel George, e o tenente-coronel Vitor também participaram do ato.
Os destaques do curso ficaram por conta dos militares: cabo Cliudson André Menezes Santos, 1° colocado; soldado Mário César Bispo Ramos Júnior, 2° colocado; e por fim, o também soldado Matheus Melo Cardoso, 3° colocado.
A soldado Camille, uma das três mulheres formadas no 1º COR, relatou os maiores desafios enfrentados por ela. “O curso foi um grande desafio para mim. Como mulher, mãe de 2 filhos pequenos, encarei a dificuldade de vê-los muito pouco. Nesse período de 35 dias tivemos poucas folgas, então foi muito desafiador. Mas sem dúvida nenhuma, o curso representou uma virada de chave muito positiva na minha vida.”
Nos 35 dias do Curso Operacional Raio, o BPRp inovou na qualificação dos seus integrantes, aprimorando as Doutrinas de Procedimentos Operacionais de Radiopatrulhamento em Sergipe, alinhando o BPRp com as principais unidades policiais brasileiras que realizam o Patrulhamento Tático.
Fonte: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário