De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI), tenente-coronel Carlos Augusto, a elaboração das estratégias baseou-se em doutrinas policiais específicas, já colocadas em prática em outros estados frente à atuação criminosa conhecida como “novo cangaço” ou “domínio de cidades”, que costuma atacar instituições financeiras em várias regiões do Brasil. O objetivo do plano é padronizar as ações da Polícia Militar em eventuais situações de “domínio de cidades”, seja na capital ou no interior do estado. Sabemos que para o enfrentamento adequado dessa modalidade criminosa, devemos agir de maneira coesa e precisa. Então precisamos estar preparados para preservar a segurança da sociedade e dos policiais, caso venha a acontecer situações assim em nosso estado”.
Ainda segundo o tenente-coronel Carlos, o plano de segurança que engloba toda a Corporação foi formatado considerando as peculiaridades de cada região do estado, especialmente as cidades que estão em áreas de divisa e podem necessitar de maior apoio de unidades especializadas da PMSE. “As estratégias da Polícia Militar ainda incluem toda a parte da ação de inteligência, a logística e a preparação, com o treinamento da tropa. Pois no momento em que o plano for acionado, cada unidade já tenha ciência do que fazer, buscando evitar um confronto direto com grupos criminosos, além de inibir a fuga dos infratores”.
A reunião contou com as participações do Subcomandante-Geral da PMSE, coronel Carlos Rolemberg; do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel George da Silva Melo; do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel Sidney Barbosa; além do comandante do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), major Fabrício Almeida; entre outros oficiais.
Fonte: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário