sexta-feira, 4 de outubro de 2024

COMPANHIA FAZENDÁRIA E SEFAZ FLAGRAM CARGA DE MADEIRA SENDO DESCARREGADA SEM NOTA FISCAL NO POVOADO COLÔNIA 13, EM LAGARTO.


Nesta quinta-feira, dia 03, policiais militares da Companhia Fazendária, em conjunto com auditores da SEFAZ, flagraram uma carreta descarregando carga de madeira sem nota fiscal, no povoado Colônia 13, em Lagarto.

Foi realizada a autuação no local e após o devido pagamento ao fisco estadual, a carga foi liberada.

Matéria do blog Espaço Militar

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE DESENCADEIA OPERAÇÃO ELEIÇÕES 2024 NESTA SEXTA-FEIRA.


Nesta sexta-feira (4), a Polícia Militar de Sergipe desencadeia a Operação Eleições 2024, com reforço em plantão dedicado as atividades de segurança na capital e no interior do estado, durante o período eleitoral. A operação envolve cinco Comandos de Policiamento Militar Regionais (CPMRs), que terão a responsabilidade de monitorar e assegurar o bom andamento do processo eleitoral em todos os 75 municípios do estado.

A estratégia da PMSE visa um acompanhamento minucioso e segmentado, respeitando as singularidades de cada região sergipana, para garantir que o direito ao voto seja exercido de forma ordeira e pacífica. Nesse sentido, o comandante-geral, coronel Alexandro Ribeiro, nomeou o subcomdante-geral, coronel Carlos Rolemberg, como comandante da Operação Eleições 2024, tendo como principal auxiliar na missão o coronel Gilberto Melo, coordenador operacional da operação.

 O trabalho dos CPMRs será essencial para que qualquer situação de risco ou incidente seja rapidamente identificada e tratada, garantindo a tranquilidade de eleitores e mesários. O planejamento operacional da segurança das eleições também prevê que a partir desta sexta-feira, estarão disponíveis efetivos adicionais e suporte logístico necessário para atender a todas as demandas emergenciais que possam surgir até o dia da votação, em cada um dos municípios sergipanos.

Dessa maneira, nesta sexta-feira (4), se deslocam para o interior do estado os comandos das CPMRs, os oficiais que irão atuar como coordenadores de segurança das Zonas Eleitorais, responsáveis por manter o contato direto como o juiz eleitoral, além das equipes de policiamento especializado.

No sábado (5), ocorrerá o embarque do efetivo a partir da Diretoria de Motomecanização da PMSE, ao lado do Cfap. Por volta das 10h acontecerá o deslocamento dos supervisores, oficiais responsáveis por cerca de 10 locais de votação, e às 14h chegam aos municípios, as equipes de policiais militares que irão atuar no reforço do policiamento das cidades e na segurança dos fóruns.

Já durante a madrugada do domingo (6), está previsto o embarque da tropa escalada para a segurança dos locais de votação.

 Com o emprego direto de aproximadamente 4 mil militares na Operação Eleições 2024, a Polícia Militar irá atuar desde o reforço antecipado do policiamento nas cidades, até a escolta e transporte das urnas, além da segurança dos locais de votação em todo o território sergipano.

Com a missão de preservar a ordem pública e a segurança ao longo de todo o processo eleitoral, a PMSE ainda conta com o apoio das demais forças de segurança pública do estado de Sergipe, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte:  PMSE

BPTUR ENCAMINHA CONDUTOR DE MOTOCICLETA À DELEGACIA APÓS FLAGRANTE DE DIREÇÃO PERIGOSA NO BAIRRO INÁCIO BARBOSA.


Equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) encaminharam o condutor de uma motocicleta à delegacia após flagrante de direção perigosa no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 04.

Segundo as informações policiais, os militares foram acionados pelo Ciosp para atender a denúncia de que um grupo de motociclistas estava realizando manobras perigosas nas imediações da Avenida Tancredo Neves.

No local, os policiais flagraram os condutores 'empinando' as motos e disputando corridas.

Assim que perceberam à presença dos policiais, os motociclistas fugiram da via passando por cima dos canteiros. Mesmo assim, a equipe policial conseguiu interceptar uma das motos envolvidas na denúncia.

O condutor do veículo foi encaminhado à delegacia para que fossem tomadas as medidas legais.

Fonte:  PMSE

POLÍCIA FEDERAL APRENDE R$ 449 MIL DURANTE OPERAÇÃO PRÉ-ELEITORAL EM ESTÂNCIA.


A Polícia Federal apreendeu R$ 449 mil reais na tarde desta quinta-feira, 3, durante uma abordagem em via pública na cidade de Estância, a 66km da capital.

A ação fez parte de um trabalho ostensivo realizado pela PF nos dias que antecedem o pleito eleitoral, após receber denúncia anônima sobre um saque de grande quantia em espécie em um banco local.

Durante a abordagem ao veículo em que o dinheiro era transportado, foi constatado que um dos três ocupantes portava uma pistola calibre .40, de uso restrito, sem a devida autorização. O indivíduo foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com a PF, sete policiais participaram da ação, que teve a finalidade de apurar o possível uso do montante apreendido em financiamento ilícito de campanha ou na compra de votos para favorecer uma candidatura nas eleições.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar a origem e o destino do valor apreendido e aprofundar as investigações.

Fonte:  Infonet *João Paulo Schneider)

JUSTO RECONHECIMENTO: GOVERNADOR DE GOIÁS RONALDO CAIADO VISITA POLICIAL MILITAR FERIDO E ENALTECE CORAGEM DE ENFRENTAR CRIMINOSO ARMADO QUE SEQUESTROU CARRO E AMEAÇOU SEGURANÇA DE PESSOAS NA BR-153. VEJAM VÍDEO.


Em Anápolis/GO, o governador Ronaldo Caiado, visitou o policial Gabriel Lucas, que demonstrou muita coragem ao enfrentar um criminoso armado que sequestrou um carro e ameaçou a segurança de várias pessoas na BR-153.

Caiado fez questão de destacar: "mesmo ferido, ele e o também policial Crisóstomo, impediram o agressor e evitaram que algo pior acontecesse. Parabéns aos policiais e à Polícia Militar de Goiás".

Parabenizamos o governador Ronaldo Caiado por reconhecer o trabalho realizado diuturnamente pelos policiais militares do seu estado. Certamente, um exemplo a ser seguido por outros governadores.

Matéria do blog Espaço Militar

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE BLOCO 4 DO "ENEM DOS CONCURSOS". SEGUNDO DECISÃO DE JUÍZA, A PROVA FOI VIOLADA E O CONTEÚDO VAZADO.


A Justiça Federal do (DF) Distrito Federal suspendeu nesta quinta-feira (3) o bloco 4 do CNU (Concurso Nacional Unificado), mais conhecido como “Enem dos Concursos”. A decisão é assinada pela juíza Lucineia Tofolo. Segundo a magistrada, além da violação do malote, houve ainda o vazamento do conteúdo das questões

“Ante o exposto, defiro a liminar para determinar a suspensão dos efeitos da prova do Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado (CNU), devendo os réus absterem-se de divulgar as respectivas notas até o julgamento final da presente ação”, determinou a juíza.

De acordo com Lucineia, a “quebra do tratamento isonômico, revelada pelo manifesto favorecimento a determinados candidatos, é motivo suficiente para a invalidação de concurso público”. Procurado pelo R7, o Ministério da Gestão e Inovação informou que “ainda não foi notificado da decisão da Justiça do Distrito Federal. O Governo reafirma o seu empenho para garantir a regular continuidade do certame”.

O que motivou a determinação foi uma ação judicial popular, que trata sobre o vazamento da prova na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, localizada na capital pernambucana, Recife.

Conforme o autor, o caderno de questões do turno da tarde foi entregue por equívoco no turno da manhã. À Justiça, a União confirmou o erro, mas negou qualquer vazamento, alegando que os cadernos teriam sido recolhidos antes da autorização para o início das provas.

“O envelope com os cadernos foi lacrado novamente e ficou sob guarda da fiscalização e do certificador externo do Ministério da Gestão e da Inovação”, alegou a União. “As provas, segundo o Ministério, permaneceram sob sigilo até a aplicação no turno da tarde. A troca das provas não foi capaz de afetar a aplicação, nem o sigilo das informações, não havendo, portanto, violação de direito coletivo a ser resguardado por meio de ação popular.”

Contudo, o autor da ação usou como prova um e-mail de uma candidata do CNU que presenciou o ocorrido. Ela relatou à bancada examinadora, conforme a ação, que teve acesso à prova do turno vespertino.

“Eu já vi as questões da prova da tarde e, inclusive, a primeira delas é sobre ‘Motivação’. Nesse sentido, o que garante que fotos da prova ou disponibilização a terceiros não irá ocorrer? A embalagem ficou aberta, à tarde não precisei anotar meu nome na prova, pois já anotei pela manhã. Tão pouco o fiscal poderá mostrar a embalagem sem violação, pois essa já foi violada pela manhã”, alegou a candidata por meio de um e-mail.

Ela também fez uma ligação, gravada, afirmando que a primeira questão da prova é sobre “motivação”. De acordo com a juíza, de fato, a primeira questão do bloco 4 se trata sobre o tema.

“Sendo assim, em que pese a União alegar que o equívoco teria sido sanado a tempo de não causar prejuízo à lisura do certame, as provas dos autos indicam que os fatos não se limitaram à violação do malote com os cadernos de questões, mas avançaram para o vazamento do conteúdo das próprias questões, o que, ao tempo em que viola a isonomia entre os candidatos, contamina o prosseguimento do concurso com a pecha da imoralidade, exigindo-se, assim, a pronta atuação do Judiciário no caso concreto”, alegou a juíza.

Fonte:  Portal R7 (Gabriela Coelho)

PROFESSORES INDIGNADOS COM A AFIRMAÇÃO DO GOVERNADOR FÁBIO MITIDIERI: "ALÉM DE PROTESTAREM POR DINHEIRO, EU NUNCA VI VOCÊS TRABALHAREM". CONFIRAM VÍDEO.

Uma recente afirmação do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) contra os professores gerou indignação. No vídeo que circula nas redes sociais, o fidalgo pedessista se dirige a um grupo de manifestantes na porta de uma escola e diz que trabalha todo dia, diferente dos educadores que, “além de protestarem por dinheiro, eu nunca vi vocês trabalharem”.

Com informações do blog do jornalista Adiberto de Souza

Fonte do vídeo: 93 Notícias

POLÍCIA CIVIL PRENDE, NAROTA DO SERTÃO, DOIS SUSPEITOS DE FURTAR TRANSFORMADORES EM SERGIPE.



Na noite desta quarta-feira, 2ª, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Canindé de São Francisco, prendeu em flagrante dois suspeitos de furto qualificado e associação criminosa, durante ação de combate ao furto de transformadores no estado. De acordo com as investigações policiais, nos últimos três anos, cerca de 400 aparelhos da Energisa foram subtraídos.

Segundo o delegado Douglas Lucena, responsável pelo caso, as investigações que levaram até a dupla tiveram início em agosto do ano passado, quando foram registrados 22 Boletins de Ocorrência por parte da Energisa e usuários do serviço da estatal, apenas em Canindé.

Ainda de acordo com o delegado, o grupo de suspeitos atuava durante os fins de semana e no período noturno. Além disso, furtava geradores localizados em postes situados no interior dos municípios.

A partir da investigação detalhada, o delegado Gledson Santos chegou ao modus operandi dos envolvidos, sendo apurado que os suspeitos escalavam o poste, enquanto estava energizado, e cortavam os cabos de alimentação, causando a derrubada e abertura do transformador, momento em que recolhiam o cobre do interior do equipamento e se evadiam do local.

Em meio à apuração, buscando identificar os envolvidos, agentes da Polícia Civil foram até empresas de sucata da região de Canindé, mas não identificaram os materiais subtraídos. Também foi apurado que os crimes eram realizados por, pelo menos, dois homens, e que eles estavam em posse de um veículo com uma caçamba, tipo Strada ou Saveiro.

Segundo o delegado Rafael Brito, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP), os delitos também eram praticados em outros municípios de Sergipe, dificultando ainda mais a localização dos investigados.

Dessa forma, nos últimos meses a PC realizou diversas campanas na área de atuação dos suspeitos, para tentar registrar o flagrante. Informações das vítimas, a respeito do veículo usado, das placas do carro e das características dos homens, também contribuíram com as buscas.

Com a placa do veículo descoberta, os agentes apuraram o nome do proprietário do veículo, que tinha um vasto histórico criminal por roubo, furto, apropriação indébita e tentativa de homicídio qualificado.

O trabalho de campana da Polícia Civil continuou e, nessa quarta-feira, 02, foi recebida a informação de que o veículo identificado sairia de Itabaiana, em sentido ao Sertão do estado, utilizando a Rota do Sertão. Após mais de 10h de vigilância, o carro foi interceptado em Ribeirópolis e os dois homens detidos.

No carro, foram encontradas ferramentas e acessórios utilizados para o manuseio de postes. Além de cabos, bobinas de cobre e produtos originários de transformadores da Energisa. Os dois ocupantes do veículo confessaram a autoria dos crimes.

Canais de comunicação da Energisa e da Polícia Civil

Ao presenciar um crime do tipo, a pessoa pode denunciar por meio dos telefones da Energisa (0800 079 0196) e da Polícia Civil (181), sendo o sigilo garantido. “O furto do transformador prejudica diretamente os clientes, com a falta de energia. Essa ação também traz sérios riscos de segurança para quem pratica, porque realiza uma intervenção ilegal na rede elétrica, podendo ocasionar choques elétricos e até a morte. Somente profissionais da Energisa são autorizados e capacitados para realizarem essa intervenção na rede elétrica. A população pode denunciar pelos canais da Energisa e Polícia Civil, caso perceba alguma situação suspeita”, afirma o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss.

Fonte:  SSP/SE

ACESSÃO DA "DROGA DO SEXO" DEIXA POLÍCIA EM ALERTA.


A metanfetamina é conhecida como a "droga do sexo" por potencializar a excitação. Sua crescente popularização no Brasil, especialmente nos últimos quatro anos, está diretamente ligada ao fenômeno do "chemsex", festas de sexo movidas a drogas. Não por acaso, seu público-alvo são jovens de classe média e alta.

O repórter do UOL, Tiago Dias, conta que os relatos são de pessoas que estão transando e não percebem quando o dia virou. Elas reservam quartos de hotéis, fecham janelas e se "esquecem do mundo".

"A pessoa está ali, se sentindo como uma máquina sexual, um prazer extremo, e em um delírio de que aquilo ali é uma coisa muito única."

"O efeito é muito parecido com a cocaína, mas muito mais potente e duradouro", relata Tiago. A droga age na liberação de dopamina, serotonina e noradrenalina, provocando aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de causar uma euforia extrema e sensação de autoconfiança.

"E isso vai causando danos dentro do cérebro. Você adquire uma dependência muito forte ao usar duas ou três vezes", conta..

Ao contrário de outras drogas comercializadas na rua, a "tina", como é chamada por alguns usuários, é negociada principalmente nas redes sociais, em aplicativos de encontros.

"Teve um caso que acabou não saindo nenhuma matéria. Uma mãe descobriu que o filho estava usando. Ele trabalhava com OnlyFans, produzindo vídeos de sexo, e ela foi descobrindo vendo o comportamento dele. Ele quebrou a casa inteira, ameaçou bater nela e ela não entendia o que estava acontecendo, porque ele não tinha nenhum histórico com outra droga nem nada", conta Tiago.

A droga está no radar da Polícia Federal, que vê um aumento expressivo no volume de apreensões. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, os casos começaram a ser registrados em 2013. A partir de 2020, a PF passou a registrar a droga por quilo, chegando em pó e cristais. Antes, ela era encontrada apenas em comprimidos. Desde então, o recorde de apreensões foi registrado em 2023, com um total que soma quase 74 kg.

Em julho deste ano, uma operação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico de São Paulo encontrou 1,9 kg da droga em um apartamento de luxo no bairro da Aclimação, região central da capital. Foi um recorde que ligou um alerta na polícia do estado.

Na entrevista, os repórteres falam sobre os detalhes da operação. A droga estava em formato de cristais que podem ser liquefeitos ou esmagados para virar pó e serem consumidos.

A investigação trouxe à tona um esquema internacional de tráfico envolvendo a China como fonte da droga. Seis pessoas foram presas na operação - quatro homens chineses e duas mulheres brasileiras.

"A polícia começou a mapear e entender que em torno deles tem um esquema: a droga vem da China e esse grupo distribui em São Paulo", conta Mateus Araújo.

Além do aumento na apreensão, há também uma mudança em relação à origem da droga que chega ao Brasil. Segundo o delegado Rodrigo Weber de Jesus, chefe da PF no Aeroporto de Guarulhos, "antigamente a gente tinha ocorrências mais ligadas à Europa. Hoje em dia, os últimos casos de apreensão estão mais ligados à América do Norte ou América Central".

Fonte:  Portal UOL (Mateus Araújo e Tiago Dias)

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

AÇÃO INTEGRADA DA POLÍCIA CIVIL E DO 2º BATALHÃO PRENDE INVESTIGADO POR TRÁFICO DE DROGAS E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO EM MALHADA DOS BOIS.


A Delegacia de Malhada dos Bois e o 2º Batalhão de Polícia Militar flagraram uma dupla suspeita por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico no final da manhã desta quinta-feira, 3, nas proximidades do povoado Cruz das Donzelas, município de Malhada dos Bois. Durante a ação, foi apreendida maconha.

De acordo com o que foi apurado, os suspeitos foram de Aracaju até Própria, objetivando adquirir drogas para a revenda. Quando retornavam à capital, as polícias foram informadas sobre dois suspeitos de tráfico, que estariam se aproximando de Malhada dos Bois, num veículo modelo Classic.

Nas proximidades do Povoado Cruz das Donzelas, os policiais civis e militares conseguiram interceptar o automóvel e realizaram a revista pessoal e veicular. Durante a abordagem, um dos envolvidos tentou se desvencilhar da droga trazida, jogando-a no mato, porém os policiais resgataram o material, constatando que tratava-se de, aproximadamente, um quilo de maconha.

Os suspeitos e o entorpecente foram conduzidos à Delegacia de Malhada dos Bois, para lavratura dos procedimentos cabíveis. O caso está à disposição da Justiça.

Fonte:  SSP.SE

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE HOMEM EM POSSE DE QUASE 4 QUILOS DE ENTORPECENTES NO BAIRRO GETIMANA. EM ARACAJU.


Na tarde dessa quarta-feira, 2, policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) efetuaram a prisão de um homem suspeito por tráfico de drogas ilícitas. A ação ocorreu no Bairro Getimana na capital.

Os militares realizavam patrulhamento quando foram informados sobre a existência de comercialização ilegal de drogas em via pública. Ao chegar no local, várias pessoa correram ao perceber a presença da viatura policial, sendo que um homem tentou fugir para o interior de uma residência arremessando uma mochila infantil ao chão. 

Momentos depois, a equipe alcançou o suspeito e verificou que dentro da mochila continha cerca de 3,8 kg de entorpecentes, sendo 2,7 kg de substância semelhante à maconha, 1,1 kg de cocaína, além de 50 munições de calibre .40, sete ampolas de epinefrina usada geralmente no processamento de cocaína. Aparelhos celulares e quatro balanças de precisão também foram encontradas pelos policiais. 

Após confessar o ato ilícito, o suspeito e todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia.

Fonte:  PMSE

GETAM PRENDE SUSPEITO DE POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS NA CAPITAL.


Policiais do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) prenderam um homem por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas ilícitas. O fato ocorreu na última quarta-feira, 2, no Bairro Porto Dantas em Aracaju.

Durante patrulhamento, os militares receberam informações sobre um homem que seria foragido da justiça e estaria escondido em uma área de mata no Loteamento Coqueiral. 

Logo em seguida, a equipe iniciou buscas na região. Momentos depois, o suspeito foi localizado em um barraco no manguezal.

Após consultas, os policiais perceberam que o suspeito possuía um matado de prisão em aberto. Indagado sobre o que possuía no interior do barraco onde estava escondido, o suspeito confessou que possuía uma pistola calibre .380 com 19 munições intactas. 

Já no interior do barraco, os militares também encontraram quantidades de drogas, uma balança de precisão e embalagens plásticas.

Em virtude do flagrante, o suspeito e todo material apreendido foi encaminhado à Delegacia para adoção das medidas legais pertinentes.

Fonte:  PMSE

APÓS GRAVE DENUNCIA DE ASSÉDIO ELEITORAL, MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EXPEDE RECOMENDAÇÃO À MARATÁ.


O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) expediu, nesta quinta-feira (3), recomendação à empresa JAV Indústria de Alimentos Ltda, conhecida como Maratá, após denúncia da possível prática de assédio eleitoral, no município de Lagarto, no Centro-Sul sergipano.

A denúncia relata a ação de gerentes e supervisores da empresa para influenciar os funcionários a votarem em determinada candidata à Prefeitura Municipal, com distribuição de material de campanha no ambiente de trabalho, oferta de bonificação salarial e a distribuição de uma lista que deveria ser assinada por funcionários que votassem na candidata indicada.

Com base em vasto material, que inclui fotos, vídeos e mensagens em grupos de redes sociais, o MPT-SE expediu a recomendação para garantir o voto livre dos trabalhadores e trabalhadoras. No documento, o procurador do Trabalho Vanderlei Avelino, que atua na Procuradoria do Trabalho do Município de Itabaiana, recomenda que a empresa Maratá garanta, aos seus funcionários, o direito fundamental à livre orientação política e à liberdade de filiação partidária, na qual se insere o direito de votar e ser votado. Além disso, a empresa não deve discriminar ou perseguir os trabalhadores, independentemente da sua convicção política, com ameaças de perda de emprego, alteração no local da atividade, determinação do uso de uniformes ou vestimentas com dizeres a favor ou contrários a qualquer candidato.

Os funcionários também não podem ser obrigados a utilizar qualquer material de divulgação eleitoral e os empregadores jamais devem se utilizar do seu poder hierárquico para convocar trabalhadores a comparecerem em reuniões ou atos de campanha em favor ou desfavor de determinados candidatos e nem impedir o livre exercício de voto.

Texto e foto: ascom MPT/SE

SAIBA ONDE VOCÊ IRÁ VOTAR: O BLOG ESPAÇO MILITAR ORIENTA VOCÊ.


O blog Espaço Militar orienta o eleitor sergipano onde ele irá votar.

Para isso, basta clicar no link abaixo e preencher os dados solicitados:

https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/atendimento-eleitor/onde-votar

Matéria do blog Espaço Militar

MORRE O JORNALISTA CID MOREIRA AOS 97 ANOS.


O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis (RJ), informa a RECORD NEWS. A causa do óbito ainda não foi divulgada.

Nascido em Taubaté (SP), Cid Moreira deu início à sua trajetória profissional aos 15 anos, quando começou a trabalhar como contador na rádio Difusora da cidade. Sua voz marcante e de timbre grave chamou a atenção, levando-o a ser convidado para atuar como locutor pouco tempo depois.

Formado em contabilidade, em 1947, mudou-se para a capital paulista e foi trabalhar na rádio Bandeirantes. Naquele período, também atuou como locutor oficial na campanha política de Ademar de Barros, um dos proprietários da emissora.

Em 1951, Cid foi contratado pela rádio Mayrink Veiga, permanecendo por 12 anos e consolidando-se como uma das principais vozes do rádio brasileiro.

Durante esse período, também trabalhou em produções cinematográficas, narrando documentários e atuando em filmes, como Angu de Caroço (1955) e Traficantes do Crime (1958). Sua voz tornou-se icônica nos jornais de cinema, que eram exibidos por todo o país.

Em 1969, Cid Moreira alcançou projeção nacional ao se tornar âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo, programa que apresentaria por quase três décadas, até 1996. Ele dividiu a bancada com Hilton Gomes na estreia do jornal e, em sua última edição, esteve ao lado de Sérgio Chapelin.

Além de seu trabalho no jornalismo, Cid Moreira ficou famoso por narrar a versão em áudio da Bíblia, gravada em 2001.

Ao longo de seus 70 anos de carreira, Cid publicou o livro Boa Noite, cujo título homenageia sua saudação característica ao final de cada edição do jornal que apresentava.

Foto:  Tiago Queiroz

Fonte:  Portal R7

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASPRA/SE REBATEM NOTA DO SINPOL/SE QUE ALEGA QUE CONDUTA DA POLÍCIA MILITAR PARA COM POLICIAIS CIVIS NO INTERIOR, FOI ARBITRÁRIA, E ESCLARECEM A REALIDADE DOS FATOS.


O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) vêm rebater a nota emitida pelo SINPOL/SE (Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe), que afirmou que a conduta da Polícia Militar para com policiais civis no interior foi arbitrária, conforme link a seguir: https://www.faxaju.com.br/policia/sindicato-dos-policiais-civis-de-sergipe-denuncia-conduta-arbitraria-da-policia-militar-no-interior-do-estado/

Lamentavelmente querem imputar aos policiais militares uma atitude arbitrária, fato que não é realidade, pois agiram por determinação da Delegacia Geral da Polícia Civil, simplesmente cumprindo a ordem emanada.

Importante salientar que os policiais civis em momento algum foram algemados ou transportados nas viaturas da PMSE, e sim, foram acompanhados à sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, conforme determinado, não sendo algemados, o deslocamento foi feito no carro em que os policiais civis estavam, o qual era locado e a entidade responsável pela locação desconhecida, tendo sendo somente entregue aos policiais militares os armamentos que estavam e que eram pertencentes à SSP/SE, permanecendo alguns dos policiais civis com suas armas pessoais.

Portanto, em momento algum os policiais militares agiram de forma arbitrária como tenta passar o SINPOL/SE, pois os mesmos estavam tão somente cumprindo a ordem emanada da Superintendência da Polícia Civil, o que foi cumprido, sem qualquer exacerbação.

Agora tentar imputar uma conduta irregular aos policiais militares que meramente cumpriram o que lhes fora determinado pela Delegacia Geral da Polícia Civil, não será aceito e nos manteremos atentos para colocar a realidade dos fatos, até porque, se os policiais militares não cumprissem a tal determinação que fora passada, certamente estariam respondendo por prevaricação.

ESPERA-SE QUE A SSP/ SE POSSA EMITIR UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O FATO, PARA QUE NÃO PAIRE DÚVIDAS ACERCA DA ATUAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES NA OCORRÊNCIA, QUE MERAMENTE CUMPRIRAM A ORDEM EMANADA.

O blog Espaço Militar está à disposição dos policiais militares que quiserem se manifestar acerca do fato, garantindo este blog o total sigilo da fonte, como sempre o fez, para que não venham sofrer represálias.

Blog Espaço Militar e ASPRA/SE

POLÍCIA FEDERAL DESARTICULA ESQUEMA DE COMPRA DE VOTOS EM LAGARTO.


Agentes da Polícia Federal estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (3) em uma operação para desarticular um suposto esquema de compra de votos para as Eleições municipais 2024 no município de Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe.

De acordo com a PF, um mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça Eleitoral foi cumprido na residência de um investigado na zona rural da cidade.

"Foram encontradas listas contendo nomes de diversos eleitores, indicando a organização do esquema de compra de votos", informou a Polícia Federal, que nomemou a Operação como Listagem.

O nome do alvo da operação bem como de eventuais candidatos ligados a ele foram mantidos em sigilo pela PF.

A Ação foi requisitada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que recebeu denúncias de populares sobre as supostas movimentações suspeitas de compra de votos em um povoado lagartense, conforme detalhou a PF.

Fonte:  F5 News

SAIBA O QUE É PERMITIDO E O QUE NÃO É PERMITIDO NO DIA DA ELEIÇÃO.


O primeiro turno das Eleições 2024 é no próximo domingo, 6 de outubro. Mas você sabe o que eleitores e candidatos podem ou não podem fazer no dia da votação? Fique ligado para seguir todas as regras e contribuir para a realização de uma eleição tranquila e justa.

A legislação eleitoral estabelece regras que devem ser observadas nos dias de votação. O descumprimento dessas regras pode levar uma pessoa a ser multada e até mesmo sofrer outras penalidades.

Manifestação de preferência

PODE

A manifestação individual e silenciosa da preferência da eleitora ou do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação. Podem ser utilizadas bandeiras, camisas, botons ou adesivos.

NÃO PODE

A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda de candidato, partido, coligação ou federação, de modo a caracterizar manifestação coletiva.  

Celular

PODE

Utilizar o celular para localizar a seção eleitoral, justificar ausência às urnas e mostrar o e-Título para se identificar aos mesários (nesse caso, somente se o eleitor já tiver cadastrado a biometria e sua foto aparecer no app).

NÃO PODE

Levar o celular ou outros instrumentos de gravação de imagem e som, que possam comprometer o sigilo do voto, para a cabine de votação.  Esses equipamentos devem ser deixados em local indicado pelos mesários.

Armas e munições

É proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por colecionadores, atiradores e caçadores, nas 24 horas que antecedem o pleito, no dia da eleição e nas 24 horas posteriores. O descumprimento dessa norma acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma.

O porte de armas a menos de 100 metros da seção eleitoral só será permitido aos integrantes de forças de segurança quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente, exceto nos estabelecimentos penais e unidades de internação.

Crimes eleitorais

É considerado crime no dia da eleição, punível com detenção de seis meses até um ano e multa:   

- uso de autofalantes e amplificadores de som;

- realizar comício ou carreata;

- propaganda “boca de urna”: atuação junto a eleitores que se dirigem à seção eleitoral, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido;

- divulgar propaganda de partido ou candidato;

- publicar novos conteúdos nas redes sociais ou impulsionar publicações.

Eleitoras e eleitores que presenciarem qualquer irregularidade no dia das eleições podem fazer uma denúncia pelo aplicativo Pardal.

Fonte:  TRE;MG

COMPANHIA FAZENDÁRIA E SEFAZ FLAGRAM CARGA DE FARINHA DE TRIGO SENDO TRANSPORTADA SEM NOTA FISCAL EM ITABAIANA.


Na última segunda-feira, dia 30, por volta das 10h30, policiais militares da Companhia Fazendária, em conjunto com auditores da SEFAZ, realizaram abordagem a um caminhão transportando carga de farinha de trigo sem nota fiscal, em Itabaiana.

Foi confeccionado o auto de infração no local e após o devido pagamento ao fisco estadual, houve a liberação da mercadoria no local.

Matéria do blog Espaço Militar

OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA CIVIL EM ITABAIANA E LAGARTO PRENDE TRÊS PESSOAS EM FLAGRANTE E APREENDE CERCA DE 7 QUILOS DE DROGAS.


Policiais civis da Divisão de Narcóticos e Entorpecentes da Delegacia Regional de Itabaiana, em conjunto com a Delegacia Regional de Lagarto, deflagraram uma operação que resultou na prisão de três pessoas em flagrante e na apreensão de cerca de 7kg de drogas como maconha, crack e cocaína, além disso munições também foram apreendidas. A operação aconteceu nessa terça-feira, 1º, nos municípios de Itabaiana e Lagarto.

De acordo com as informações policiais, a ação se iniciou na Praça João Pessoa, que fica no centro da cidade de Itabaiana, onde uma mulher foi abordada pelas equipes. Com ela, foram encontrados diversos tabletes de maconha que seriam entregues para uma outra pessoa. 

Em seguida, os policiais se dirigiram para a cidade de Lagarto, que com o apoio da Delegacia Regional do município, foram até dois pontos que seriam os responsáveis por repassar e armazenar o material entorpecente. No local, a polícia encontrou mais entorpecentes entre eles maconha, cocaína e crack, além de balanças de precisão e munições de arma calibre.38. Outras duas mulheres também foram presas em flagrante.

Todas as três mulheres presas em flagrante foram conduzidas à Delegacia Regional de Itabaiana, onde as medidas cabíveis foram tomadas.

Fonte:  SSP/SE

POLÍCIA APREENDE 24 QUILOS DE COCAÍNA EM OPERAÇÃO REALIZADA EM PROPRIÁ.


Na tarde desta quarta-feira, 2 de outubro, uma operação conjunta entre policiais do Departamento de Investigação de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia Regional de Propriá resultou na apreensão de 24 kg de substância semelhante à cocaína. A droga foi encontrada em uma residência localizada na cidade de Propriá, em Sergipe, que, segundo as investigações, já era suspeita de ser utilizada como ponto de armazenamento de entorpecentes.

As autoridades se deslocaram até a cidade e, com o apoio de policiais da Delegacia Regional, deram início às diligências para localizar o imóvel. Após encontrá-lo, os agentes iniciaram uma vigilância no local. Em determinado momento, com a diminuição da movimentação ao redor da casa, os policiais se aproximaram e conseguiram visualizar, do lado de fora, tabletes azuis com substância análoga à cocaína.

Diante da situação, os agentes entraram na residência e confirmaram as suspeitas. Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Narcóticos, onde foi registrado o procedimento legal. A carga apreendida tem valor de mercado estimado entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.

As investigações continuarão com o objetivo de identificar quem alugou a casa, o verdadeiro dono da droga, além de eventuais envolvidos com o tráfico. A polícia busca esclarecer toda a cadeia de responsáveis por essa carga significativa de entorpecentes, reforçando o combate ao tráfico na região.

Fonte:  SSP/SE

CORPO DE BOMBEIROS DE SERGIPE REALIZA SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO AO DIA DO VETERANO.






Um dia de reencontros, abraços e muita emoção. Assim foi a solenidade que reuniu veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), na manhã desta quarta-feira (2), no Quartel Central, em Aracaju. O evento foi marcado ainda pelo lançamento do Hino do Bombeiro Veterano de Sergipe, com letra e música do sargento Rubenslandy Nunes. A comemoração aconteceu pela passagem do “Dia Estadual do Veterano Militar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe”, instituído por meio da Lei nº 8.748, em 2022.

“É com muita honra e satisfação que recebemos para uma merecida homenagem esses veteranos que tanto se dedicaram e que construíram a nossa corporação. Que cuidaram e protegeram tão bem a sociedade sergipana e passaram o bastão para que nós, que estamos na ativa, pudéssemos dar continuidade a essa nobre missão. A nossa gratidão a todos, em nome do sargento Manoel Messias, que aos 93 anos é o mais antigo bombeiro presente hoje aqui”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

O coronel Josué Costa falou representando os veteranos. “É uma alegria estar aqui entre os que me antecederam e aqueles que já estão me sucedendo. É muito gratificante saber que a corporação não estagnou. Como um rio de águas correntes, ela continuou seu percurso sempre se renovando, melhorando a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Tanto pelo nível profissional dos nossos combatentes, como pelo senso de humanidade que observamos quando chegamos aqui. A carreira militar é composta de altos e baixos, mas depois de 30 anos a gente pode assegurar com muita convicção que os momentos de alegria foram maiores que os de tristeza”, falou o bombeiro, lembrando ainda de quatro integrantes da família que o antecederam na instituição

O evento foi realizado pelo Núcleo de Saúde Ocupacional do Corpo de Bombeiros e foi encerrado com um almoço. “Hoje estamos comemorando o nosso segundo evento em homenagem aos veteranos, que denominamos de Bombeiros para Sempre. Para relembrar que vocês continuam fazendo história nessa corporação que completa 104 anos. Sintam-se abraçados e homenageados”, disse a coordenadora do NSO, capitã Rosângela Gomes.

Fonte:  CBMSE

JUSTIÇA MILITAR ABSOLVE POLICIAL MILITAR ACUSADO DE PARTICIPAR DE DESVIO DE COMBUSTÍVEL DE CARROS DA POLÍCIA MILITAR EM SERGIPE.


O sargento acusado de envolvimento em um esquema que utilizava cartões para abastecer viaturas da Polícia Militar foi absolvido por unanimidade pela Justiça nesta terça-feira ( 2). O julgamento aconteceu no auditório da 6ª Vara Criminal Militar, em Aracaju.

A defesa afirmou que o sargento foi injustiçado ao ser acusado de participação no caso que foi revelado em 2018, depois de uma denúncia anônima. Na época, o réu chegou a ficar preso durante oito meses e cumpriu medidas cautelares.

De acordo com o processo apresentado pelo Ministério Público, o valor do prejuízo é de R$ 56.720 mil. O representante do MP ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte:  Portal G1 SE

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

YANDRA ESCLARECE ACUSAÇÕES DE COMPRA DE VOTOS E REAFIRMA COMPROMISSO DE ELEIÇÃO LIMPA.


A candidata Yandra vem a público esclarecer os fatos divulgados nesta terça-feira, que envolvem a suspeita de compra de votos em nome de sua campanha. Reafirmamos que Yandra sempre defendeu uma eleição limpa e transparente, em total conformidade com a legislação eleitoral.

Nossos adversários desesperados com o crescimento de nossa candidatura rumo ao 2º Turno passam nessa reta final a fazer acusações falsas e espalhar fake news, tentando atribuir a mim a suspeita de um ato isolado de um apoiador.

É importante destacar que Yandra conta com o apoio de mais de 160 candidatos a vereador, e que o ato isolado envolvendo um único candidato não representa a coligação, tampouco reflete a conduta ética e transparente que norteia nossa campanha.

Nossos adversários, desesperados com o crescimento de nossa candidatura rumo ao 2º Turno, passaram, nesta reta final, a fazer acusações falsas e espalhar fake news. Tentam, assim, atribuir à candidata a responsabilidade de um suposto ato isolado de um apoiador.

Todos os candidatos a vereador possuem material de campanha que inclui a imagem de Yandra, o que é comum nas eleições proporcionais. Entretanto, Yandra não possui qualquer participação, conhecimento ou reponsabilidade sobre esse ocorrido.

Reiteramos nosso compromisso com a verdade e com a soberania da vontade popular, como sempre agiu em sua vida. Yandra seguirá sua campanha de maneira íntegra, confiando no discernimento dos cidadãos para escolherem seus representantes de forma livre e consciente.

Fonte:  Imprensa 24 Horas

SUSPEITO DE COMPRA DE VOTO É DETIDO EM ARACAJU COM DINHEIRO E SANTINHOS.


Após denúncia realizada por moradores do bairro Santos Dumont, a Polícia Militar deteve na noite desta terça-feira (1º) um indivíduo suspeito de estar comprando votos no entorno da praça Ulisses Guimarães.

De acordo com relatos de populares que acompanharam a ação policial, o suspeito estava com cerca de R$ 10 mil em dinheiro – nos bolsos e dentro de uma caixa – e santinhos da candidata Yandra Moura e Saulinho Produções no carro que utilizava para percorrer a comunidade.

O indivíduo foi detido pela polícia na esquina de uma mercearia do bairro, tendo à sua volta um aglomerado de pessoas. Questionado pelos policiais sobre a procedência do dinheiro, o suspeito teria demonstrado nervosismo e não soube indicar a origem.

Os moradores relataram ainda que os santinhos eram “casados” entre  a candidata Yandra e o candidato a vereador Saulinho Produções, do Podemos, de acordo com relatos de alguns populares presentes, essa situação está ocorrendo em toda a Zona Norte.

Segundo os dados da Justiça Eleitoral, o candidato Saulinho Produções não declarou o recebimento de nenhum valor em dinheiro até o momento, sequer para a confecção de material de campanha, o que sugere que os santinhos apreendidos foram pagos pela campanha de Yandra.

O Imprensa 24h entrou em contato com a SSP, que confirmou o ocorrido, mas informou que o caso foi encaminhado à Polícia Federal, sendo esta a única responsável por se manifestar sobre o assunto.

Fonte:  Imprensa 24 Horas

DESVIO DE COMBUSTÍVEL NA PMSE: JULGAMENTO DE POLICIAL MILITAR ACONTECE NA 6ª VARA CRIMINAL DE ARACAJU (JUSTIÇA MILITAR).


Teve início na manhã desta quarta-feira, 2, na 6ª Vara Criminal de Aracaju, do Fórum Gumersindo Bessa, o julgamento de um Sargento PM. Ele é acusado de participar de um esquema ligado a um suposto desvio de combustível usado nas viaturas da Polícia Militar de Sergipe. O caso veio à tona em 2018 após uma denúncia anônima.

Em depoimento à Justiça, em agosto de 2018, uma frentista informou que havia um esquema de “troca de moedas” no posto de combustíveis em que policiais militares abasteciam viaturas policiais de maneira irregular. De acordo com o relato, o suposto esquema funcionou de um ano e meio a dois anos, da seguinte forma: os militares iam ao posto com o ‘valecard’ para, supostamente, abastecer o veículo.

No entanto, conforme relatos da testemunha, o valor era debitado do cartão e o militar recebia a quantia em dinheiro, mas sem colocar uma gota de combustível no tanque. A testemunha confirmou o envolvimento de uma funcionária do posto, que atuava como operadora de caixa, e recebia um percentual pela participação no suposto esquema.

O advogado Aloísio Vasconcelos, que atua na defesa do militar, nega todas as acusações. Segundo ele, durante o processo cerca de 16 pessoas foram ouvidas e afirmaram não reconhecer ou presenciar qualquer ato que ligasse o militar a esse suposto esquema.

O advogado explica ainda que o sargento nunca esteve envolvido em tratativas ilegais. “É importante destacar que, na época, a função do sargento era puramente técnica. Ele não tinha acesso a computadores, nem participava do cadastramento de viaturas. Sua responsabilidade era apenas receber viaturas danificadas e levá-las para as oficinas”, explica.

Ainda de acordo com o advogado, o julgamento será conduzido por quatro juízes militares e um juiz de direito, e terá duração estimada de cinco a dez horas. “O Ministério Público falará por três horas, seguido pela defesa por mais três. Haverá ainda a possibilidade de réplica e tréplica, mas não sabemos se o MP fará uso desse recurso. A defesa está tranquila e confiante, considerando as inúmeras contradições que surgiram no processo. Vale ressaltar que não há qualquer prova pericial que aponte enriquecimento ilícito por parte do sargento ou de sua família. Essas informações precisam ser consideradas para que a verdade prevaleça.”, informou.

Fonte:  Infonet (João Paulo Schneider)

CARRO ATRAVESSA AVENIDA, PASSA POR CIMA DE CANTEIRO, BATE EM POSTE E DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM ARACAJU.


Um acidente registrado na manhã desta quarta-feira (02) deixou duas pessoas feridas após um carro bater na Rua Dermeval Carvalho, em Aracaju. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

De acordo com informações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), o veículo seguia pela Dermeval Carvalho, sentido norte-sul, quando atravessou a Avenida Tancredo Neves, passando por cima do canteiro central, e se chocou contra o poste.

De acordo com a Energisa, este ano já foram feitos mais de 160 registros de acidentes envolvendo postes nos 63 municípios de concessão da distribuidora. Aracaju lidera o ranking das ocorrências com registros.

Foto: Ascom/Energisa

Fonte:  Faxaju

HOMEM É PRESO PELO GETAM DO 7º BATALHÃO ACUSADO DE AGREDIR A PRÓPRIA MÃE EM LAGARTO.


Policiais do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) efetuaram a prisão de um homem por violência doméstica. O fato ocorreu nessa terça-feira (1º) no Bairro Loiola, município de Lagarto.

A equipe realizava patrulhamento quando foi informada por meio do Ciosp sobre um caso de agressão física em uma residência. Chegando ao local, os militares foram informados pela vítima, que seu filho teria deferido um tapa em seu rosto ocasionando uma queda ao chão.

Diante da informação, os policiais iniciaram buscas na região. Momentos depois, o suspeito foi localizado em via pública com sinais de embriaguez.

Após indagações dos militares sobre o motivo da agressão física contra sua própria mãe, o homem não soube responder, porém, confirmou o ato ilícito.

Em virtude da situação, as partes foram conduzidas à Delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Fonte:  PMSE

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO CRISTÓVÃO.


Policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 2, na região central do município de São Cristóvão.

Durante patrulhamento, os militares receberam informações sobre um homem em atitude suspeita encostado em um muro no centro da cidade. Os policiais se deslocaram até o local e identificaram o suspeito.

Ao perceber a aproximação da viatura policial, o homem tentou ajustar o casaco como se estivesse escondendo algum objeto. Após busca pessoal, a equipe encontrou na cintura do suspeito um revólver calibre .38 com numeração ilegível contendo seis munições intactas.

O homem confessou aos policiais que estaria realizando a segurança de algumas lojas do centro comercial da cidade. Diante do flagrante, o caso foi encaminhado à Delegacia.

Fonte:  PMSE

À ESPERA DOS BICHOS NAS ELEIÇÕES.


A proximidade das eleições está deixando muitos eleitores desesperados. É que os prometidos “animais” ainda não chegaram em suas casas. Tem eleitor, inclusive, torcendo para receber um valorizado “Lobo-guará”, canino azulado que a maioria da população ainda não conhece pessoalmente. A quem está aguardando a famosa mala preta, aqui vai um aviso: a Polícia Federal está de butuca ligada para botar as mãos nos candidatos corruptos e nos eleitores que trocam os votos pelos animai$ muito bem-criados pela Casa da Moeda. Arre égua!

Fonte:  blog do jornalista Adiberto de Souza

OPERAÇÃO PURO SANGUE: SINPOL/SE VISITA DAGV E DHPP PARA APURAR PRESENÇA DE SERVIDORES NÃO AUTORIZADOS.


O Sindicatos dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) deu início, na manhã desta segunda-feira (30), a mais uma etapa da Operação Puro Sangue. O objetivo é identificar os servidores que atuam nas Delegacias de Polícia Civil em Sergipe, buscando coibir a presença de pessoas alheias à função policial. Nesta fase, foram visitados o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Durante a operação, membros da diretoria do Sinpol/SE percorreram todas as salas das delegacias, realizando um levantamento dos servidores no local. Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, há indícios de que estagiários, servidores comissionados de prefeituras e agentes de outras forças de segurança estariam sendo desviados de suas funções, desempenhando atividades que, por lei, deveriam ser realizadas exclusivamente pelos oficiais investigadores de polícia. 

“As delegacias são locais sensíveis e perigosos, onde somente os oficiais investigadores de polícia e outros servidores diretamente ligados ao trabalho investigativo devem atuar. Essa operação não é uma caça às bruxas ou uma perseguição, mas sim uma busca pela valorização das nossas prerrogativas”, declarou o presidente do Sinpol/SE, Jean Rezende.

O levantamento será protocolado e entregue ao Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) que irá averiguar a situação.

Fonte;  SINPOL/SE

3º BATALHÃO PRENDE SUSPEITO DE AGREDIR A SOBRINHA EM ITABAIANA.


Policiais do 3º Batalhão prenderam um homem suspeito de agredir a própria sobrinha, nesta terça-feira (1º), em Itabaiana.

A equipe do 3º BPM foi acionada por uma mulher que relatou ter sido agredida com um tapa no rosto ocasionado pelo seu próprio tio, após uma discursão.

Familiares da vítima afirmaram ter presenciado uma briga entre o tio e a sobrinha, e que o homem realmente havia agredido a vítima fisicamente.

Diante dos relatos, a vítima recebeu o apoio necessário, o suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia local para adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Fonte:  PMSE

HEMOSE PRECISA DE DOAÇÃO PARA REPOSIÇÃO DE ESTOQUES DE TODOS OS GRUPOS SANGUINEOS. SITUAÇÃO É CRÍTICA.


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informou nesta terça-feira ( 1º) que está com os estoques críticos dos sangues: O, A, B e AB, positivo e negativo devido ao aumento da demanda da rede hospitalar e a redução das doações de sangue e pede apoio da população para aumentar a doação de sangue na unidade.

De acordo com dados do sistema Hemofaces, em setembro o Hemose registrou 3.247 atendimentos, totalizando 2.482 doações de sangue, o que representa uma média de 118 doações ao dia, incluindo as coletas externas realizadas em Estância (Unit), São Cristóvão (UFS) e Ribeirópolis, Secretaria Municipal de Saúde. Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber, pelo menos, 120 doações por dia.

Como doar

De acordo com o Hemose, para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado, portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O homem pode doar sangue no intervalo de 60 dias e a mulher, no intervalo de 90 dias.

O Hemocentro de Sergipe fica localizado na Rua Quinze, SN, Bairro Capucho, em Aracaju e funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser passadas através do telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte:  Portal G1 SE

POLÍCIA CIVIL DE LAGARTO RECUPERA 18 CELUALRES FURTADOS OU ROUBADOS NO MUNICÍPIO.



A Polícia Civil, por meio da 2ª Divisão da Delegacia Regional de Lagarto, divulgou nesta terça-feira, 1º, o resultado da operação desencadeada durante todo o mês de setembro, com o objetivo de apreender celulares furtados e roubados no município lagartense nos últimos seis meses. Até o momento, foram recuperados 18 aparelhos telefônicos, localizados, inclusive, em outras cidades sergipanas e até mesmo fora do estado.

De acordo com o delegado José Janiel, responsável pela operação, nos últimos seis meses foram feitos minuciosos trabalhos de localização dos aparelhos através de diversas diligências policiais, realizadas em diferentes regiões do estado e até fora de Sergipe. Além disso, grande parte desses itens já estava com terceiros, que vão responder pelo crime de receptação.

A Polícia Civil de Lagarto segue atuando, para localizar e trazer para Sergipe alguns aparelhos roubados ou furtados, que ainda se encontram fora do estado e responsabilizar envolvidos nos crimes de roubo, furto ou receptação dos telefones.  

O delegado cita que, no ato da compra, é importante que a população busque informações sobre o produto que está adquirindo. “Essa medida tem como objetivo principal coibir a prática de roubos, furtos e a receptação de produtos oriundos de crimes. A população deve estar ciente de que adquirir produtos de origem ilícita, como celulares roubados ou furtados, é crime, conforme prevê a legislação penal. É essencial que as pessoas verifiquem a procedência de qualquer aparelho que adquira”, informou.

Os legítimos donos dos celulares recuperados serão contatados pela Polícia Civil, para que seja feita a devolução dos itens. A PC reitera a importância da população registrar o Boletim de Ocorrência, nos casos de delitos, e denunciar crimes através do Disque-Denúncia (181). O sigilo do (a) denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE

5º BATALHÃO PRENDE HOMEM ACUSADO DE LESÃO CORPORAL EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.


Policiais do 5° Batalhão prenderam um homem suspeito da prática de lesão corporal, nesta terça-feira (1º), no Conjunto Fernando Collor em Nossa Senhora do Socorro.

A equipe do 5º BPM foi acionada por um homem que relatou ter sido vítima de ameaça e difamação.

A vítima relatou que ao sair um estabelecimento comercial foi surpreendida por palavras ofensivas expressadas por um homem desconhecido por ela. Além disso, o suspeito chegou a deslocar-se até a sua própria residência e voltar a ameaçar a vítima com o uso de uma arma branca.

Após diligência e com o apoio de mais uma equipe, os policiais conseguiram deter o suspeito, que inicialmente demonstrou resistência e negou-se a entregar-se.

O caso foi levado à Delegacia local par adoção dos procedimentos cabíveis ao caso.

Fonte:  PMSE

MILITARES DO BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PREDEM HOMEM COM 142 PAPELOTES DE DROGAS EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.


Na tarde dessa segunda-feira (30), policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) efetuaram a prisão de um homem suspeito por traficar 142 papelotes de drogas. O fato ocorreu no Conjunto Parque dos Faróis, município de Nossa Senhora do Socorro.

Os militares realizavam patrulhamento, quando perceberam três homens em atitude suspeita em frente a uma escola. Após busca pessoal, foram encontrados 10 papelotes contendo substância semelhante ao crack, além de 15 papelotes de material análogo à maconha.

Ao ser questionado sobre a origem dos entorpecentes, o suspeito confirmou a comercialização de drogas ilícitas e afirmou que em sua residência existiam mais quantidades separadas para venda.

Após buscas na casa do suspeito, foram encontrados mais 117 papelotes de drogas escondidas em uma bolsa vermelha, sendo 54 embalagens contendo maconha e 63 crack.

Diante do flagrante, o suspeito e todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia para adoção das medidas legais pertinentes.   

Fonte:  PMSE

QUEM ATUA PARA MANTER VALMIR DE FRANCISQUINHO FORA DO JOGO POLÍTICO?


Aqui não se trata de fazer a defesa do candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), mas de fortalecer a defesa do Estado Democrático de Direito! Desde 2022, na eleição estadual, Valmir liderou todo o processo político, chegando a ter mais de 450 mil votos que foram como “nulos” graças ao indeferimento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. “Coincidentemente”, poucos dias depois do 1º turno, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu sua própria decisão e devolveu sua elegibilidade.

Analisando friamente o resultado daquele turno, não fosse aquele “rápido impedimento”, Valmir e o senador Rogério Carvalho (PT) teriam seguido para o embate direto em um segundo turno. O hoje governador Fábio Mitidieri (PSD) teria ficado em terceiro lugar e findou sendo beneficiado, “virando o jogo” contra Rogério sob circunstâncias políticas que este colunista já externou em outras publicações. Mas, mesmo após o fim daquele pleito, “estranhamente” há sempre a impressão que existe uma “SOMBRA” tentando atrapalhar Valmir de Francisquinho.

Desde a pré-campanha, quando surgiu com intenção de disputar a eleição para prefeito de Itabaiana, Valmir liderou todos os cenários políticos na cidade, contra todos os possíveis e improváveis adversários. Agora, na última semana da campanha, sua vitória no próximo domingo (6) é dada como certa por quase a unanimidade dos líderes políticos e dos analistas políticos do Estado. Mas, ainda assim, a mesma “SOMBRA” voltou a atuar e parece ter retomado os trabalhos para tentar novamente inviabilizar o candidato do PL.

Como já “profetizou” o ex-governador Albano Franco, “Sergipe é terra de muro baixo, onde todos se conhecem” e, recentemente, às vésperas de mais uma eleição onde Valmir de Francisquinho aparece bem avaliado, “forças ocultas” começam a atuar para deixa-lo fora do jogo político! Ontem (30), na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe, graças a um pedido de vistas, Valmir não ficou prejudicado juridicamente e poderá disputar as eleições deste ano sem maiores riscos no próximo domingo, mas no “apagar das luzes”, mais uma vez a “SOMBRA” o cercava…

Este colunista enfatiza que não é advogado, assessor e nem defensor político de Valmir de Francisquinho. Em Itabaiana, inclusive, já prestou assessoria para seus adversários, mas não se pode negar os fatos: está claro e evidente, para a sociedade sergipana, que alguém trabalha incansavelmente para deixa-lo inapto de disputar, o que fere o processo democrático, o que é ruim para o processo eleitoral. A eleição tem que ser resolvida “dentro das quatro linhas”, respeitando a vontade expressada pela maioria da população. As regras existem para garantirem a equidade no pleito!

Em síntese, a cada julgamento açodado, a cada tentativa de limitar o potencial político de Valmir de Francisquinho, aumenta mais a curiosidade deste colunista: quem está atuando para mantê-lo fora do jogo? Quem não quer enfrenta-lo ou não o aceita como prefeito, governador ou exercendo qualquer outro mandato eletivo? Quem seria esta “SOMBRA” que, sempre que se aproxima uma eleição, quer atrapalhar ou brecar o crescimento do ex-prefeito de Itabaiana? Ela pode até não falar e nem se posicionar, mas ela sempre deixa “rastros” e suas “digitais”…

Veja essa!

Durante o julgamento do caso referente ao processo do matadouro de Itabaiana, justamente na semana da eleição municipal, a relatora do processo e desembargadora Iolanda Guimarães indeferiu todos os pedidos da defesa de Valmir e, ao dar sequência no processo, votou pela condenação, estabelecendo pena superior a R$ 4 milhões, além da suspensão dos direitos políticos.

E essa!

O voto foi acompanhado pelo desembargador Roberto Porto, mas coube ao também desembargador Cezário Siqueira o pedido de vistas do processo, alegando que precisa de mais tempo para analisar o caso, suspendendo o julgamento que, por enquanto, não há previsão de ser retomado.

Fonte:  Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)

GETAM DO 7º BATALHÃO PRENDE HOMEM APÓS AGREDIR FISICAMENTE ESPOSA EM LAGARTO.


Policiais do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam) do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) prenderam um suspeito de violência doméstica contra a companheira. O fato ocorreu no final da noite dessa segunda-feira, 30, no município de Lagarto.

Durante patrulhamento, a equipe visualizou a mãe da vítima muito aflita em via pública informando que sua filha estava sendo agredida fisicamente pelo companheiro. 

Ao chegar no local, a vítima confirmou as agressões que sofreu do companheiro. Diante do flagrante, o suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia.

Fonte:  PMSE

OPERAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL RESULTAM EM MAIS DE 30 PRISÕES NO FIM DE SEMANA NO INTERIOR DE SERGIPE.




Durante o último fim de semana, a Polícia Civil deflagrou diversas operações no interior sergipano objetivando o reforço do combate à criminalidade em Sergipe. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 20 decisões judiciais de busca e apreensão. Também ocorreram 15 prisões em flagrante. Drogas e armas também foram apreendidas. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 1º

De acordo com o coordenador operacional das delegacias do interior, delegado Fábio Pereira, as operações estiveram direcionadas no combate aos crimes de tráfico de drogas e homicídios, em cidades como Porto da Folha, Tobias Barreto, Nossa Senhora das Dores, Maruim e Carmópolis.

“Somente em Porto da Folha, foram cumpridas 13 buscas em Tobias Barreto, tivemos três  prisões em flagrante e duas preventivas. Em Nossa Senhora das Dores, tivemos  apreensão de drogas e prisão de traficantes. Em Maruim, a prisão de dois homicidas. Em Carmópolis, prisão em flagrante por tráfico de drogas”, especificou Fábio Pereira. 

Ainda conforme Fábio Pereira, as operações tiveram como objetivo manter baixos os índices de criminalidade no interior de Sergipe. “Coibindo a prática de crimes graves e focando, a partir de agora, no período pré-eleitoral, nos crimes eleitorais”, evidenciou.  

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. As informações podem contribuir com apurações policiais e elucidação de crimes em todo o território sergipano. O sigilo do denunciante é garantido.

Fonte:  SSP/SE